Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
MxGamesPlay_BR

Queda de energia intermitente. Pode queimar alguma peça?

Posts recomendados

Galera, hoje minha energia caiu umas 30x com meu PC ligado e queria saber quais riscos?  Pode queimar todas as peças ou só a fonte? 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@MxGamesPlay_BR Quando a fonte é de qualidade queima só a fonte.

O que queima fontes é surto de tensão apenas, se está usando uma tomada Aterrada então ajuda na proteção.

Compartilhar este post

Link para o post

@Elder Nauvirth Minha fonte é CX450, mas queria saber se pode queimar ou danificar outra coisa sem ser ela?

Compartilhar este post

Link para o post

@MxGamesPlay_BR É difícil danificar algo além da fonte, visto que a fonte é de qualidade.

Se fosse estragar algo, iria a sua CX450 primeiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Como caiu 30 vezes com o PC ligado? Caiu, você religou, caiu, religou, caiu, religou... E fez isso 30 vezes? Se caiu o PC desliga, a 2a vez que cair ele já vai estar desligado (a não ser que você fique religando).

Compartilhar este post

Link para o post

@Shaman93 Meu PC ficou desligando e ligando junto com minha energia. Tipo, ela voltava e meu PC ligava automaticamente e do nada desligava junto com a energia. Cheguei agora em casa e meu irmão me falou. 

adicionado 1 minuto depois

Notei uma diferença na temperatura, meus hardware estão com a temperatura acima do padrão. Isso pode ter sido por causa da energia? @Shaman93 @Elder Nauvirth

Compartilhar este post

Link para o post

@MxGamesPlay_BR Sobre a temperatura você tem que ver como está o clima na tua região, o "inverno" não acabou oficialmente no sudeste mas o calor já começa a voltar, ontem fez 32° C aqui, hoje já deve estar nos 29° C e a previsão pra amanhã é de 34° C.

Por outro lado, se você usa ar condicionado no ambiente do PC, isso não se aplica rs.

De toda forma, você tem uma base das temperaturas antes de tudo? Seria legal comparar.

Compartilhar este post

Link para o post

@MxGamesPlay_BR Tem que desativar esta função no setup, "power loss restart".

Diferença de temperatura? Não será o dia mais quente não? Se tá funcionando tudo normal aí, desencana.

Compartilhar este post

Link para o post

Ligar e desligar em seguida, várias vezes, acaba estressando os componentes, principalmente o HD.

É importante o seu PC ligado direto? Se sim, veja se não teria como você ligar ele através do wake on lan em vez de quando for energizado novamente.

Compartilhar este post

Link para o post

@gabrielflach "Ligar e desligar em seguida, várias vezes, acaba estressando os componentes, principalmente o HD." Essa questão de deixar o HD estressado pode resultar a lentidão? 

Compartilhar este post

Link para o post

Como o pessoal disse acima, por ser uma fonte de qualidade, os componentes eletrônicos contra surtos entrariam em ação impedindo que o surto chegue até as linhas de saídas da fonte. Supondo que todas as proteções da fonte falhem em algum ponto, os componentes mais afetados serão a placa de vídeo, o HD e a placa-mãe, pois são ligados diretamente na fonte. Ambos os citados também possuem componentes de proteção, que queimariam para proteger o resto do circuito.

Compartilhar este post

Link para o post
22 minutos atrás, MxGamesPlay_BR disse:

@gabrielflach "Ligar e desligar em seguida, várias vezes, acaba estressando os componentes, principalmente o HD." Essa questão de deixar o HD estressado pode resultar a lentidão? 

Não causa lentidão. O que pode é diminuir a vida útil a longo prazo.

Interrupção no fornecimento de energia e surto de tensão são coisas totalmente diferentes. O problema que está ocorrendo é interrupção no fornecimento e não surto de tensão.

@MxGamesPlay_BR É importante o seu PC ficar sempre ligado?

Compartilhar este post

Link para o post

@gabrielflach Ele não é ligado direto na tomada. É ligado em um filtro de linho. 

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, MxGamesPlay_BR disse:

@gabrielflach Ele não é ligado direto na tomada. É ligado em um filtro de linho. 

Eu falo se é importante o seu PC ficar sempre em funcionamento.

Se você deixa fazendo algum download ou aberto em algum jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Antigamente se falava muito sobre a possibilidade de causar bad blocks nos HDs ao ficar usando o botão de reset várias vezes ou mesmo ligar e desligar de maneira inadequada, imagino que isso se aplique aos dias atuais ainda porém não tenho certeza.

Aqui sempre que cai a luz eu já tiro da tomada e espero alguns minutos por precaução.

Compartilhar este post

Link para o post
Em ‎09‎/‎09‎/‎2019 às 15:46, gabrielflach disse:

O que pode é diminuir a vida útil a longo prazo.

Interrupção no fornecimento de energia e surto de tensão são coisas totalmente diferentes. O problema que está ocorrendo é interrupção no fornecimento e não surto de tensão.

Totalmente diferentes sim, mas intimamente relacionadas. É comum que a interrupção do fornecimento - o "vai e volta" da energia - seja acompanhada de surtos de tensão (principalmente na volta). E é aí que ocorrem os principais problemas. Portanto, os surtos sempre devem ser considerados nesse tipo de caso.

Compartilhar este post

Link para o post

@KairanD Discordo um pouco de você.

As pessoas associam muito a interrupção de energia a um surto de tensão, mas que na verdade é uma elevação temporária de tensão, pode acontecer, mas na grande maioria dos casos, o que ocorre é o afundamento temporário.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!