Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador reiniciando com RX 570


Posts recomendados

Bom dia!

 

Estou a procura de ajuda para resolver um problema que tenho passado. 

Comprei uma Gigabyte RX 570 gamim de 4GB e quando vou jogar do nada meu computador se reinicia. 

Testes que ja fiz:

* Removi os drivers com programa indicado pela AMD e reinstalei conforme a AMD indicou através do Adrenaline 2019.

* Atualizei o windows (10) e os drivers do computador;

* Emprestei para um amigo colocar no computador dele "windows 10 / I7 - 5 geração - 8GB de RAM", ele utilizou por uma semana e funcionou normal.

* ele me emprestou a placa de vídeo dele uma gtx 980 windforce e rodou normal no meu computador.

* Detalhe, tem dias que jogo horas e não da problema. Mas as vezes começa e fica dias dando problema e praticamente não consigo jogar.

 

Meu PC:

Core i5 - 3570

placa-mãe - Gigabyte GA-B75M-D3H  - Ja atualizei a BIOS dela para ultima versão disponível conforme instrução da AMD

Memória RAM - 3 pentes de 4GB Kingston 1333 DDR3 e um de 2 GB Kingston 1333 DDR3 - Já testei sem esse de 2 GB também.

1 SSD Intel de 128 GB Sata3

2 HD 1TB cada para dados - 1Toshiba e 1 WD

Resfriamento - 1 Watercooler deepCool Maelstron 120T com um cooler empurrando o ar para o radiador e para fora do gabinete

Kit de 2 coolers Fan para colocar ar frio para dentro do gabinete; 

1 fonte EVGA 850W 80 Plus bronze Semi modular;

windows 10 atualizado

Sem anti vírus - apenas windows defender - Já formatei ele pensando na hipótese de vírus 

Formatado em AHCI;

 

No ultimo e-mail que a AMD me enviou pediram para eu verificar o seguinte...

 

"Confirmou se a memória RAM está na lista de compatibilidade (QVL) da placa-mãe? Memórias fora desa lista são consideradas incompatíveis com a placa-mãe e podem gerar diversos problemas imprevisível. Qual o modelo completo da memória incluindo seu número part number?"

 

Mas isso não soube verificar ainda.

 

Se alguém por favor puder me ajudar nesse problema.

 

Obrigado!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste com cada pente de memória separado em Slot diferentes e não adiantou nada. Fiz novamente a formatação do computador e tirei o windows 10 pelo 7 na expectativa de ter algum resultado, porém não adiantou também.

A pós mais pesquisa, obtive um resultado positivo depois de ver uma postagem dando a dica de ir até as opções avançadas da inicialização do sistema (msconfig\inicialização do sistema\opções avançadas\), marcar o número de processadores e colocá-lo no máximo, ainda incluindo a execução de um programinha "Manage Parked CPU", colocando em 100% a utilização dos núcleos do processador.

 

O que entendi disso, desconfio que a frequência do processador não acompanha a placa de vídeo ou tenha algum tipo de incompatibilidade. Pelo que vi essa ativação no iniciar do sistema, informa que quero utilizar sempre os 4 núcleos do processador e o programa diz que pode ser usado até 100% de cada núcleo. Pelo menos acho ser isso, não tenho a certeza.

 

Mas a pós essa modificação fiz um teste e ja deu problema. Mas ai lembrei que tinha fixado FPS em 60 tanto na configuração da placa de vídeo como no msi afterburner que utilizo. Ai pensei em deixar tudo padrão de volta nas configurações da RX e o MSI apenas monitorar. Joguei o Far Cry 5 por mais de 2 horas sem problema algum. 

 

A temperatura da CPU ficou na média de 56° - da GPU 45° e a frequência do processador 5,6...MHz direto...

 

Assim que eu obtiver mais testes posto aqui, mas tudo indica ser o kit placa-mãe, processador e memória não acompanharem a RX. O que imagino é claro.

 

Espero que mais pessoas e profissionais opinem sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Afterburner padrão. Apenas o cooler da RGB que ativei direto para ver se não era temperatura da placa.

 

Ontem testei novamente - Jogando Far Cry 5 - Consegui jogar por durante 30 a 40 minutos e travou. Reiniciei o PC e joguei por mais 20 minutos e travou de novo. Reiniciei e joguei por mais 40 minutos e o computador se desligou.

 

estou ao menos conseguindo jogar um pouco depois das ultimas alterações, porém o problema persiste. Assim que puder vou testar em outro jogo não tão pesado e postarei aqui o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom dia! Acredito ter encontrado o problema.

 

Arrumei uma placa-mãe emprestada uma H-61. Instalei ela no PC e sem a RX 570. Funcionando normal, coloquei a RX 570 e não deu vídeo e começou a reiniciar o PC.

 

Coloquei minha placa-mãe de volta e fiz uma ultima tentativa com uma sugestão que vi em outro fórum.

 

Fiz um Overclock nas memórias. São 3 Kingston 1333. Coloquei elas para 1600 e aumentei a tensão para 1.62.

A tensão padrão é 1.5. Ouvi falar que elas funcionam até 1.9 sem queimar, mas não quis forçar.

 

Testes a pós isso com PES 2020 e PUBG Emulador por umas 5 horas e tudo Show de bola. 

 

Acredito ser a frequência das memórias baixa para a exigência da RX 570.

 

Torço para que continue até início do ano para dar tempo de comprar um quit novo de placa-mãe, processador e memória.

 

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom dia!

 

Atualizando o assunto. Voltou a dar problema. Overclock nas memórias não resolveram. Também segui outra recomendação que era excluir todos drivers e aplicativos que tivessem envolvimento com a placa de vídeo (MSI Afterburner... Software da Gigabyte). Removi o driver com DDU.

A pós instalei uma versão específica, mais antiga sem a instalação de qualquer outro. também não adiantou.

Mas creio ter chegado a solução, li em outro post que algumas fontes tem limitação no cabo PCI. Fui revisar os cabos que vieram na caixa da fonte (EVGA 850 Pluz Bronze Semi-modular) e tinha um cabo próprio para VGA. Dês pluguei da placa de vídeo o PCI de 6+2 pinos e conectei o cabo exclusivo. Testei por um dia inteiro jogando e não deu mais problema. 

Dessa vez acredito ter solucionado. Dês do início o problema era a fonte - comprei essa de 850 mas não sabia dessa limitação no PCi dela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@Batutadogamer A minha era uma cx750 testei com multimetro parecia tudo ok mais era só entrar em algum jogo pesado reiniciava troquei por uma 550 chegou agora dia 27 até agora não deu mais problemas testei com vários jogos pesados e rodou de boa ao que tudo indica o problema é só a fonte mesmo 

adicionado 0 minutos depois

@Eder Neumann A minha era uma cx750 testei com multimetro parecia tudo ok mais era só entrar em algum jogo pesado reiniciava troquei por uma 550 chegou agora dia 27 até agora não deu mais problemas testei com vários jogos pesados e rodou de boa ao que tudo indica o problema é só a fonte mesmo 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Bom dia!

 

Só para atualizar...

 

Meu problema foi resolvido. Precisa de uma fonte capaz de tocar... Eu ja tinha adquirido uma EVGA 850W Plus Bronze Semi-Modular (É as que tem cabos com encaixe rápido). 

 

Ela vem com um cabo especial para placa de vídeo e precisa usar esse cabo. Se conectar o fixo da própria fonte ela não funciona.

 

Acredito que nas fontes não modular (com todos os cabos fixos nela) deva ter um cabo específico também.

 

Espero ter ajudado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, seria interessante arrumar uma fonte emprestada com conector 6 pinos. Acredito não vá resolver o problema um adaptador, mas não testei dessa forma.

 

Sugiro uma fonte boa e que seja específica para placas de vídeo, pois vai ocupar ela futuramente de qualquer forma.

 

Testei antes com uma gambiarra adaptando 2 pinos e não funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Boa Noite, 

Vamos lá......

AMD RX 570 Gigabit 4GB Gaming

I5 2500

12gb Ram (testei com um pente só de 8)

Mobo asusP8H61

Win 7

Fonte  EVGA 500w  (conector fixo de 6 pinos)

 Fiz todos os procedimentos realizados pelo nosso amigo Dieguitotex....

O pc as vezes me dá tela azul em jogos 

o interessante e que, ligo entro no jogo 1 minuto ou 2 ou 3 , e reinicia.... Entro no mesmo jogo ou em outro, não dá mais erro 

posso ficar horas, que não dá mais.

o driver teve um alto update, daí por uns dias não deu mais ...agora voltou a dar ...

tenho tambem uma R7 370 Msi 2GB , que do vídeo, mas quando eu ponho o driver nela, ela não dá mais vídeo.

====>A Pergunta e.... R7 ou  RX  (370 ou 570) seria uma placa de baixo custo, mas que exige pcs mais atuais (não vejo ninguém com config de I7 7° G reclamando)

====> Talvez ela precise de alimentação não somente do cabo de 6p , e tmb do slot pci (o que talvez placas mães mais velhas não suportem?)

por fim ,,, não sei o que mais fazer....Mas acho que o proximo passo e Trocar por uma NVIDIA....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Vou falar o que eu fiz para poder consertar esse defeito mas primeiro vou falar algumas coisas que fiz no passado e deram certo também quando estava com Windows 10 instalado primeiramente tirei a placa de vídeo e passei uma borracha nos conectores isso funcionou uma vez posteriormente começou o problema de mais uma vez Então descobri que o Microsoft C + + 2015 versão final 29 Se não me engano estava dando conflito e isso fazia o drive reiniciar o PC outra vez percebi que a temperatura estava subindo demaisAdrenaline Entrar em Configurações de ventoinha e configurei ela para ela sair do zero passei pasta térmica na placa de vídeo isso não resolveu porque seguiu a mesma coisa problema era na configuração de ventoinha mesmo Pensei que poderia ser minha fonte mas não era então decidi trocar de Windows resolveu mais uma vez não consigo lembrar Build que eu coloquei do Windows 10,  então os problemas começaram mais uma vez na semana passada de todas as etapas que falei para vocês até agora nada mais adiantava então coloquei o Windows 11, e instalei o Adrenaline 21.1.1 os problemas acabaram no mesmo windows 10 instalar a versão 18 do Adrenaline e a 19 usando  o DDU para desinstalar completamente os drives antigos e assim estaleiro 19:18 que na época resolveram o problema isso no Windows 10 mas para falar a verdade Windows 11 ficou muito melhor até para jogar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...