Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar disjuntor geral de 40a nema por um din de 40 curva b ou c?


Posts recomendados

Boa tarde! Estou querendo trocar meu disjuntor geral da casa, que é de 40 A (Nema), por um DIN de 40, pois li que é melhor e mais eficiente que o NEMA.

A minha dúvida é com relação a "Curva" que esses disjuntores DIN tem.

Encontrei aqui mesmo um tópico parecido com a minha dúvida , mas no caso desse tópico, não me ajudou a esclarecer minha dúvida pois não era exatamente o meu caso pois se tratava de um equipamento específico.

Li que :

Os disjuntores de curva B são indicados para cargas resistivas com pequena corrente de partida, como é o caso de aquecedores elétricos, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes

 

curva C são indicados para cargas de média corrente de partida, como motores elétricos, lâmpadas fluorescentes e máquinas de lavar roupas.

 

 No meu caso, seria a troca de um disjuntor geral que sempre foi de 40A do modelo NEMA , por um DIN de 40 A também.

Acabei comprando um DIN 40 A, de curva B.

 

Aqui em casa usamos equipamentos eletrônicos comum, como tv, som, , chuveiro,eletrodoméstico em geral, como microondas, fritador elétrico e máquina de lavar etc.

 

Nesse caso , eu instalo esse de curva B mesmo ou devo usar um de Curva C ?

Caso eu usasse o de curva B, teria algum problema?? Tem Algum risco??

 

Desde já, agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O de curva B tem mais sensibilidade para sobrecarga, desliga entre 3 a 5 vezes a corrente nominal. O curva C é entre 5 e 10 vezes, por isso é indicado para uso em circuitos com motores, pois a corrente de partida de um motor pode ocasionar o desligamento indevido de um disjuntor curva B.

 

No seu caso são motores pequenos, não deve ter problemas, pode manter o disjuntor curva B.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov  Valeu mesmo! Muito obrigado pela ajuda! Abraço!

Porém, fiquei com outra dúvida. A minha fiação é antiga, portanto é fina, mas sempre foi disjuntor de 40A NEMA. Se eu mudar pra esse DIN 40A curva B, há risco da fiação não suportar mesmo a corrente desse disjuntor novo sendo a mesma do disjuntor antigo, ou não tem problema? Teria problema apenas se eu colocasse um disjuntor de maior corrente, o que não é o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas complementando... 

O único risco que ocorre ao colocar um disjuntor de curva B no geral é de ficar desarmando a toa ao ligar os equipamentos indutivos (os que usam motores e transformadores). 

 

Mas se tratando de uma instalação residencial é difícil isso ocorrer, já que a corrente depois da partida desses aparelhos fica em aproximadamente 10% dos 40A.

(estou supondo que sua rede é monofásica de 220V, já que um disjuntor desses é muito fraco para uma instalação de 127/220V).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Renato.88 disse:

Apenas complementando... 

O único risco que ocorre ao colocar um disjuntor de curva B no geral é de ficar desarmando a toa ao ligar os equipamentos indutivos (os que usam motores e transformadores). 

 

Mas se tratando de uma instalação residencial é difícil isso ocorrer, já que a corrente depois da partida desses aparelhos fica em aproximadamente 10% dos 40A.

(estou supondo que sua rede é monofásica de 220V, já que um disjuntor desses é muito fraco para uma instalação de 127/220V).

@Renato.88  A rede aqui é mosofásica 127V. Sempre foi o disjuntor NEMA de 40A. Tem risco de  problema se trocar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, André Luiz 78 disse:

@Renato.88  A rede aqui é mosofásica 127V. Sempre foi o disjuntor NEMA de 40A. Tem risco de  problema se trocar?

Não tem. 

Se está o de 40A aí, é porque a fiação foi dimensionada pra ele. 

O problema aparece se colocar um de corrente maior. 

 

Eu só acho estranho que a sua rede sendo somente de 127V a corrente desse disjuntor deveria ser bem maior que 40A, pois só um chuveiro chega a 30A fácil. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ricardov disse:

@André Luiz 78  teria que ver se os fios estão de acordo com o padrão da concessionária de energia elétrica para esse disjuntor. Para disjuntor de 40 A a fiação deve ser de 6 mm² ou maior, sendo que 6 mm² é o menor padrão permitido pelas concessionárias.

@Ricardov Acredito que os fios sejam de 6mm sim, pois sempre foi disjuntor de 40A há muitos anos!

adicionado 9 minutos depois
10 horas atrás, Renato.88 disse:

Não tem. 

Se está o de 40A aí, é porque a fiação foi dimensionada pra ele. 

O problema aparece se colocar um de corrente maior. 

 

Eu só acho estranho que a sua rede sendo somente de 127V a corrente desse disjuntor deveria ser bem maior que 40A, pois só um chuveiro chega a 30A fácil. 

 

Bem, o chuveiro daqui é de 4600w e seu manual de instruções pede um disjuntor de 40A. Exatamente o que está colocado. Será que é por isso??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, André Luiz 78 disse:

Tem um disjuntor de 40A só pro chuveiro e um geral.

Entendi, no caso esse geral não atua no chuveiro, somente nas tomadas e lâmpadas. 

Porque senão ia desarmar fácil enquanto alguém estiver tomando banho e a geladeira ligar, por exemplo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Entendi, no caso esse geral não atua no chuveiro, somente nas tomadas e lâmpadas. 

Porque senão ia desarmar fácil enquanto alguém estiver tomando banho e a geladeira ligar, por exemplo. 

De qualquer forma, vou instalar esse disjuntor e ligar o chuveiro pra verificar se vai desarmar. 

Muito obrigado mesmo pela ajuda!!

 

adicionado 11 minutos depois
Em 11/09/2019 às 18:50, Ricardov disse:

O de curva B tem mais sensibilidade para sobrecarga, desliga entre 3 a 5 vezes a corrente nominal. O curva C é entre 5 e 10 vezes, por isso é indicado para uso em circuitos com motores, pois a corrente de partida de um motor pode ocasionar o desligamento indevido de um disjuntor curva B.

 

No seu caso são motores pequenos, não deve ter problemas, pode manter o disjuntor curva B.

 

@Ricardov Muito obrigado pela ajuda !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...