Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Quero através desse relatar minha experiência com o fórum.

Acompanho o site do Clube do Hardware desde 2002, e no passar dos anos, vejo o conteúdo do fórum sempre decaindo em qualidade, são sempre muitos posts e muitos tópicos com respostas vagas e sem qualquer embasamento, ou já respondidas em outros tópicos.

Sei que todas as dúvidas são importantes, mas não se pode confundir esse princípio com a preguiça ou comodismo, por simplesmente postar um tópico e esperar que a resposta venha até você, sem sequer ter um pouco de trabalho em pesquisar se outra pessoa já teve o mesmo tipo de dúvida ou questionamento.

Antigamente se abria um tópico somente depois de ter sido feita a pesquisa, e visto que o problema ainda não tinha sido relatado. Quando se havia a duplicidade, simplesmente o tópico ele era fechado e na sua conclusão havia o link para o tópico onde o assunto havia sido debatido.

Hoje, as pessoas abrem os tópicos e não há qualquer tipo de filtro ou moderação, tornando o conteúdo do fórum totalmente vago, pois se torna muito difícil achar um tópico que realmente responda o seu questionamento dentro da imensidão que é aberta, que muitas vezes não possuem qualquer tipo de conclusão.

A decadência, do meu ponto de vista, está tão grande, que hoje qualquer um pode abrir um tópico intitulado como "dicas" sem conhecer realmente o assunto.

Essa semana por exemplo, tive uma resposta excluída por um moderador por ter escrito "Bizarro..." em um tópico que se intitula como dicas, onde o autor demonstra desconhecer totalmente o assunto. Pior ainda é o a resposta que recebi referente ao motivo da exclusão foi, "Motivo: Favor utilizar argumentos técnicos ao criticar algo aqui no fórum".

Posso ter me excedido, sim, mas também como não se exceder pela falta de conteúdo e com a falha da moderação? Como um usuário pode criar um tópico que se auto intitula como "dicas", com conteúdo esdruxulo, muitas vezes inútil, sem a utilização de argumentos técnicos, e este não ser excluído mas uma crítica a postagem sim.

A meu ver, o fórum do Clube do Hardware está deixando de ser um espaço de debate sério com conteúdo de qualidade como era antigamente, para se tornar mais um fórum para "micreiros".

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, gabrielflach disse:

Antigamente se abria um tópico somente depois de ter sido feita a pesquisa

Concordo, mas os tempos mudaram, infelizmente... Não podemos mais barrar os tópicos dos usuários leigos e mandar eles procurarem as respostas no fórum.

6 minutos atrás, gabrielflach disse:

Quando se havia a duplicidade, simplesmente o tópico ele era fechado e na sua conclusão havia o link para o tópico onde o assunto havia sido debatido.

Ainda há esse tipo de norma por aqui, mas de um modo um pouco diferente para deixar o fórum mais organizado sem muita poluição nos sub-fóruns.

7 minutos atrás, gabrielflach disse:

Hoje, simplesmente as pessoas abrem os tópicos e não há qualquer tipo de filtro ou moderação, tornando o conteúdo do fórum totalmente vago, pois se torna muito difícil achar um tópico que realmente responda o seu questionamento dentro da imensidão que é aberta, que muitas vezes não possuem qualquer tipo de conclusão.

Como comentado anteriormente, infelizmente as pessoas querem as respostas prontas e a grande maioria das pessoas que ajudam são leigas, não dá pra pedir que as mesmas tenham um nível de conhecimento mínimo para tentar ajudar. A comunidade é formada por qualquer pessoa que esteja disposta à ajudar... Se a pessoa estiver postando informações erradas ou questionáveis, os próprios membros com um pouco mais de conhecimento já irão questiona-lo, ou então a própria moderação irá pedir algumas informações que provem o argumento ou até mesmo remover o comentário dependendo do nível da informação.

13 minutos atrás, gabrielflach disse:

A decadência, do meu ponto de vista, está tão grande, que hoje qualquer um pode abrir um tópico intitulado como "dicas" sem conhecer realmente o assunto.

Realmente...

38 minutos atrás, gabrielflach disse:

Essa semana por exemplo, tive uma resposta excluída por um moderador por ter escrito "Bizarro..." em um tópico que se intitula como dicas, onde o autor demonstra desconhecer totalmente o assunto. Pior ainda é o a resposta que recebi referente ao motivo da exclusão foi, "Motivo: Favor utilizar argumentos técnicos ao criticar algo aqui no fórum".

A moderação tenta ao máximo evitar respostas assim. Se o tópico for ruim com argumentos falhos, recomendo que você debata ou mostre suas opiniões com respeito para o dono do tópico para ele ver que está errado nos pontos citados por você.

40 minutos atrás, gabrielflach disse:

Posso ter me excedido, sim, mas também como não se exceder pela falta de conteúdo e com a falha da moderação?

Pode especificar melhor sua crítica na falha da moderação?

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

24 minutos atrás, Jasiel disse:

Como comentado anteriormente, infelizmente as pessoas querem as respostas prontas e a grande maioria das pessoas que ajudam são leigas, não dá pra pedir que as mesmas tenham um nível de conhecimento mínimo para tentar ajudar. A comunidade é formada por qualquer pessoa que esteja disposta à ajudar... Se a pessoa estiver postando informações erradas ou questionáveis, os próprios membros com um pouco mais de conhecimento já irão questiona-lo, ou então a própria moderação irá pedir algumas informações que provem o argumento ou até mesmo remover o comentário dependendo do nível da informação.

Meu questionamento quanto ao conteúdo vago está relacionada a grande quantidade de tópicos de assuntos repetitivos ou já debatidos. A grande verdade é que uma pessoa que detêm um nível de conhecimento que esteja disposta a ajudar não vai ficar respondendo ou debatendo o mesmo assunto em quatro ou cinco tópicos, simplesmente ela irá responder um e o restante irá deixar de lado, para responder outros questionamentos.

19 minutos atrás, Jasiel disse:

Pode especificar melhor sua crítica na falha da moderação?

Acredito que a maior falha que vi, me corrija se eu estiver errado, referente a moderação é deixar passar um conteúdo como dicas sem um fundamento técnico. O usuário que é leigo vê um tópico com um título contendo dicas ou tutorial, ele espera que aquele conteúdo seja fundamentado, e não um que ainda venha a ser debatido ou questionado.

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, gabrielflach disse:

Meu questionamento quanto ao conteúdo vago está relacionada a grande quantidade de tópicos de assuntos repetitivos ou já debatidos. A grande verdade é que uma pessoa que detêm um nível de conhecimento que esteja disposta a ajudar não vai ficar respondendo ou debatendo o mesmo assunto em quatro ou cinco tópicos, simplesmente ela irá responder um e o restante irá deixar de lado, para responder outros questionamentos.

Concordo, eu mesmo já respondi praticamente a mesma dúvida várias vezes durante o dia, porém sem a criação de novos tópicos o fórum fica parado. A grande maioria dos tópicos é referente à montagem de computadores para jogos, cada usuário quer ter um tópico exclusivo e não pesquisa antes de postar a dúvida.

Fica bem repetitivo as respostas nesse tipo de tópico, mas fazer o que?

12 minutos atrás, gabrielflach disse:

Acredito que a maior falha que vi, me corrija se eu estiver errado, referente a moderação é deixar passar um conteúdo como dicas sem um fundamento técnico. O usuário que é leigo vê um tópico com um título contendo dicas ou tutorial, ele espera que aquele conteúdo seja fundamentado, e não um que ainda venha a ser debatido ou questionado.

Não podemos proibir a criação de tópicos... Mas isso não quer dizer que vamos liberar qualquer tópico com informações erradas que prejudiquem os usuários. Se qualquer usuário ver algo do tipo, deve imediatamente denunciá-lo à moderação para as medidas cabíveis.

O debate serve justamente para botar o conhecimento em mesa e à visão das demais ideias dos usuários... desde que seja saudável.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Oi @gabrielflach ! Obrigado pelo seu testemunho e suas observações. Gostaria de complementar este debate com a minha percepção pessoal como dono do Clube do Hardware!

21 horas atrás, gabrielflach disse:

Acompanho o site do Clube do Hardware desde 2002, e no passar dos anos, vejo o conteúdo do fórum sempre decaindo em qualidade, são sempre muitos posts e muitos tópicos com respostas vagas e sem qualquer embasamento, ou já respondidas em outros tópicos.

Isto é um fato. O nível do usuário médio caiu colossalmente nos últimos anos. Isto se deve, principalmente, à mudança do perfil do usuário médio da internet de uma forma geral. Há 15 anos, a gente achava que "todo mundo" estava na internet, mas era todo mundo dentro da nossa bolha (classe média para cima). Com a chegada da internet à população em geral, vimos a verdadeira realidade atual do Brasil, em particularmente o analfabetismo funcional, a dificuldade em se expressar, falta de educação e a preguiça. Não estou dizendo com isto que todos os usuários novos são assim, mas é fato que usuários com este perfil estão em uma proporção muito maior do que 15 anos atrás.

Isto reflete em diversos problemas que temos de lidar aqui no dia a dia "do nosso lado":

• Usuário abre tópico no setor errado, com português ininteligível, com título ruim, e não é respondido em 15 minutos e sai reclamando e falando mal da gente.
  • A gente move o tópico para o local correto e dá uma melhorada no texto, e o usuário reclama.
  • Você explica que é para melhor organização do fórum, e o usuário te xinga.
  • O usuário tem preguiça de pesquisar.
  • O usuário tem preguiça de ler.
  • O usuário não volta para agradecer pela solução de um problema ou ao menos dar prosseguimento dizendo se a solução dada funcionou ou não.

ssa semana por exemplo, tive uma resposta excluída por um moderador por ter escrito "Bizarro..." em um tópico que se intitula como dicas, onde o autor demonstra desconhecer totalmente o assunto.

Em casos como este, eu peço o favor de você entrar em contato por mensagem privada com qualquer coordenador do fórum. São eles:  @FIRE_Scheifer, @Édnei Rodrigues, @RenatoM, @BCP, @Turco

Os coordenadores são os responsáveis por verificar se a moderação está atuando corretamente, e verificar justamente casos como estes, de tópicos escritos como se fosse "autoridade" mas na verdade contendo informações incorretas.

Na pressa do dia a dia, moderadores podem cometer equívocos na moderação, e peço desculpas antecipadamente caso tenha sido o caso aqui.

Mas veja que estamos em constante melhoria em relação à nossa equipe, inclusive afastando moderadores que cometem excessos, pois não queremos que usuários se sintam "melindrados" em participar do nosso fórum.

A meu ver, o fórum do Clube do Hardware está deixando de ser um espaço de debate sério com conteúdo de qualidade como era antigamente, para se tornar mais um fórum para "micreiros".

Como disse inicialmente, o perfil do usuário médio mudou muito. A nossa comunidade é formada por usuários como você, e entendo que muitos usuários mais técnicos e mais antigos acabam desistindo um pouco por conta do "cansaço" que é ter de aturar usuários com o perfil descrito.

Mas, infelizmente, é a realidade, não podemos simplesmente impedir a participação de usuários com o perfil que você descreve e que eu descrevo.

Muitos usuários antigos e mais técnicos também acabam deixando de participar por outros motivos, como família, trabalho, etc.

Mas o que faz a nossa comunidade são os nossos usuários, nós da administração e da coordenação só podemos atuar "colocando ordem na casa" e eventualmente promovendo uma ou outra discussão.

Mais uma vez, obrigado por trazer este seu testemunho, pois ele está alinhado com o que percebemos aqui sim, e é importante saber o que usuários antigos, como você, percebem, o que podemos melhorar, e soluções para mitigar todas essas questões (dentro do possível).

Abraços!

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, se pegar só o que tem de tópicos perguntando sobre desempenho de processadores ou se a placa de vídeo X serve no pc deles (que aliás eles nem informaram a configuração) é assombrosa.

Sendo um membro tão antigo quanto voce, vivi a época de ouro do CdH que foi antes do Orkut. E havia uma preocupação maior dos novos membros em pesquisar as coisas e aprender sobre TI.

Eu mesmo posso dizer que era como parte deles, não sabia nada sobre TI e infra e devo 80% do meu conhecimento ao CdH.

Anos depois, quando ingressei em uma faculdade de analise de redes, boa parte do conteúdo que vi ao longo de todo o curso, eu já dominava por causa das longas horas que passava no site, lendo tópicos e mais tópicos só por curiosidade.

Aprendi tanto que tive até a oportunidade de escrever 2 artigos para o site, algo de que tenho muito orgulho!

As gerações novas, cada uma delas é mais ansiosa e menos concentrada que a anterior e o mundo não tem volta, essas pessoas serão o futuro do site. Fico profundamente irritado toda vez que vejo tópicos irrelevantes frutos da falta de 2 minutos de pesquisa também. Mas se essas pessoas tivessem feito essa pesquisa, não acabariam aqui, onde temos a chance de tentar moldar um pouco destes grupos, fazerem eles se engajarem, aprenderem a procurar e a resolver os problemas e quem sabe ali na frente não sejam eles a estarem corrigindo nós "dinossauros". Afinal com a idade vem a falta de tempo e de saco para aprender sobre as novas tecnologias e sistemas que nem nos interessa mais pois saber o preço das fraudas é mais importante agora do que a tecnologia da nova memória da placa de vídeo X.

Vida longa ao CdH!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, sdriver disse:

Realmente, se pegar só o que tem de tópicos perguntando sobre desempenho de processadores ou se a placa de vídeo X serve no pc deles (que aliás eles nem informaram a configuração) é assombrosa.

Nesse tipo de discussão eu prefiro nem participar, só observo. A última vez que fui debater sobre um problema de desempenho na abertura de programas de escritório, e acabei por recomendar a instalação de um ssd, o pessoal só faltou me bater, ouvi até que era muito luxo recomendar um ssd para o computador do autor do tópico.

3 horas atrás, Gabriel Torres disse:

Com a chegada da internet à população em geral, vimos a verdadeira realidade atual do Brasil, em particularmente o analfabetismo funcional, a dificuldade em se expressar, falta de educação e a preguiça.

Acredito que a pior realidade brasileira é a falta de educação, essa acaba desanimando qualquer pessoa que esteja interessada em ajudar. Como citei acima, em alguns tópicos eu acabei deixando de debater, e um deles foi o de Fontes e Energia, mas precisamente os tópicos relacionados a problemas elétricos. Era muito difícil debater, pois as pessoas não aceitam um comentário contrário ao que elas pregam, e quando você é incisivo, muitas vezes elas partem para um tom mais agressivo a fim de fazer valer a sua opinião. Como engenheiro eletricista me sentia perdido, por mais que eu tentasse ajudar, as pessoas pareciam que não estavam interessadas em aprender alguma coisa nova, ou um conhecimento mais técnico do que o habitual, e nisso acabei me desanimando e deixando de participar das discussões.

Uma sugestão que tenho, é que os tópicos relacionados a dicas e tutorias, deveriam ter um maior controle na publicação, ou que sua publicação fosse feita somente depois de uma revisão, para que o fórum não vire um youtube ou facebook da vida, onde qualquer um pode postar qualquer besteira.

E um pedido em particular que tenho, se for possível, era a criação de um sub-fórum de distribuições Linux para sistemas embarcados, como openwrt, dd-wrt, gargoyle entre outros, pois é difícil encontrar um fórum brasileiro relativo a esse tema.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
55 minutos atrás, gabrielflach disse:

E um pedido em particular que tenho, se for possível, era a criação de um sub-fórum de distribuições Linux para sistemas embarcados, como openwrt, dd-wrt, gargoyle entre outros, pois é difícil encontrar um fórum brasileiro relativo a esse tema.

Eu usava DD-WRT e atualmente uso o Open WRT, todo conteúdo que achei sobre esses sistemas acaba ficando concentrado nos foruns das comunidades desenvolvedoras, mas tudo em inglês mesmo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@gabrielflach e todos os usuários do Fórum.

Boa tarde, tudo bem? Esperemos que sim... 

Sobre suas argumentações vou pontuar alguns pontos como os já pontuados pelos participantes acima.

Citação

É amigo, infelizmente isso é algo que possa vir a ocorrer. Mas explicamos, um Fórum é um local aberto para discussões e debates sobre assuntos mesmo que sejam com pontos de vistas diferentes. Cabe ressaltar a todos os nossos usuários  que o Clube do Hardware não é responsável pelo conteúdo publicado pelos usuários, a responsabilidade do conteúdo publicado é dos usuários. O Clube do Hardware apenas cede o espaço, quem faz a qualidade do Fórum são os usuários. Nesse sentido não é o Fórum do Clube do Hardware que está deixando de ser um espaço de debate sério (há uma troca de responsabilidades nesse ponto de vista), mas sim os usuários que participam hoje do Fórum Clube do Hardware em alguns casos não utilizam qualidade ou boa vontade para participar do Fórum Clube do Hardware ou de qualquer outro Fórum. Sabemos que as vezes os usuários não colaboram é verdade, mas a sua argumentação acima às vezes pode parecer transmitir a responsabilidade do conteúdo existente aqui ser de responsabilidade do Fórum e como melhor explicado aqui, não é bem dessa maneira, mas sim responsabilidade dos usuários.

Citação

Realmente, qualquer um usuário pode abrir um tópico desde que o mesmo esteja dentro das Regras do Fórum. Porém como mencionamos aqui, o Fórum tem como por definição ceder o espaço para que usuários troquem conhecimentos e experiências entre eles, não é função do Fórum ensinar um usuário, a função e definição de um Fórum é que através do conteúdo existente nele sirva como fonte de pesquisas aos usuários, quem adquire conhecimento é o usuário e o que faz com esse conhecimento ou falta dele é de responsabilidade do usuário, para nos do Clube do Hardware o que procuramos fazer é adequar as participações de forma que as mesmas fiquem em um contexto mais organizado que claro pode ir modificando de tempos em tempos de acordo com os feedbacks recebidos pelos nossos usuários. 

Citação

Sei que todas as dúvidas são importantes, mas não se pode confundir esse princípio com a preguiça ou comodismo, por simplesmente postar um tópico e esperar que a resposta venha até você, sem sequer ter um pouco de trabalho em pesquisar se outra pessoa já teve o mesmo tipo de dúvida ou questionamento.

Como já explicado pelos companheiros acima não podemos cercear nossos usuários de publicarem suas dúvidas mesmo que nos dias de hoje já existam várias iguais a que esse usuário irá publicar. Todas as vezes em que tomamos alguma atitude um pouco mais enérgica em relação a isto (perguntas duplicadas), os usuários reclamam conosco que somos muito "chatos" ou que somos "ditadores", apenas para usar os termos mais amenos que temos de ler em relação à nossa moderação. É fato que a princípio o comodismo e a preguiça parecem reinar em muitos usuários nos dias de hoje, mesmo assim o Fórum cede o espaço a todos, pois a definição de um Fórum é justamente essa, a nós cabe tentarmos organizar o espaço.

Citação

Acredito que a maior falha que vi, me corrija se eu estiver errado, referente a moderação é deixar passar um conteúdo como dicas sem um fundamento técnico

A perfeição não existe em canto algum (desconheço ainda algo 100% perfeito principalmente em um ambiente composto de pessoas diferentes e com visões próprias do que é melhor para cada um deles que certamente não servirão para todos os outros, porque opinião cada um tem a sua e aplicabilidade na solução de problemas cada um usa de um jeito diferente), mas com muito trabalho podemos tentar chegar a um ambiente em que consigamos deixá-lo organizado e agradável aos usuários, porém a Moderação é feita de um serviço voluntário e é ínfima diante de um Fórum com volume de usuários e informações como o nosso. É exatamente por isso que existe a ferramenta denunciar. Os usuários reconhecem os equívocos e denunciam o conteúdo, a Equipe de Moderação vai agir em cima do conteúdo denunciado. Claro, nós tentamos moderar em todos as áreas de Fórum, porém o Fórum é extenso e justamente por isso contamos com a ajuda de nossos usuários, pois assim corrigiremos essas informações sempre que possíveis. É uma troca de favores, você como os nossos usuários nos ajudam mostrando o que encontram de informações equivocadas e nós da Equipe de Moderação agiremos na solução do problema evitando assim o aumento de informações equivocadas em nosso Fórum e para isso contamos com vocês...

Citação

A grande verdade é que uma pessoa que detêm um nível de conhecimento que esteja disposta a ajudar não vai ficar respondendo ou debatendo o mesmo assunto em quatro ou cinco tópicos, simplesmente ela irá responder um e o restante irá deixar de lado, para responder outros questionamentos.

Olha @gabrielflach, vamos torcer para que esse sentimento não se espalhe pois se assim fosse, você não estaria aqui no Fórum, eu não estaria aqui no Fórum assim como outros usuários não estariam aqui no Fórum e em suas atribuições de vida, porque um Professor ou uma pessoa com melhor conhecimento não desistiu de repassar 500 mil vezes o seu conhecimento a nós, pois ele ensina o mesmo conteúdo as vezes de manhã, de tarde, de noite, de madrugada, caso contrário não estaríamos aqui. A educação ou mesmo o conhecimento para quem é detentor do mesmo faz sua parte na tentativa de compartilhar o máximo que consegue, cabe a cada um que recebe aquela informação decidir o que será feito da mesma. Por esse motivo que o desânimo as vezes acopla muitos de nossos usuários com muito conhecimento, mas desistir não é o melhor caminho porque se fosse, sequer chegaríamos a uma Faculdade sem tutores que tivessem persistido em nos transmitir seus conhecimentos mesmo repetindo 1000 vezes, creio que se muitos cidadãos  tivessem mais da determinação que os professores têm para transmitir conhecimento sem desistir, as pessoas do Mundo estariam bem melhor em vários aspectos, principalmente na qualidade do tratamento mútuo. Mas nós fazemos a nossa parte, damos o máximo, no meu caso comecei como usuário compartilhando meu conhecimento, se tivesse desistido mesmo tendo que repetir a mesma coisa a vários outros usuários possivelmente não estaria lhe dirigindo a palavra como estou hoje não é mesmo??? Se temos boa vontade e gostamos do que fazemos e nosso tempo permite, porque não tentarmos???  Então acho que desistir ou desanimar nem sempre é o melhor caminho, se gostamos do espaço, vamos lutar para melhorá-lo, é a melhor contribuição  ao espaço que podemos fazer. 

Citação

Nesse caso @gabrielflach, nós da Equipe de Moderação do  Clube do Hardware  como já explicado acima, tentamos fazer o nosso melhor embora nem sempre consigamos devido a demanda,  se foi considerada excessiva a argumentação utilizada para ocultar o seu tópico , lamentamos pelo inconveniente, mas você sabe como usuário antigo do Fórum, assim como outros antigos e assim como eu também, que a sua participação se excedeu e justamente por esse motivo foi removida por não se adequar às Regras do Fórum. Como Motivo correto é que "Solicitamos uma melhor argumentação sobre sua opinião nesse tópico". Infelizmente foi muito resumido o termo utilizado e aí nós da Equipe de Moderação ficamos sem entender sobre qual sentido poderia ser utilizado aquele argumento, como crítica ao Fórum, crítica a Moderação, crítica ao tópico, como você explicou e muito bem agora, sabemos que era ao tópico. Mas sabemos que encontrarmos um erro ou equívoco de outro usuário, não é a melhor maneira agirmos equivocadamente, pois assim, o conteúdo muito ruim continuará ruim e não vamos auxiliar a melhorar aquele conteúdo. Por isso solicitamos a gentileza de achando equívocos por favor denuncie, tentaremos agir sempre de maneira mais ágil nos casos denunciados e quando essa agilidade não for possível, tenha um pouco de paciência que logo agiremos no caso. 

Agradecemos aqui o seu feedback, pois é graças a ele que podemos melhorar o Fórum aos nossos usuários. Qualquer dúvida estamos a disposição.  Obrigado. 

Atenciosamente,

Dj Rayke

Administrador

Clube do Hardware 

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
Em 09/09/2019 às 13:43, gabrielflach disse:

Quero através desse relatar minha experiência com o fórum.

Também sou de 2002, e com as bolhas que a internet gerou, aliada a uma geração que se esforça menos para ter acesso a coisas que outras gerações, saiba que vai piorar.

Antigamente se abria um tópico somente depois de ter sido feita a pesquisa, e visto que o problema ainda não tinha sido relatado. Quando se havia a duplicidade, simplesmente o tópico ele era fechado e na sua conclusão havia o link para o tópico onde o assunto havia sido debatido.

Hoje, as pessoas abrem os tópicos e não há qualquer tipo de filtro ou moderação, tornando o conteúdo do fórum totalmente vago, pois se torna muito difícil achar um tópico que realmente responda o seu questionamento dentro da imensidão que é aberta, que muitas vezes não possuem qualquer tipo de conclusão.

Essa época era divertida, ficar em fóruns gringos tentando aprender, cheios de panelas de ignorância, onde se aprendia pouco pegando migalha de uns pseudo genios rs, derivado dos grupos de discussão por email, era complicado que o membro ignorante era próximo dos adms, e tomavam partido do cara em detrimento a você 

A tarefa de filtrar e moderar não deve ser exclusivamente da moderação, os usuários que se importam com a plataforma devem reportar sempre e jogar junto, na minha época que era mais ativo, mandava no minimo 20 por dia, isso quando não pegava casos iconicos como o malamaniaco por exemplo e depois via ele banido.

Imagina o trabalho hoje, as pessoas postarem perguntas e esperem a aprovação, o que ia ter de gente chorando porque demora e o trabalho adicional de editar e adivinhar o que o cara quer, isso deve ser responsabilidade de quem tem dúvida, e boa parte delas a seleção natural age rs.

Posso ter me excedido, sim, mas também como não se exceder pela falta de conteúdo e com a falha da moderação? Como um usuário pode criar um tópico que se auto intitula como "dicas", com conteúdo esdruxulo, muitas vezes inútil, sem a utilização de argumentos técnicos, e este não ser excluído mas uma crítica a postagem sim.

Eu no seu lugar apenas denunciaria e próxima pergunta.

Eu concordo com a postura do moderador de ter excluído a sua postagem porque não traria nada relevante para a discussão proposta se apenas escreveu bizarro como resposta, porém, se escrevesse por exemplo porque considera bizarro propondo uma interativividade de entender pelo menos o que o autor da postagem pensou para escrever aquilo provavelmente sua postagem não seria excluída, demonstraria que quer ajudar, não apontando mais do mesmo, e poderia ter alguma dica atualizada, contribuindo para uma discussão séria.

Eu tive o prazer de ter algumas postagens destacadas aqui no fórum, e atualizei muita coisa nelas por sugestões dos usuários, com testes que não acabei fazendo por não ter estrutura adequada.

O debate sério e pessoas afim de ajudar sempre existe, essa pessoa some, depois ela volta, mas a qualidade vem de quem retroalimenta a plataforma.

Entendo o seu desabafo, mas não desanime

• Curtir 4
  • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui fala outro cacareco 👴 , que começou na informática nos anos 90 -- apesar do meu cadastro aqui ser novo, usava este fórum muito tempo atrás, até que aconteceu uma debandada de usuários para outro site e tal (mas isso não interessa).

Concordo com os colegas. Já meditei sobre o assunto e minha conclusão fica na linha do @marcmira : vamos levando, fazendo o possível, ignorando o besteirol e tentando manter o bom nível.

• Curtir 2
  • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

A queda do "nível" das mensagens pode ser atribuída à popularização da informática e da internet, mas quem sabe a proporção entre mensagens boas e ruins continue a mesma e apenas o número total de mensagens que aumentou muito, tornando as mensagens ruins mais visíveis que antigamente. E também existe uma predisposição em cada geração para criticar as gerações seguintes (com ou sem razão).

Quem sabe os usuários dos antigos BBS até pudessem fazer críticas semelhantes sobre o "nível" de quem se conectou já na era TCP/IP no final dos anos 90 e começo dos anos 00, mas que eu me lembre o nível técnico de boa parte dos usuários de BBS também não parecia ser muito alto, mas a quantidade deles com certeza era muito menor.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!