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D H

Tela Azul recorrente AMD Sempron

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Boa tarde, pessoal.

 

O computador de uma cliente está me dando uma canseira, não consigo isolar o problema.

 

Começou com problema no emissor gratuito de NFe. Tive dificuldade para conectar remotamente pelo TeamViewer, não conectava ou mesmo o programa sequer abria. Ela precisou baixar várias vezes para que eu conseguisse conectar (mas nem sempre ia). 

Como o emissor roda no Java, desinstalei e tentei instalar de novo. O comportamento estava errático, os menus do emissor de NFe não abriam, downloads concluídos não executavam com erros na hora de descompactar, AVG não funcionava nem desinstalava (mesmo desinstalando com o util deles, depois não instalava), downloads passaram a dar erro, sites não abriam (mas estes dois podem ter começado depois q atualizei a BIOS)....  Identifiquei que o Windows 7 estava com problema e recomendei a instalação do Windows 10.

 

A placa-mãe é uma ASRock N68-S3 FX, tem 4GB de RAM, HD 1TB, processador Sempron 145. Notei que a BIOS estava desatualizada (1.10) e atualizei para a última versão (1.20).

 

A instalação do Windows não concluía de junto algum. No primeiro boot deu tela azul com código de parada 0xc000021a. Pensei que poderia ser algum arquivo corrompido no pendrive de instalação, que eu tinha acabado de atualizar na véspera, e baixei de novo a imagem e gravei no pendrive. Dessa vez a instalação foi mas assim que terminei a configuração do Windows a área de trabalho e a barra de tarefas começaram a piscar congelando.

 

Levei o computador para casa. Tentei várias mídias do Windows 10 (versões diferentes, inclusive a primeira, usando pendrives e DVDs) mas não consegui instalar (apesar de ter visto na internet pessoas que usam o Windows 10 nessa MB/processador. Tentei instalar o Windows 8.1, mesmo problema. Já o Windows 7 consegui instalar, mas passou a dar problemas na instalação do Java e também na instalação de alguns drivers baixados da internet ou copiados pelo pendrive (mesmo erro que dava antes no Windows 7).

 

Testei memória por 24h com Memtest86, nenhum erro. Troquei o cabo SATA do HD, testei o HD com o software em DOS do fabricante (WD) em dois computadores diferentes, também sem erro. Resetei a BIOS para default. Testei com outra fonte, os erros no Windows continuavam. Parecia como se os arquivos iam se corrompendo aos poucos, mas não achei nenhum erro do tipo no log de eventos de sistema no Windows. O estranho é que consegui instalar o Windows 10 em outro HD de primeira, mas depois começou a dar os mesmos erros que no Windows 7. Tentei de novo nesse outro HD, depois do primeiro boot não pediu nada para configurar e abriu tela de login, mesmo sem ter criado nenhum usuário.

 

Acabei conseguindo instalar o Windows 10 em um HD IDE ATA (a MB tem um conector) sem dar erros. Ficou um pouco lento, mas estava funcionando. Mas depois de 10 dias o HD apresentou bad block e tive que pegar o computador de novo.

 

Coloquei uma placa PCIe SATA III e consegui colocar o Windows para funcionar. Mas agora ele começou a dar erros de tela azul com a mensagem de parada "MEMORY MANAGEMENT". Dava tela azul pelo menos 1x a cada 2 dias, até que depois de quase 2 semanas voltou a dar tela azul 0xc000021a.

 

Mais uma vez peguei o computador. Suspeito que seja a placa-mãe, mas a cliente quer certeza para comprar outra. Resolvi tirar a bateria da placa-mãe e voltar pra BIOS anterior, mesmo sem ter encontrado nenhum relato de problema. O Windows 10 instalou. Atualizei a BIOS por dentro da BIOS, o erro voltou e ele não iniciou. Também não instalava. Voltei para a BIOS anterior. O Windows continuava sem iniciar, então instalei de novo sem problema , e tentei atualizar a BIOS pelo Windows. De novo o erro.

 

Certo que o problema era na versão da BIOS, voltei para a versão 1.10 e tentei instalar mais uma vez. Não concluiu a instalação, ficou 5h na mensagem Aguarde depois do primeiro boot. Tirei a bateria da MB, e consegui instalar o Windows 10. Mas os mesmos erros na hora de executar arquivos baixados ou copiados ocorre. Não consigo instalar o driver de video e os programas com esses erros. Nada nos logs do Windows.

 

Alguma ideia do que pode ser? Será placa-mãe com certeza? Nunca vi erros assim sem registrar algum tipo de evento no HD ou no log do Windows.... Alguma outra sugestão?

 

Desde já agradeço qualquer ajuda.

 

UPDATE: Tentei instalar o Windows ligando o HD na placa SATA PCIe, usei os drivers para o Windows 10 x64 na instalação. No primeiro boot deu erro STOP de tela azul:  0xc0000221 - The file header checksum does not match the expected checksum. Isso com o HD de 1TB da cliente. Mas se eu usar um outro HD não dá essa tela azul. Onde está o problema? Placa-mãe? HD (que não deu erro em nenhum teste)?

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Depois de ter feito todos esses testes, as únicas possibilidades são: problemas na placa-mãe, processador e memória RAM.

 

Apenas como teste extra:

1- Baixe o HD Tune neste site, instale-o normalmente, abra-o e vá na aba "Health", veja se todos os status ali estão listados como OK e não há nenhum item colorido. Se houver, faça um backup dos seus dados e substitua seu HD pois ele pode pifar em breve.

 

Se este computador possui apenas 1 pente de memória: Teste-o em um slot diferente.

Se possuir 2 pentes: Teste-os individualmente e também em slots diferentes.

Se possível teste com pentes diferentes.

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@GabrielLV Agradeço pelas dicas, mas creio ter descoberto o que estava causando o problema.

 

O HD estava com algum problema. Só que nem o Western Digital WinDLG no WD Diag DOS reconheciam qualquer defeito (fiz TODOS os testes, SMART, short, extended/surface/write zeros, etc em computadores diferentes, não acusou nenhum erro).

 

Aí fiz o teste com o Hard Drive Sentinel: Surface Test Type Read + WRITE + Read Test (Refresh Data Area). Apenas neste teste o HD apresentou erro em vários setores. Rodei este teste em dois computadores diferentes para isolar qualquer problema de cabo ou controladora, e em ambos apareceram vários erros. O louco é que cada vez que rodava o teste (seja em computadores diferentes, seja no mesmo computador) os setores identificados com problema eram diferentes. Provavelmente por isso o erro se apresentava de forma diferente.

 

Como o HD estava em garantia, enviei para RMA. O suporte da Western Digital, apesar de não terem me ajudado em nada para identificar o problema, foi excelente. Pediram desculpas pelos transtornos, me pediram prints das telas e liberaram o RMA sem qualquer burocracia.

 

Ainda tive azar que dois HDs deram problema (um deu bad block que foi reparado, e outro parou de ser reconhecido de um dia para o outro - desliguei o computador com ele funcionando e no dia seguinte não reconhecia mais - mas ambos eram bem antigos, usados). Quando receber o HD pelo RMA vou fazer mais testes, de repente até troco a fonte por precaução.

 

Em anexo algumas imagens dos resultados dos testes.

 

 

CrystalDiskInfo.png

WDLG.png

WDLG .png

Hard Disk Sentinel.png

20190910_RWR_WDC_WD10EZEX-00WN4A0_WD-WCC6Y4SC5N4J_01.01A01-surface-full 2.jpg

20190910_RWR_WDC_WD10EZEX-00WN4A0_WD-WCC6Y4SC5N4J_01.01A01-surface-full.jpg

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Se o problema do HD está sendo intermitente e aleatório, teste ele (rode os mesmos programas pra teste) em outra máquina, se der bom pode ser a placa-mãe ou memória ou processador...

existe uma possibilidade remota da fonte estar provocando distúrbios no processamento e estar levando À estes problemas mas é algo bem remoto pois a maioria das MOBOs possuem uma estabilidade incrível até para fontes ruins.

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@Eder Neumann Eu testei o HD em computadores diferentes. O surface scan com o Hard Drive Sentinel foi feito em dois computadores diferentes (e não o Sempron que deu problema). Mandei o HD para RMA. Quando retornar verei se os problemas sumiram ou persistem.

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Em 11/09/2019 às 09:17, D H disse:

@Eder Neumann Eu testei o HD em computadores diferentes. O surface scan com o Hard Drive Sentinel foi feito em dois computadores diferentes (e não o Sempron que deu problema). Mandei o HD para RMA. Quando retornar verei se os problemas sumiram ou persistem.

Os detalhes citados na postagem descartavam ser problemas em várias peças, incluindo o HD. É inacreditável que todos os HDs testados estavam com badblock (esse problema não é detectado via SMART, mas sim através de outras ferramentas, como na própria aba "Error Scan" do HDTune) [INFORMAÇÃO INCORRETA...], lembre-se que badblocks são danos físicos no prato do HD onde os arquivos são armazenados, e um arquivo salvo nessa área acaba ficando corrompido e podendo gerar diversos erros dependendo de quais arquivos se corromperam.

 

É possível "resolver" (contornar o problema) badblocks no próprio Windows e recuperar arquivos corrompidos dos setores:

Vá em iniciar > CMD > Botão direito "Executar como Administrador" > Digite "chkdsk /r", tecle enter, após S, e reinicie o computador para iniciar a análise e correção de erros no disco rígido (pode levar algumas horas, seja paciente e não interrompa o processo).

Este comando irá detectar badblocks, recuperar os arquivos corrompidos (se for possível) e adicionar um registro no firmware indicando para que aqueles setores defeituosos não sejam mais utilizados.

 

HDs com um número absurdo de badblocks (como é o seu caso), mesmo que possam ser contornados, a melhor solução é descarta-los pois não é uma ideia boa utilizar uma peça com um nível tão alto de defeitos.

 

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@GabrielLV Não foram vários HDs com bad blocks. Teve um que apresentou UM bad block e consegui reparar pelo software da Toshiba. Os outros testes foram todos com o mesmo HD, um Western Digital de 1TB. Os testes normais com o DLG Diag DOS e Data Lifeguard Windows NÃO acusaram nenhum setor defeituoso, isso antes dos testes com o Hard Drive Sentinel. Por isso que eu havia descartado o problema no HD. Mesmo depois dos surfaces scans que acusaram erro (pelo Hard Drive Sentinel), todas as verificações com os software de teste da Western Digital continuaram sem identificar qualquer erro. Se você olhar os mapas de setores (são todos do mesmo HD de 1TB) verá que cada vez que testei os setores identificados com erro foram diferentes. Me parece que o erro ocorreu durante a leitura dos dados, ou seja, estavam diferente do esperado, e não durante a gravação. Os prints que coloquei do WD WinDLG foram feitos depois do HD Sentinel. E o SMART pode sim registrar os erros de bad block. Durante um teste de superficie ou durante o uso o HD pode marcar setores defeituosos e usar os da reserva. Tenho HDs meus aqui que passaram por isso e continuam em uso sem qualquer problema. Mas também pode ocorrer de aparecerem vários setores em série levando a falha catastrófica do HD. Depende de cada caso.

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9 horas atrás, D H disse:

@GabrielLV Não foram vários HDs com bad blocks. Teve um que apresentou UM bad block e consegui reparar pelo software da Toshiba. Os outros testes foram todos com o mesmo HD, um Western Digital de 1TB. Os testes normais com o DLG Diag DOS e Data Lifeguard Windows NÃO acusaram nenhum setor defeituoso, isso antes dos testes com o Hard Drive Sentinel. Por isso que eu havia descartado o problema no HD. Mesmo depois dos surfaces scans que acusaram erro (pelo Hard Drive Sentinel), todas as verificações com os software de teste da Western Digital continuaram sem identificar qualquer erro. Se você olhar os mapas de setores (são todos do mesmo HD de 1TB) verá que cada vez que testei os setores identificados com erro foram diferentes. Me parece que o erro ocorreu durante a leitura dos dados, ou seja, estavam diferente do esperado, e não durante a gravação. Os prints que coloquei do WD WinDLG foram feitos depois do HD Sentinel. E o SMART pode sim registrar os erros de bad block. Durante um teste de superficie ou durante o uso o HD pode marcar setores defeituosos e usar os da reserva. Tenho HDs meus aqui que passaram por isso e continuam em uso sem qualquer problema. Mas também pode ocorrer de aparecerem vários setores em série levando a falha catastrófica do HD. Depende de cada caso.

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De fato me enganei na explicação rs, já utilizei as ferramentas citadas por você em alguns computadores e as que deixei salvas como "preferência" foram o HDTune e o WD Data Lifeguard, sendo que no WD raramente precisei utilizar o teste extenso (pois eram detectados problemas já no HDTune, na aba "Health")...

 

Li errado as informações do tópico e entendi que foram 3 HDs usados e não 2... peço desculpas pelo engano.


Quando encontrar parecidos com este, faça primeiramente um teste de badblocks e utilize o comando chkdsk /r citado acima para resolve-los.

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