Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3600: devo atualizar BIOS da Gigabyte GA-A320M-S2H ou trocar placa-mãe?


nynkoro18

Posts recomendados

Eai pessoal, beleza?

 

Tenho uma placa-mãe Gigabyte GA-A320M-S2H e um processador Ryzen 5 1600. Tenho pensado em trocar para o novo Ryzen 5 3600, ele é mais rápido e tem o mesmo consumo do R5 1600.

 

Então fui no site da Gigabyte e pra minha surpresa o processador é suportado com atualização para a BIOS F40, o que achei bastante agradável, visto que é uma placa de entrada com suporte aos mais novos Ryzen.

 

Minha dúvida é: realmente vale a pena por um Ryzen novo numa mobo dessa? Ele deve ter seu desempenho gargalado por conta do chipset?

 

Se sim então o ideal é uma mobo de chipset B450 mesmo?

 

Minha placa de video é a GT 1030 (tava com pressa de comprar placa de video pra ligar o meu primeiro pc montado depois de 10 anos com um Core 2 Duo e caí no bait da Nvidia das placas SDDR4), mas ainda esse ano devo comprar a RX 580 8GB, GTX 1660Ti ou Vega 56. A que tiver com menor custo eu levo.

 

Somebody help! 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nynkoro18 Recomendo trocar de mobo sim, pega uma com dissipador nas fases, será melhor.

 

4 minutos atrás, nynkoro18 disse:

Minha placa-mãe é a GT 1030

Importante é dar vídeo, se está conseguindo usar normalmente depois troca.

 

Mas lembre que precisa de uma fonte de qualidade para suportar as novas gpus, e como está montando um pc com peças boas, então o esperado é que não tenha colocado uma fonte vagabunda.

 

PS: Mesmo estando escrito ali que a placa-mãe é uma GT1030, ainda dá para saber que foi um simples erro de digitação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nynkoro18 Uma B350 já deverá aguentar, mas se quiser já pegar algo mais novo, só ir na B450 mesmo.

 

E claro, não esqueça de ver ela bem e comparar com a sua, pois o recomendado é pegar uma mobo com dissipador de fases, e dá para notar a diferença quando comparada com a sua.

 

Sobre a fonte, boa escolha, vai ajudar se for pegar uma RTX ou a Vega.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando tenho uma dúvida sobre outro assunto.


Meu PC fica desligando somente quando eu jogo. Só que é um desligamento difirente. Ele desliga quase todas as funções do PC, só fica ligado o LED que mostra o uso do HD e o ON/OFF do PC. Ai eu tenho que desligar e ligar a fonte, botar um ventilador do lado pra resfriar e não acontece isso mais.

 

Minha suspeita é que a fonte não tá suportando a tensão, quando os componentes são estressados eles precisam de mais "poder" e a fonte parece estar pedindo arrego já. Não tenho certeza se é ela, mas queria saber de vcs o que mais pode ser.


As configs dele:
Ryzen 5 1600
HyperX 8GB 2400MHz
GT 1030 SDDR4
Fonte CX430W
(deve ter uns 5 anos na minha mão e já deu alguns problemas)
Mobo Gigabyte GA-A320M-S2H

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nynkoro18 Se a fonte já deu problema então já está chegando a hora dela aposentar.

 

É difícil essas fontes darem problemas, normalmente seria decorrente de mal uso, se foi usado assim então estraga mais rápido, mas até que durou muito tempo, 5 anos está ótimo, uma fonte sendo mal usada duraria 1 ano no máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi O gabinete é horrivel, tem uma entradinha de ar na frente, mas não entra nada. Só tem uma saída de ar atras e pronto. É aqueles gabinetes antigões de 10 anos atrás. Eu vou comprar um Cougar MX 330

@Andros Santos Eu também to achando hein, o Ryzen 5 1600 já dá conta de muita coisa por conta do ótimo multi tarefa dele, só preciso de uma placa com mais VRAM porque eu amo gráficos detalhados e tal.

 

adicionado 3 minutos depois
15 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@nynkoro18 Se a fonte já deu problema então já está chegando a hora dela aposentar.

 

É difícil essas fontes darem problemas, normalmente seria decorrente de mal uso, se foi usado assim então estraga mais rápido, mas até que durou muito tempo, 5 anos está ótimo, uma fonte sendo mal usada duraria 1 ano no máximo.

Mal uso com certeza não é, nunca fiz overclock na vida, apesar de saber como fazer. E nem fiz nada que estresse demais uma fonte dessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, nynkoro18 disse:

Mal uso com certeza não é, nunca fiz overclock na vida, apesar de saber como fazer. E nem fiz nada que estresse demais uma fonte dessa

Overclock não classifica mal uso até onde eu sei.

 

A lista de mal uso é:

 

Usar estabilizador, nobreak barato ou módulo isolador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...