Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ryzen 3600 e rtx 2060 esquentando


Posts recomendados

Galera to com um PC que tem um R5 3600, RTX 2060 PNY, 8GB ram, b450 e uma cx550

 

A principio uma config que roda tudo, porém venho me preucupando com a temperatura que o PC ta atingindo, pois jogando fortnite com configurações basicas ele estava atingindo as temperaturas dá foto abaixo. 

 

https://imgur.com/a/zFhH8fU

 

O uso de GPU em 60% e pegando essa temp alguem sabe me dizer o que posso fazer ?

 

Eu estava achando que era pelo gabinete ser pequeno mas tirei a tampa para ver e teve uma diferança de apenas 4 graus, uso o gabinete pouter 2 da pichau.

 

o que faço para melhorar essas tempertaruras ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consigo ver sua imagem à partir da rede onde estou no momento. Quando for postar imagens, insira elas aqui pelas ferramentas do fórum para facilitar o acesso.

 

Tentei acessar a imagem à partir do meu celular e a qualidade dela não parece ser suficiente sequer para ler as temperaturas, então recomendo também que tire uma foto melhor, legível.
 

Em 08/09/2019 às 14:21, LipeeYT disse:

O uso de GPU em 60% e pegando essa temp alguem sabe me dizer o que posso fazer ?

 

A temperatura é na casa de 60º C? Até aí está normal se estiver usando cooler stock (o original do CPU). Se quiser melhorar isso é só instalar um cooler aftermarket de qualidade (Cooler Master é minha indicação) e pronto. 

 

Em 08/09/2019 às 14:21, LipeeYT disse:

Eu estava achando que era pelo gabinete ser pequeno mas tirei a tampa para ver e teve uma diferança de apenas 4 graus, uso o gabinete pouter 2 da pichau.

 

 

Este gabinete, como todos os que pesquisei que tem painel frontal transparente, sufoca bastante os coolers frontais. Você tem um aumento de temperatura de até 10º C por causa disso na maioria dos componentes. Sem ter o gabinete em mãos fica difícil planejar uma solução, cabendo a você (ou algum colega que tenha o mesmo gabinete) avaliar o que pode ser feito. Eu costumo colocar mais ventoinhas em outras regiões do gabinete, bem como aumentar a entrada de ar (se for possível). Se ainda não tiver instalado os coolers do tampo superior (ele suporta até 02 coolers de 120 ou 140 mm), faça isso. O traseiro eu presumo que já tenha vindo pré-instalado, mas se não tiver vindo, instale também.

 

No mais é ver se o cooler está bem instalado, se os coolers estão nas posições corretas (admissão de ar na frente, exaustão em cima e atrás) e se a entrada de ar do painel frontal não está sufocando os coolers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods @WOZ Dods A cpu tava chegando nos 93 e a gpu em 86, pensei em colocar um water cooler corsair h110 no cpu o que acha ?

Encontrei no ML uma base de watercooler que encaixa na gpu, tem como adaptar aquela base com um sistema já pronto como o h110 ? pois fica mt caro montar um sistema de wc custom

Ai eu ficaria com 2 h110 p resfriar o pc!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LipeeYT meu querido, compreenda que jogar dinheiro nesse gabinete sem planejamento é o mesmo que queimar dinheiro.

 

Primeiramente, water coolers valem a pena quando são robustos, muito caros, e você deseja fazer overclock. Fora isso, water cooler servem só pra você falar que tem. Você quer mesmo gastar bem o seu dinheiro? Use um gabinete bem ventilado, um cooler de processador a ar de qualidade, e se preocupe mais com resultados do que com propaganda e status. 

 

Nunca, nem uma vez, montei um computador que aquecesse desnecessariamente, bem como nunca montei um computador com water cooler. 

Isso com tantos computadores montados ao longo de mais de 20 anos de profissão.

 

Quer gastar bem o seu dinheiro? Fazer ele valer a pena? Releia o que falei sobre modificações no seu gabinete atual ou troque ele por um outro de qualidade (não, o seu não tem qualidade ao menos no tocante ao resfriamento).

 

Estou usando atualmente, em meu PC pessoal, o core x31. Painel frontal em mesh, suporte a coolers de 140 mm tanto na frente quanto em cima, em baixo e atrás. Isso porque sou super preocupado com durabilidade. Nenhum componente no meu gabinete chegou até 60º até hoje.

adicionado 3 minutos depois

Claro que se você informar o modelo do seu gabinete, quantos coolers tem instalado nele, onde e como estão posicionados (localização e informação sobre cada um se estão aspiranro ou espirando ar) talvez eu possa te ajudar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então amigo, sou usuario de um ryzen 3600 também e tenho uma vega 56 em OC constante e ela não passa de 63C nem mesmo no teste do furmark após 1h com fan em 25% a 38%.... mas o ryzen 3600 mesmo em stock atinge em carga 1.37v e 1.45v idle e temperaturas de 37C A 60C na area de trabalho e até 87C em jogos apos 2h... e no Cb20 bate incriveis 93 a 96C. alem disso caso repare nos programas(cpu-z, ryzenmaster, hw) o meu em momento algum passa de 4.07ghz, minha solução temporaria até arruma um cooler foi setar manualmente na bios uma config, coloquei 1.325v que seria a maxima segura e 1.083 no soc...
Reduziu uns 3C full load e deu 9% a + de pontuação (+-3FPS nos jogos) Ainda sim e muito quente.
não se se e falha de fabrica(algo fisico talvez) ou só firmware, mesmo após atualizar bios continua bem insano de se usar para algo novo e tão instavel.
mesmo que a performance seja de fato louvavel para algo do preço.amigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gungniro Você está usando cooler box?

 
 

Estou lendo vários casos de temperaturas altas nos Ryzen 3rd gen. Em vários desses tópicos o cooler stock era o culpado. Mesmo o cooler vertical com heatpipes mais simples e barato do mercado reduz a temperatura em 20º C. Recomendo muito que substitua seu cooler.

 
 
 

Isso também: 
https://linustechtips.com/main/topic/1086492-ryzen-5-3600-high-idle-temp-and-gaming/
From what I have noticed with my 3600 on a NH-D15S is that some monitoring software appear to the CPU as a workload and the CPU boosts, causing a high idle temperature. I went from using HWINFO to Ryzen Master and my temps went from 40-50C to 28-35C with occasional spikes to 45C when a background process was doing something.

 

With a pretty lax fan profile (CPU fan speed and case fan speed does not go above 60%) I get 60-70C while gaming and 75C max on realbench stress test.

 

If anyone is having issues with temperatures, I emplore you to lower PPT by 10-15W (88W is default), in my case, it lowered temperature by 10C and only took a 100 MHz hit to clockspeed. Lowering PPT as some of you may already know is more effective than undervolting and less of a hassle generally. You can easily get 3.6 GHz on a PPT of 44-50W.


TL;DR

- Reduce PPT by 10W or so to reduce CPU temperatures

- Only use CPU-Z + Ryzen master to monitor temperatures - All other software is percieved as a work load

- Stock cooler is not great (its only the wraith stealth, not the spire), the 8700 also had issues with the stock cooler being shite for boosting

adicionado 25 minutos depois

Isso também:
 

Someone posted new Bios Updates of all B450 MSI boards i tried that and temps are 10 degrees lower now idle sitting around 42-50. Ambient Temp 27 degrees

https://community.amd.com/thread/241581

 

Update da BIOS reduz as temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods minha bios foi atualizada mas permanece a falha, sim o cooler stock e o culpado da alta temperatura porém ainda sim não explica o fato de nunca sem fazer OC pegar acima de 4.1ghz. essa correção de bios deveria aumentar o clock mas não fez o meu continuo literalmente o mesmo, só sendo possivel 4.1ghz diminuindo tensão manualmente e ainda sim acima disso mesmo que seja 4.125 ja cai o sistema e se chega chega no menu iniciar... estou no aguardo da que vai lançar dia 30 ver se resolve caso contrario ter que entrar na justiça pois não é o que foi vendido. (e nem estou falando de atingir acima de 4.1ghz em todos os núcleos, to falando de atingir acima de 4.1ghz em ao menos UM núcleo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GungniroLi semana passada sobre as atualizações de BIOS que corrigem a estabilidade da série 3000. Ao menos nas BIOS que foram testadas, as velocidades foram corrigidas. Espero que corrija a sua. Se ficar tudo correto, sugiro que crie um post relatando sua experiência para ajudar membros com problemas similares.

adicionado 1 minuto depois

E troque seu cooler stock. Esses coolers não são adequados para uso gamer, são para quem usa para internet e word. Vai por mim, qualquer cooler de qualidade com heatpipes de 100~200 reais vai fazer uma imensa diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então rapaziada, depois de estudar preços decidi fazer o seguinte, comprei 3 coolers da cooler master com 42 cfm cada p colocar em cima e atrás do pc, assim tendo um fluxo de ar.

E vou colocar um h45 da corsair no processador, pois a diferença dele p um air cooler é pequena então acho q compensa mais ir direto nele!

Quando estiver tudo instalado faço os testes e digo aq os resultados!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou deixar algumas dicas que podem passar desapercebido na instalação do H45.

 

Deixe a fan ligada no conector cpu fan.

A bomba pode ser ligada em qualquer um dos conectores sys fan.

 

Mas um detalhe importante é a bomba ter que funcionar com o controle de rotação desativado
Vá na bios e desative o controle de rotação desse conector.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...