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Olá, estou fazendo esse post pois não sei mais a quem recorrer.

 

Meu Setup:

- Fonte 750w BQ EVGA;
- Placa-mãe B350ET2 AM4;
- Placa de vídeo RX 570 4GB;
- Memória 16GB Crucial 21333mhz (2x8);
- SSD 240GB/HD1TB barracuda;
- Ryzen 5 2600x;

 

Seguinte, eu comprei um kit na terabyte com essa placa-mãe junto com o processador, e aproveitei as memórias que tinha do meu antigo setup. O produto chegou tudo ok, ligou normalmente, usei por 4 dias e não queria mais ligar nem entrar na BIOS, daí o que eu fiz foi: Trocar de lugar as memorias, ou seja, coloquei a memoria que slot1 no slot2 e o slot2 no slot1. Daí o computador ligou certo, usei por mais 2 dias e mesmo problema, só que dessa vez trocar os pentes de lugar não resolveu. Decidi enviar de volta para Terabyte para eles tentarem resolver o meu problema. A resposta deles foi "Atualizamos a BIOS para uma compatível com o processador" achei um pouco estranho, pois já tinha atualizado para versão mais recente disponibilizada no site da fabricante, porém aceitei devido eles terem mostrado o PC ligando normal. Depois de um tempo chegou na minha casa os produtos e fui lá usar. Funcionou por 2 dias e adivinha? Segue com o mesmo problema, estou aqui com o PC que não dá nenhum sinal de vídeo ou sequer entra na BIOS, apenas os componentes ligam, os leds acendem, o cooler gira, só não tem vídeo.

Se alguém souber de algo a respeito que sirva de ajuda, desde já agradeço!

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Usa estabilizador, nobreak, filtro de linha ou liga direto na tomada? Sua casa é aterrada?

 

Veja se com apenas um pente de memória o PC dá algum sinal de vida, teste nos diferentes slots de memória também.

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@grievous Uso apenas um filtro de linha, já tentei com 1 pente em cada slot e continua a mesma coisa.

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Sugiro também usar outra fonte por enquanto.

Dê um reset na BIOS pelo jumper ou bateria da placa-mãe. Pode voltar a funcionar.

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nao apita nada quando tenta ligar?

tenta limpar o CMOS, tira da tomada, aperta o botao de power umas 4 vezes, dai segue as instruções no manual na pagina 13. Se nao tiver o jumper cap, pega um tesoura ou chave de fenda e encosta nos metais 2 e 3 ao mesmo tempo por uns 5 segundos, depois tira e conecta tudo pra ligar

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@Math.Pi Você acha que o problema está na fonte? Ela mal tem 6 meses de uso (não que importe) e é de 750w, é a única fonte que tenho exceto por uma de 500w que nem real ela é que está jogada por aqui (mas já testei com ela e segue o mesmo problema)

 

@Brc Ja tentei resetar o CMOS pelo jumper, continua não dando boot na BIOS.

 

 

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Eu já vi estragarem placa-mãe com montagem descuidada, no caso em questão, aquela pequena lâmina que fica no espelho que vai nas conexões da placa-mãe, dobrou na hora de colocar a placa na porta USB.

O meu pc, apesar de ter quase 4 anos, quando acontece isso, ocorreu outro dia, eu faço tudo que já foi indicado para você e normalmente resolve, como no seu caso não resolveu, tem que ampliar as possibilidades sem despresar nenhuma delas como por exemplo até um  parafuso ou pedaço de peça metálica em baixo da placa-mãe ou algum contato indevido no gabinete...também pode ser defeito em algum periférico seu, e como saber?? Teria que testar as peças e a paciência.

Nesse caso teria que tirar tudo do gabinete, colocar em cima de uma mesa, ir colocando componentes aos poucos para ver se isso resolve...é uma tentativa.

espelho-placa-me-gabinete-D_NQ_NP_169911

 

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E os sons de debug? ele nao apita nada?

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@misterjohn acho pouco provável isso pois quando ela deu esse mesmo problema e enviei para o RMA, eles disseram que "atualizaram a BIOS" e que não era compatível com o processador, mesmo eu sabendo que a BIOS que estava instalada ali já era compatível.

 

@Brc Eu não tenho speaker pra ouvir os sons, tentei procurar aqui nas lojas de informática e eles dizem que não tem e acham difícil encontrar aqui na cidade onde moro

 

A única coisa que acho que faz sentido são as memórias. No site da fabricante está listada  crucial 2133mhz e o código da memória, a minha memória é crucial 2133mhz porém o código dela é diferente do que consta no site, pensei em incompatibilidade, não sei se isso faz sentido pois o computador ligou e funcionou por 3 dias.

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A placa-mãe mesmo tem uns beeps embutidos nela geralmente. voce nao consegue levar numa lojinha e pedir pra eles espetarem outra memoria no seu pc e ver se liga? Normalmente esses erros aleatorios e instaveis costumam ser de memoria. (liga, trava, ou nao liga)

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Problemas relacionados a memória gera uma tela azul que abre e fecha sem dar tempo de ler..isso aconteceu contigo? Sobre bips, cada bios tem um padrão diferente de bips, veja na tabela abaixo:

 

https://www.boadica.com.br/dica/165/entenda-os-bips-da-sua-bios

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mas nos ryzen costuma dar bastante problema pra bootar com memoria

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@Brc O único sinal que ela dava era meio que uma "vibrada" similar a de um celular, mas isso era quando a BIOS iniciava com sucesso e ligava tudo certo, agora sem sinal de nada.

 

@misterjohn Nenhum sinal, apenas os fans e leds funcionando e a triste mensagem "Sem sinal de vídeo".

 

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47 minutos atrás, Brc disse:

mas nos ryzen costuma dar bastante problema pra bootar

Me explica isso ai que eu estou na iminência de comprar um R9

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@misterjohn quis dizer com memorias e xmp. as vezes tem de bootar no windows normal, usar um pouco e depois resetar pra ir no bios e ativar xmp

 

nada grave, so mais chato

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23 horas atrás, Wanessa Silva disse:

A única coisa que acho que faz sentido são as memórias. No site da fabricante está listada  crucial 2133mhz e o código da memória, a minha memória é crucial 2133mhz porém o código dela é diferente do que consta no site, pensei em incompatibilidade, não sei se isso faz sentido pois o computador ligou e funcionou por 3 dias.

 

As memórias que tem no site do fabricante são apenas para referência (leia as letrinhas miúdas). São as memórias que eles testaram, mas não quer dizer jamais que são as únicas compatíveis.

Montei alguns Ryzen final do ano passado e início desse ano que apresentaram problemas nas placas mãe. Em um deles, inclusive, percebi que a placa-mãe chegou com sinais de uso (soldas desgastadas em torno dos orifícios de fixação da placa-mãe). A única solução em todos os casos foi trocar a placa-mãe. Testei várias memórias, fontes, processadores, etc., mesmo assim nada resolveu. Fiquei até com a impressão de que isso é comum aos Ryzen, pois nunca tinha tido esse problema antes.

Se optar por acionar a garantia, entre em contato com a loja e diga que o problema é intermitente, e que só podem ter certeza de que conseguiram presenciá-lo depois de x dias de uso. Cite também que a solução apresentada na primeira vez que enviou foi inócua, uma vez que você já havia feito o devido update.

adicionado 1 minuto depois

Outra coisa que esqueci de mencionar: faça o teste de tentar ligá-la apenas com um pente de memória instalado. Se funcionar, mencione ao acionar a garantia em qual posição dos pentes de memória a placa não liga.

adicionado 2 minutos depois

Mais uma coisa: suas memórias vieram de outro computador, certo? Você já rodou teste com elas no memtest86? Já vi pessoas que não tiveram cuidado no manuseio de memórias e deixaram elas caírem ou esbarrarem, o que as danificou permanentemente. As soldagens dos chips BGA é muito frágil e não aguentam impactos.

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entei com as memorias que comprei da Cosair com 3000mhz, sem sucesso. Acho que vou enviar pela segunda vez para o RMA e torcer para que eles troquem o meu produto.

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Em 10/09/2019 às 12:44, WOZ Dods disse:

Se optar por acionar a garantia, entre em contato com a loja e diga que o problema é intermitente, e que só podem ter certeza de que conseguiram presenciá-lo depois de x dias de uso. Cite também que a solução apresentada na primeira vez que enviou foi inócua, uma vez que você já havia feito o devido update.

Faça o que descrevi acima, avisando a eles que não deveriam ter enviado de volta sem solucionar. Se mandarem novamente e não solucionar, faça uma terceira vez. Pelo código de defesa do consumidor se a garantia for acionada três vezes e o problema persistir, você ganha o direito de ter o produto trocado por outro novo ou devolvido com restituição do valor corrigido.

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Olá pessoal, só pra atualizar vocês sobre o que aconteceu.

Enviei o produto pra garantia e eles confirmaram o defeito no produto.

"Já concluímos os testes em seu produto (placa-mãe E PROCESSADOR) e o defeito foi confirmado.

Realizaremos a troca dos produtos por outros novos, de mesmos modelos.

Por gentileza, nos forneça seu endereço completo para entrega do produto.
Ficamos no aguardo.

Att. Departamento de garantia Terabyteshop."

 

 

Obrigada a todos que ajudaram, espero que dessa vez venham produtos que funcionem corretamente.

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