Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Seguinte um conhecido resolveu se aventurar nesse mundo sombrio que é fazer overclock -

Ele overclockou sua RX-570/580, que no caso o GPU-Z reconhece como RX 580, porém com 2048 Shaders; e ele foi na onda de promoção acabou adquirindo uma RX 570 de fato, porém ela se reconhece como RX 580 (é a ideologia de gênero nas placas, chegando até nelas - nas nossas queridas), o certo é para ele ser uma 580 deve ter 256 Shaders a mais. Ele overclokou no começo, tudo de boa tranquilão - foi aumentando poquinho, até que de repetente resolve colocar 19% de clock na GPU stock dele, o software que ele usa o Wattman, e o que acontece? A placa dele simplesmente apresentou problemas, mas por sorte voltou tranquilo e restaurou para o padrão. Agora ele está com pensamento pesado,  pensando que nessa overclockada pode danificar ou apresentar problemas de texturas e dentre outros problemas nos seus respectivos jogos e programas dentre em breve, longo, ou cedo mais tarde. Ele nesse momento está pensando em adquirir uma versão de 8 GB  - gastar dinheiro para adquirir outra sendo que a mesma que ele possui acredito eu que não dará mais problemas, desde que não fique mexendo constatemente. Esse nó deu na cabeça dele quando fez OC para ACOdyssey (que é muito mal otimizado para CPU) e depois de ter crashado, voltado ao padrão, ele retornou com configurações fábrica (padrão) e viu uma textura piscando, o gargalo era o processador dele, porém ele tentou sorte e acabou aumentando nada com esse OC, pois o processador era o limitante ou o limitador, tudo tem que passar primeiro por ele. 

Então, pessoal, overclock quando feito e quando falha e apresenta problemas, e volta as configurações stock pode haver problemas dentre em breve (no futuro)?

Bem, o que posso dizer é que eu tinha uma VGA single cooler e era de entrada, fiz altos overclocks e a VGA esquentava, falhava e retornava, ficava nessee ciclo até que um dia eu resolvi mexer além disso, se lembro bem foi com tensões no Wattman e MSI Afterburner (se me recordo bem), só sei que mexir além nos relógios (clocks) e deu no que deu, a VGA simplesmente começou a falhar, não bootando, bootando só às veze, artefatos, brilho colorido estranho, me parecia que o PC desligava ou simplesmente parava de responder - ficava com tela preta por causa da VGA. No geral, acredito que a culpado foi sim a VGA e ela fazia o Micro desligar, tanto é que troquei a VGA os problemas sumiram - até que o aquecimento chegou em outras partes. 

Postado

@Kally Rodriguez Cara, o melhor software atualmente para overclock é o Msi AfterBurner, e o que eu recomendo para fazer overclock em placa de vídeo é aumentar 10MHz em 10MHz o clock do chip gráfico e 20MHz em 20MHz das memórias da placa, eu tenho uma GTX 1060 aqui, eu fiz isso, subi pouco o clock, o clock de fabrica do chip é 2002MHz, já vem com overclock de fabrica e 4004MHz das memórias, subi as memórias para 4202MHz e o chip para 2137MHz, ganhei uns 6~10 FPS, acima disso o jogo começava a travar e não dava pra fazer nada.

Por sorte nunca deu nada na placa, e nem é para dar, mas como no seu caso você fez isso, e mesmo voltando os clocks ao normal, a placa apresentou artefatos na tela... erros de carregamento, etc... infelizmente o seu chip foi pro saco, uma gambiarra que muitos fazem e que dá certo e colocar a placa no forno a 200 graus, claro, você pode acabar danificando mais ainda ela, porém pode dar certo caso não queira levar ela em um técnico e pagar quase o preço da placa

Esses artefatos na tela dão geralmente depois que você além de mexer na frequência, mexe na tensão da placa, é ai que da a *****, as placas de vídeo mais "simples" não tem estrutura para aumentar a tensão

Postado
3 minutos atrás, William_1223 disse:

@Kally Rodriguez Cara, o melhor software atualmente para overclock é o Msi AfterBurner, e o que eu recomendo para fazer overclock em placa de vídeo é aumentar 10MHz em 10MHz o clock do chip gráfico e 20MHz em 20MHz das memórias da placa, eu tenho uma GTX 1060 aqui, eu fiz isso, subi pouco o clock, o clock de fabrica do chip é 2002MHz, já vem com overclock de fabrica e 4004MHz das memórias, subi as memórias para 4202MHz e o chip para 2137MHz, ganhei uns 6~10 FPS, acima disso o jogo começava a travar e não dava pra fazer nada.

Por sorte nunca deu nada na placa, e nem é para dar, mas como no seu caso você fez isso, e mesmo voltando os clocks ao normal, a placa apresentou artefatos na tela... erros de carregamento, etc... infelizmente o seu chip foi pro saco, uma gambiarra que muitos fazem e que dá certo e colocar a placa no forno a 200 graus, claro, você pode acabar danificando mais ainda ela, porém pode dar certo caso não queira levar ela em um técnico e pagar quase o preço da placa

Esses artefatos na tela dão geralmente depois que você além de mexer na frequência, mexe na tensão da placa, é ai que da a *****, as placas de vídeo mais "simples" não tem estrutura para aumentar a tensão

Não tenho mais a VGA descrita. 4004Mhz na memória é um bom clock.

Ele está concernado com isso e tais, ele acha que o bug de textura do jogo é problema com a placa. Só é problema quando aparece aquelas imagens pretas (mais conhecido como flicking), que pode ser driver, configurações de clock ou próprio jogo.

O que ele gostaria de saber e até eu também é, se fizer overclock e apresentar problemas e falhar e o sistema retornar, pode apresentar falhas e problemas depois?

Você diz "Por sorte nunca deu problema, nem é para dar" - É tão é brincar de jogar dados? Você brinca, brinca até vir o problema. A placa do conhecido, de quem ele comprou, o mesmo afirma que nunca fez overclock. Acontece que a Gigabyte, a empresa fabricante da GPU dele, disponibiliza um software para overclock, será que eles testam isso? Será que as fabricante testam overclock para saber até onde ele vai falhar?

Postado

@Kally Rodriguez Pode voltar a dar problemas sim, 4004MHz em stock, em overclock em cheguei em 4202MHz, não é "brincar de jogar dados", claro que tem aquela chance de dar *****, quando você faz o overclock você precisa ter em mente que existe esse risco, as fabricantes sempre testam as placas antes de sair da fabrica, acredito que eles não fazem overclock algum, mas provavelmente estressam ela ao máximo por algumas horas, nada que a danifique.

Placas de vídeo mais antigas dão problemas sim, isso pode acontecer pelo acumulo de poeira dentro dela, que acaba dando curto em alguma peça e pelo próprio uso prolongado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...