Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc liga, mas perde vídeo


Posts recomendados

Bom dia amigos.

Venho a vocês precisando de ajuda.
Comprei 1 pc novo, peça por peça, pela Kabum e Terabyte. As peças são as seguintes:
- Fonte 650w Corsair;
- Placa-mãe x570 Gigabyte;
- Placa de vídeo RX 5700 Saphire;
- Memória Ram Hyperx 8GB;
- SSD M.2 de 240gb Corsair;
- Ryzen 7 2700x;
- Cabo de força;

Pois bem, montei a máquina e na primeira tentativa, ela ligou todos os coolers, incluindo da placa de vídeo, mas n deu vídeo, então troquei os cabos hdmi e funcionou de boa. Instalei o Windows 10 e ok, joguei tranquilo. Só q no dia seguinte deu o mesmo problema, então eu tirei a ram, limpei o slot e recoloquei, tentei ligar e funcionou. 
Dia seguinte começou a aparecer outro problema, no meio do jogo, e do nada perdia vídeo, mas eu olhava dentro do pc, tudo ligado (não conferi o cooler da placa de vídeo nessa hr), e eu ia ver se o computador emitia algum sinal no led vermelho do lado do power, e sim, ele piscava, 1x a cada 7-10s. Tentava trocar o cabo hdmi, desligava e ligava o monitor e nada, só voltava a funcionar se eu apertasse o power por uns segundos, o pc desligava e ligando ele normalmente.
Eu pensei q fosse por causa da temperatura, então instalei o MSI Afterburn , liguei o jogo e testei... esse problema de perder o vídeo n acontece no mesmo tempo, já teve algumas vezes q ele ficou ligado por horas, e tem vezes que ele apaga em 10m, 40m e por ai vai, não é certo o tempo q ele vai apagar.
O Computador fica ligado em um nobreak, igual que era o meu antigo, e eu uso o nobreak só para caso de faltar luz e dar tempo de desligar o pc corretamente. O Cabo de força que liga o nobreak a fonte é nova também.
Testei a temperatura da placa de vídeo no jogo q eu estava, e ela estabilizou em 80º, variando pra 78º a 83º, n passando disso. Tem vezes q eu perdi a imagem na marcação de 60º, então creio que n seja a temperatura. A temperatura do processador chega a 55º, não passando disso.
Já testei as seguintes coisas: Já desmontei e remontei o pc, já resetei a Bios e logo seguinte atualizei, já tirei a memória RAM e Placa de vídeo, passei a borracha branca nas conexões, limpei as conexões e os slots com um pincel que só uso pra essa finalidade. Depois que eu fiz isso tudo, joguei ontem 4 hrs initerruptas, e achando q tinha resolvido o problema, hoje de manhã estava jogando antes de me arrumar pro trabalho, fui fechar o jogo e deu o mesmo problema, perdi imagem mas tudo continuou ligado. Estava pensando em chegar em casa e colocar o cabo de força antigo, se isso n resolver, vou colocar a fonte direto no filtro de linha, tirando ele do nobreak, e se isso n acontecer, penso em pegar a placa antiga de vídeo rx 470 do pc antigo e colocar para ver se resolve, apesar que mesmo assim ficaria em dúvida sobre a fonte, se ela está realmente entregando tudo ou se n dá conta de alimentar o pc direito, ou se era a placa de vídeo nova com defeito de fabricação.
Tirando isso, vocês tem mais idéias de testes para me dar, ou algum outro ponto de vista?! Estou ficando sem opções, e creio eu q se isso n resolver, terei que levar em algum técnico, porque mesmo sabendo como testar as placas, eu n tenho placas da mesma potência dessas novas e tão pouco compatíveis tb.
Agradeço desde já a qualquer ajuda.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Igor Fontinelle Antes de mais nada, esse é um nobreak do tipo offline que conta com estabilizador interno que causa agressões às fontes de PC modernas e o uso não é recomendado. Quando a energia cai ele ativa o inversor que por sua vez fornece uma onda retangular que também é prejudicial às fontes modernas.

 

Agora quanto ao dimensionamento do nobreak que é de 1200VA e tem fator de potência de 0,5. Isso significa que ele consegue fornecer 1200x0,5 = 600W de energia, só que a sua fonte sozinha já é capaz de exigir 650W e imagino que seu monitor também deva estar ligado no break que deve exigir mais alguns W aí.

Então imagino que talvez possa ser esse o seu problema, se você ligar direto na tomada deve resolver. Se deseja proteção contra surtos então utilize um bom filtro de linha (da clamper).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, grievous disse:

@Igor Fontinelle Antes de mais nada, esse é um nobreak do tipo offline que conta com estabilizador interno que causa agressões às fontes de PC modernas e o uso não é recomendado. Quando a energia cai ele ativa o inversor que por sua vez fornece uma onda retangular que também é prejudicial às fontes modernas.

 

Agora quanto ao dimensionamento do nobreak que é de 1200VA e tem fator de potência de 0,5. Isso significa que ele consegue fornecer 1200x0,5 = 600W de energia, só que a sua fonte sozinha já é capaz de exigir 650W e imagino que seu monitor também deva estar ligado no break que deve exigir mais alguns W aí.

Então imagino que talvez possa ser esse o seu problema, se você ligar direto na tomada deve resolver. Se deseja proteção contra surtos então utilize um bom filtro de linha (da clamper).

Interessante, n me ative ao nobreak realmente....
Chegando em casa irem testar, espero que seja isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/09/2019 às 13:09, grievous disse:

@Igor Fontinelle Antes de mais nada, esse é um nobreak do tipo offline que conta com estabilizador interno que causa agressões às fontes de PC modernas e o uso não é recomendado. Quando a energia cai ele ativa o inversor que por sua vez fornece uma onda retangular que também é prejudicial às fontes modernas.

 

Agora quanto ao dimensionamento do nobreak que é de 1200VA e tem fator de potência de 0,5. Isso significa que ele consegue fornecer 1200x0,5 = 600W de energia, só que a sua fonte sozinha já é capaz de exigir 650W e imagino que seu monitor também deva estar ligado no break que deve exigir mais alguns W aí.

Então imagino que talvez possa ser esse o seu problema, se você ligar direto na tomada deve resolver. Se deseja proteção contra surtos então utilize um bom filtro de linha (da clamper).

Bom dia!
Eu segui o que você sugeriu sobre o nobreak e parece ter resolvido, cheguei segunda feira, coloquei na tomada e não deu mais esse problema. Ontem eu realizei o teste de stress da máquina, fazendo da GPU sozinho, depois CPU sozinho e os 2 juntos. Não deu nenhuma travada e tão menos desligou. Quase 99% de certeza q esse problema foi sanado.

Hoje de manhã voltou 1 problema q eu achava q tinha resolvido, mas não. O PC as vezes ele não da resposta de primeira, nem carrega a Bios, mas liga todas as coolers. Quando esse problema ocorre ele sempre liga na segunda vez. Seguro o botão do power (não tenho o botão reset no gabinete) por 5 segundos, ele desliga e ligo de novo depois e ele carrega normalmente. Já aconteceu isso logo que eu acabei de montar ele e liguei.
O que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Igor Fontinelle Que ótimo que resolveu 1 dos problemas.

 

Sua casa conta com aterramento? Normalmente problemas assim estão relacionados à fonte porém não tenho como ter certeza. Por via das dúvidas atualize a BIOS da placa-mãe para a última versão disponível, veja se isso ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, grievous disse:

@Igor Fontinelle Que ótimo que resolveu 1 dos problemas.

 

Sua casa conta com aterramento? Normalmente problemas assim estão relacionados à fonte porém não tenho como ter certeza. Por via das dúvidas atualize a BIOS da placa-mãe para a última versão disponível, veja se isso ajuda.

Sim, moro num prédio e lá tem aterramento. A Bios eu já atualizei isso a uns dias atrás, tentando resolver o outro problema.
Pode ser alguma configuração da Bios, ou até mesmo a bateria dela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, grievous disse:

@Igor Fontinelle Certo, o PC chega a bipar ou fazer algum barulho?

 

Se você retirar o PC da tomada e após 1 minuto colocar de volta a BIOS volta para as configurações de fábrica, perde a data/hora, esse tipo de coisa? Porque se sim aí é a bateria.

Não. Desde a primeira vez q eu liguei, ele não faz nenhum som, nem quando liga de primeira.
Não. Eu retirei a bateria já uma vez para resetar. Resetou a versão, mas a data e hora continuaram a mesma.
1 Detalhe curioso que acabei de me lembrar: Aquele "bip" que tem quando liga o pc, não tem, ele não bipa, indiferente do que aconteça.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Igor Fontinelle Esse bip é quando o PC passa pelo POST (power on self test), que é um teste feito antes de carregar a BIOS para saber se está tudo ok.

 

Alguma coisa está acontecendo e pode ser por parte da fonte, da placa-mãe, pode ser até uma sujeirinha fazendo algum curto na placa-mãe. Se tiver como testar com outra fonte seria legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/09/2019 às 13:49, grievous disse:

@Igor Fontinelle Esse bip é quando o PC passa pelo POST (power on self test), que é um teste feito antes de carregar a BIOS para saber se está tudo ok.

 

Alguma coisa está acontecendo e pode ser por parte da fonte, da placa-mãe, pode ser até uma sujeirinha fazendo algum curto na placa-mãe. Se tiver como testar com outra fonte seria legal.

Boa noite!!!!
Venho aqui com a feliz notícia que está tudo resolvido. PC sem nenhum problema agora. Eu abri ele mais uma vez, desconectei tudo, limpei com pincel, resetei a bios, conferi depois se encaixava tudo corretamente e no final deu certo. Desde quarta feira quando cheguei e fiz isso o problema sumiu.
Obrigado @grievous pela assistência, tudo resolvido agora ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...