Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
James G

Posso ligar computador com CX 550 em um filtro de linha comum?

Posts recomendados

não sei se usei o tópico certo, mas queria saber se posso ligar o meu pc que tem um fonte CX550 80 plus em um filtro de linha comum que tem fusivel 15A/250V...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@James G Pode.

O que não pode é usar estabilizador, nobreak barato ou módulo isolador.

Você pode usar filtro de linha ou ligar na tomada direto, em especial sempre é recomendado filtros de linha de qualidade, como os da marca clamper, mas qualquer um serve.

Vale lembrar que fusível em filtro de linha é coisa velha e já dispensável.

Compartilhar este post

Link para o post

filtro de linha clamperl decente manda ver tem problema não , so estabilizador e nobreak normal que não  pode usar ..

Compartilhar este post

Link para o post

@Elder Nauvirth  mas meu filtro não funciona sem fusivel... minha duvida era mesmo em relação ao amperes do fusivel se aguentaria a fonte

Compartilhar este post

Link para o post

@James G O seu atual não funciona mesmo, pois é do padrão arcaico ainda.

Os novos são melhores e não usa fusível.

Compartilhar este post

Link para o post

@Elder Nauvirth  mas tem problema usar esse? e esse fusível da conta caso tenha um surto de energia?

Compartilhar este post

Link para o post

@James G Não tem problema usar esse.

Se você tiver a tomada Aterrada, no surto de tensão o Aterramento será útil, talvez ocorra queima do fusível, mas o Aterramento é indispensável.

Compartilhar este post

Link para o post

@Elder Nauvirth acho que não tenho aterramento aqui, o fusível já havia queimado uma vez, pois liguei uma fonte velha que eu tinha aqui com tensão errada, mas esse filtro de linha ou régua, não sei bem o que é, da de trocar o fusível... então se ele aguentar meu computador acho melhor do que deixar direto na tomada sem aterramento certo?

Compartilhar este post

Link para o post

@James G Vai aguentar seu pc.

Mas não deixe de solicitar a um eletricista que faça um Aterramento pelo menos na tomada do pc, vai ajudar mais ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

@Elder Nauvirth  certo, obrigado por tirar minhas dúvidas!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fusível é o tipo do dispositivo que não é daqueles que quanto mais aguentam melhor. Entenda o porque..

Fusível é constituído por um pedacinho de fio de metal de uma liga especial e com o diâmetro tal que ao passar por ele uma corrente maior que determinado valor ele aquece e se funde, interrompendo desse modo a passagem de corrente elétrica.

Se ele for dimensionado para uma corrente muito elevada pode até que nem se rompa com correntes relativas a um surto de tensão. No seu caso, fusível de 15 Amperes poderia até aguentar cargas (consumo das coisas que no filtro de linha estiverem ligadas) de até 220V x 15V = 3300 Watts que é bastante elevado..

Sua fonte, ao ter de entregar 550 Watts com uma eficiência de 80% pediria do filtro coisa de 550/0,80 = 687 Watts que, se alimentado em 220 Volts daria uma corrente de cerca de 687/220 = apenas 3,2 Amperes.. Fosse só para alimentar sua fonte eu colocaria um fusível de no máximo 5 Amperes...  Entendeste???

Quanto mais perto, próxima, a corrente de abertura de um fusível for, do máximo esperado, melhor

Uma segunda verdade.. Fusível, pelo seu modo de operar, é um dispositivo lento, diria lentíssimo até se comparado aos tempos relativos típicos de surtos de tensão.

Só para comparar..

Tempo de duração típico de um surto de tensão = 0,0001 segundo

Tempo típico de abertura ou fusão de um fusível = 0,01 segundo

Tempo típico de resposta de um dispositivo de proteção real contra surtos de tensão (varistor) = 0,000000001 segundo

Fusível só serve mesmo para evitar que sua casa ou cortina pegue fogo após sua fonte ou equipamento ter queimado e a alimentação continuar viva e com possibilidade de levantar fogo...

Procure por filtros de linha que tenham pelo menos 3 varistores internamente.

Uma boa fonte de consulta:

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@faller Desculpe usar o tópico do amigo @James G mas pode servir pra ele a minha dúvida, estou vendo no site da CLAMPER esse "adaptador" que serve para locais sem aterramento como é no caso dele e do meu também, daria para usar esse "adaptador" para ligar o computador pra não correr o risco de não ter aterramento?

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, TheCortines disse:

@faller Desculpe usar o tópico do amigo @James G mas pode servir pra ele a minha dúvida, estou vendo no site da CLAMPER esse "adaptador" que serve para locais sem aterramento como é no caso dele e do meu também, daria para usar esse "adaptador" para ligar o computador pra não correr o risco de não ter aterramento?

Esse adaptador embora "sirva" para ser usado em locais onde não tema aterramento ele tem um desempenho melhorado quando o aterramento estiver presente. Tanto esse adaptador quanto os demais filtros de linha da Clamper tem essas mesmas características, de proteger mesmo sem aterramento mas com desempenho melhor se o aterramento existir, exceto esse dai, com dois pinos somente, que não se vale do aterramento, tanto assim que sequer tem o terceiro pino, que é do aterramento.

image.thumb.png.d17542f1016e9d220b133d98506c1b9f.png

É um dispositivo simples. Os filtros de linha tem mais recursos e são mais robustos que esses pequenos.. Tem chave liga desliga, tem disjuntor resetável e alguns até tem mais elementos de supressão de surtos que esses dai..

• Amei 2

Compartilhar este post

Link para o post

@faller Ok muito obrigado, só mais uma coisa se puder, é possível fazer aterramento em somente uma tomada? Posso fazer "sozinho"?

Compartilhar este post

Link para o post

@faller primeiramente dizer que tenho aprendido muito com vocês.

De cara, digo/alerto que sou leigo em nível HARD rsrs 

A fonte do meu PC queimou, realizei a troca e logo após quando fui conectar tudo novamente percebi que a trepeça do meu estabilizador estava queimado/defeituoso (pois o monitor não ligava), resumindo, queimou a fonte novamente.

Depois de muita pesquisa, vi que era a desgraça do estabilizador o ocasionador de tudo. Como moro em cidade pequena, apenas encontrei um filtro de linha da Multilaser de R$ 27,00 que marca 10-220, que mais parece um extensão com uma chave de liga e desliga.

Junto

Aqui, onde eu moro é 220V, não tenho aterramento. Conectado nesse filtro de linha agora está meu PC e o monitor. Tenho uma impressora Epson L3110 que também queria conectar no mesmo, mas não sei se é possível.

Não sei quanto de energia ambos equipamento demandam, mas sei que é tudo bem simples.

Meu PC e monitor tem uns 7 anos junto com falecido estabilizador. Se puder me ajudar, fico grato, pois depois de ver vários tópicos aqui não sei como meu PC não tinha dado defeito muito antes. E agora estou com medo de botar tudo a perder. Confesso que até com medo de ligar a máquina estou.

E também não tem pessoas capacitadas para me auxiliar aqui na cidade. Onde o cara que realizou a troca da fonte disse-me que: "estabilizador é extremamente indispensável". E queria me passar uma semi-novo por 90 reais 🙄

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@GabrielSilva007 Impressora é bom ligar em tomada separada do pc.

Fonte não pode economizar e pegar uma baratinha, sempre pegue uma de qualidade.

Filtro de linha os melhores é da clamper, dá para dizer que o que você comprou é meio provisório.

6 minutos atrás, GabrielSilva007 disse:

E também não tem pessoas capacitadas para me auxiliar aqui na cidade. Onde o cara que realizou a troca da fonte disse-me que: "estabilizador é extremamente indispensável". E queria me passar uma semi-novo por 90 reais 🙄

Atitude tipica de técnico sem conhecimento algum, ou seja, um falso técnico, sabe das coisas que precisa para ficar com o bolso gordo, mas não sabe o que é útil para evitar dores de cabeça para o cliente.

Corre de técnico assim, esse tipo de técnico vai achar certo fazer esse tipo de recomendação e discordar de tudo e todos que provar que a ideia dele está errada.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Elder Nauvirth Muito obrigado pelo retorno.

Depois de ver todos os conhecimentos de vocês aqui postados, ao ouvir o que ele falou, eu só não contestei por não ter conhecimento algum rs.

Então um investimento em um filtro de linha dessa marca já seria o "suficiente" pra ficar mais tranquilo? Com apenas meu PC e monitor conectados...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@GabrielSilva007 Tendo Aterramento aliado ao filtro de linha no pc, será suficiente.

Você pode solicitar Aterramento de apenas 1 unica tomada, tem eletricista que faz isso.

Já tendo Aterramento e o filtro de linha fique tranquilo.

Fez certo em não contestar, certamente esse técnico teria 1001 argumentos para o uso de estabilizadores, porém mais certo ainda foi vir atrás de conhecimento para aprender mais ainda sobre isso, agora você tem todo material necessário para ler e usar como fonte de argumento.

Eu mesmo já cansei de ouvir recomendação para comprar fonte "Real" ou fonte "gamer", termos dados a fontes ruins, uma vez fui em uma assistência técnica e ao falar da fonte soltei que não uso esses termos e que eles não são atribuídos a minha fonte.

Essas assistências técnicas onde o técnico diz para comprar estabilizador, fonte "Real" ou outra besteira, é porque você está sendo atendido por vendedor, não é técnico, é apenas um vendedor comum, eles tem conhecimento para alguns reparos, mas a maior parte é vender e nem tem o conhecimento.

Inclusive aqui na minha região uma vez questionei de cabo USB, eu falei Micro USB, a vendedora falou que era Type C, ai vemos o nivel de falta de conhecimento.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@GabrielSilva007 Filtro de linha recomendado I Clamper energia 5: 

https://www.pichau.com.br/filtro-de-linha-clamper-iclamper-energia-5-tomadas-10873

Análise interna I Clamper energia 5 por faller (proteção top das galáxia): 

Como o @Elder Nauvirth recomendou, instale um aterramento na tomada. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!