Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multímetro Minipa ET_2082A Peça Perdida


MOR_AL

Posts recomendados

Pessoal.

Abri meu multímetro ET-2082A, mas ao fecha-lo, perdi o dispositivo mostrado na figura. Parece ser formado por uma fina tira de bronze ou liga de latão.

Escrevi para a Minipa ontem, perguntando se eles vendem a peça, mas ainda não tive retorno.

Pergunto a vocês, se alguém possui informação de como poderei obter a tal peça.

Grato.

MOR_AL

755901075_MultmetroMinipaET_2082A.jpg.a5dfeaef3a6cf6e9299caad384946b3d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos às respostas:

@F4b10

Até pensei nisso, mas acredito que as chances de coincidirem ou poder ser aproveitado são quase nulas, mas farei a verificação. Pior que eu joguei fora um multímetro XingLing há poucos dias.Grato pela dica.

@Renato.88

É o que mencionei antes. As chances são remotas.

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Se você fosse um pouco mais jovem eu até sugeriria que fizesse um ctrl-c ctrl-v com uma latinha, tesoura, estilete, paciência, e afins. Mas pelo menos concordemos que imaginação e criatividade são alheios ao tempo, né?

Pelo contrário. A paciência é adquirida com a idade.

Eu já tentei fazer a pecinha. Até parti de uma folha de bronze fosforoso. O problema é que essa tal pecinha tem um maldito rasgo central, que impede qualquer reprodução.

Vou observar os contatos da PCI, onde essa peça se apoia. Talvez não seja necessário o tal rasguinho central. Na realidade, o tal rasguinho é necessário para manter a peça no lugar. A base plástica branca, onde ela fica presa, tem um ressalto que encaixa no vértice do rasguinho. Algo como quase sexual hehehe.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 minutos atrás, MOR disse:

A paciência é adquirida com a idade.

 

12 minutos atrás, MOR disse:

um maldito rasgo central

:confused: kk...

 

Ao invés de latinha, teste sua paciência com um arame. Ele deve ter efeito mola. Um pedaço de corda de aço de violão  - a mi fininha - é uma alternativa. Também o de mola (esticada) de isqueiro. Dobre-a segundo o contorno e tamanho da peça. Feche o elo com solda (ou imaginação) Se não parar no lugar, cole com cola epoxi (araldite). A super cola (superbonder) pode quebrar... testa com todas

 

Ou 2old4this? 😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz

Vou tentar fazer.

Tenho que deixar fechar contato em duas trilhas. Pensei em algo com a geometria de uma língua de cobra dobrada em "J". No lado menor do "J" ficaria as duas pontas fechando os dois contatos.

Antes vou telefonar para a Minipa, já que não responderam. Acho que o SAC deles é uma mer...erh deixa muito a desejar.

 

Em tempo 1:

Consegui entrar em contato telefônico com a Minipa depois de tentar pela segunda vez.

Via SAC, pelo sítio, nem pensar. Ficaria esperando até o dia do juízo final.

 

Pediram para enviar uma foto com a peça destacada. Vamos aguardar o retorno.

 

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10@Renato.88 .

Dei sorte!

Tenho um multímetro XingLing, que comprei em substituição a outro que joguei fora recentemente.

Abri o bicho e, surpresa, a pecinha é idêntica a pecinha do Minipa ET-2082A.

Retirei do XingLing e coloquei no Minipa. Funcionou....

Paguei cerca de 15 reais no XingLing e ele deixou de funcionar na medição de corrente. Vou alterar a posição sem a pecinha no disco seletor, para ver se jogo a função que não funciona para outra menos importante. Talvez a medida de transistor, ou HFE, ou um oscilador de onda quadrada.

Se fosse um mês atrás, eu aproveitaria a pecinha do XingLing que tinha pifado.

Valeu pelas dicas.

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, MOR disse:

Vou alterar a posição sem a pecinha no disco seletor, para ver se jogo a função que não funciona para outra menos importante.

No meu o único contato menos importante que encontrei foi o que muda o ponto decimal. 

Tem um outro que faz a chave liga/desliga e o restante faz a troca dos resistores do divisor de tensão para medir V, A e R. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...