Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FX 8300 aguentará a rx 570?


Posts recomendados

Então, comprei uma RX 570 4GB e preciso de um processador para aguentar a VGA comprada, pois meu processador atual é um phenom x4 e vai dar um gargalo bem alto sem contar a perda de desempenho. Esse processador (https://www.kabum.com.br/produto/99412/processador-amd-fx-8300-black-cache-16mb-3-3ghz-4-2ghz-max-turbo-am3-sem-video-fd8300wmhksbx/?tag=fx 8300) aguentará a placa? E se não aguentar vocês tem alguma recomendação de processador para a placa? E uma duvida rápida, ele vai ser compatível com a minha placa-mãe atual e se a pinagem dela é a mesma que meu processador atual.

 

Processor: AMD Phenom(tm) II X4 955 Processor

Memory: 8 RAM

Minha placa de vídeo atual: RX 570 4GB (Modelo da MSI)

Placa-mãe: ASUS M5A78L-M PLUS/USB3

Fonte EVGA 450W, 80 Plus Bronze

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente? Eu acho que a troca não vale a pena. São cerca de 20% mais performance, mas numa placa que não é adequada para o FX. Se você tivesse uma com chipset série 900, ok. 

Eu guardaria o $$$ para fazer um upgrade da plataforma toda. Enquanto isto, aproveita para jogar com seu Phenom mesmo e joga a qualidade gráfica pra cima, aliviando um pouco o processador. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Certo cara, primeiramente obrigado pelo conselho, o que serie um chip série? Eu gostaria de trocar por causa que eu só jogo Fortnite saca? Então exige do proc. Eu nem coloquei a placa no pc ainda, só espero que rode. Tem alguma recomendação de processador pra mim? E se não for compativel com a placa-mãe você poderia mandar uma compativel também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

C

2 minutos atrás, ONE Darkness disse:

@Kleber Peters Certo cara, primeiramente obrigado pelo conselho, o que serie um chip série? Eu gostaria de trocar por causa que eu só jogo Fortnite saca? Então exige do proc. Eu nem coloquei a placa no pc ainda, só espero que rode. Tem alguma recomendação de processador pra mim? E se não for compativel com a placa-mãe você poderia mandar uma compativel também?

Chipset, falando a grosso modo, é o que determina as características de uma placa-mãe. Uma placa-mãe de determinado soquete, seja qual for este soquete, possui desde o chipset de entrada até os mais parrudos. Os mais parrudos são mais adequados para overclock, suportam melhor processadores de alta tensão, etc.

 

A sua placa-mãe tem soquete AM3+ e chipset 760g. Para ter um melhor resultado com FX recomenda-se as placas mãe de soquete AM3+ com chipset 970 ou 990x ou 990fx. Porém essas placas você não encontrará mais nas lojas, apenas no mercado de usados, seja no Brasil ou no Aliexpress.
Sua placa-mãe, mesmo sendo 760g, é um bom modelo, suporta, segundo fabricante, processadores de até 140watts. 
Eu acho (palpite meu) que não terá problemas com processadores como o FX 8300, que tem apenas 95watts de tdp. Eu utilizei essa mesma placa-mãe com FX 8300 por muito tempo.

Há quem possua placas mãe mais básicas ainda e utilizam FX, porém sempre aparecem pessoas relatando problemas

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sigo o mesmo pensamento do @Kleber Peters, fica com sua maquina sem dar up no CPU e tenta jogar todos os jogos com os graficos lá no talo (isso faz estressar a GPU e aliviar o CPU, isso também acontece quando se aumenta a resolução). Então coloque os filtros que utilizam apenas a GPU no maximo.

 

Guarde o dinheiro que queria utilizar para dar o UP no CPU e quando der e achar uma promoção boa, parte para uma plataforma atual, Intel ou AMD com DDR4 e tal

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não disse nada de ganho 20%, quem disse isso foi o outro amigo acima.
No geral, achamos que não compensa gastar grana com FX, já que 359 reais é uma quantia considerável, e compensa mais juntar grana e trocar o kit placa-mãe, processador e memória.

Mas se ainda assim quiser trocar o processador, recomendo o FX 6300 como custo x benefício, para assim poupar dinheiro. Um usado completo (processador + cooler box) na minha região custa 150 reais, sendo comum achar por menos.
Sempre que for comprar um processador pergunte antes se acompanha o cooler box, pois muitos vendedores omitem essa informação.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Crixus Champion Eu confundi vocês dois, erro meu. Então, agora to achando melhor guardar e esperar uma promo ai, ai ja troco o kit inteiro como você e as outras pessoas que responderam ao tópico. Vou esperar e quando for trocar o kit inteiro faço um novo post aqui com dúvidas sobre compatibilidade, entre outros.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ONE Darkness disse:

@Crixus Champion Eu confundi vocês dois, erro meu. Então, agora to achando melhor guardar e esperar uma promo ai, ai ja troco o kit inteiro como você e as outras pessoas que responderam ao tópico. Vou esperar e quando for trocar o kit inteiro faço um novo post aqui com dúvidas sobre compatibilidade, entre outros.

 

Certo. Pergunte antes de comprar que o pessoal aqui sempre ajuda. 
Boa sorte com seu game

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 hora atrás, Kleber Peters disse:

Sinceramente? Eu acho que a troca não vale a pena. São cerca de 20% mais performance, mas numa placa que não é adequada para o FX.

24 minutos atrás, ONE Darkness disse:

Ok, mas como o Kleber disse tera um ganho de desempenho de 20%. 

Mas esses 20% seriam em relação a quê? Porque o FX 8300 é muito melhor que o Phenom II x4 955, bem além disso. Em multi-core, a diferença chega a passar de 70%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, KairanD disse:

Mas esses 20% seriam em relação a quê? Porque o FX 8300 é muito melhor que o Phenom II x4 955, bem além disso. Em multi-core, a diferença chega a passar de 70%.

Em Gaming. O desempenho por thread do FX é sofrível. Ele ganha no multitarefa por ter muito mais núcleos. Então se sai bem em workstation. Mas em gaming é sofrível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Kleber Peters Certo, é fato que o FX tem desempenho single thread ruim. Mas qual é a fonte da informação que diz que a diferença entre os dois em jogos é 20%? Ainda mais levando em consideração que tem uma pancada de jogos que utilizam o FX a 100% atualmente?

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá muito antigamente (2015 acho) tinha um Phenom 945 e cogitei a troca para o FX. Eu mesmo fiz os testes com o Battlefield Vietnam e o Battlefield 2, além de GTA San Andreas, se não me engano (Pode ter sido o Vice City). As diferenças sempre foram na casa de 20%, em FPS, em favor do FX, aferidas no Fraps. Tanto que abortei a troca por não achar compensatória $$$. Pouco Tempo depois troquei o Phenom no meu atual i5 2400.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@ONE Darkness Definitivamente sim. Existe um abismo entre seu Phenom e um FX 8300. Mas três coisas te limitariam para fazer esse upgrade direto de processador: 1) O FX tem que estar bem barato para fazer qualquer sentido; 2) Sua placa-mãe pode ter problemas de superaquecimento dos VRMs, embora seja uma possibilidade e não algo certeiro, que depende também de como está a refrigeração aí e 3) Você teria que colocar na cabeça que está investindo em uma plataforma morta.

 

O Phenom II x4 955 gargala forte a RX 570 4GB em Full HD (estou imaginando que você vai jogar em Full HD). O FX 8300 também poderia gargalar em jogos mais exigentes, mas nem tem como comparar. O FX 8300 é absurdamente melhor em jogos. Esse dado de 20% está fora da realidade.

 

Para você ter uma ideia, comparando um Phenom II x6 stock com um FX 8370 stock: https://www.gamersnexus.net/guides/2898-amd-phenom-ii-cpu-revisit-in-2017-x6-1090t-1055t/page-3

 

Imagine o x4...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...