Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura da placa-mãe ASUS M5A78L-M PLUS/USB3 alta


Posts recomendados

Bom, tenho um pc aqui em casa que possui uma placa-mãe ASUS M5A78L-M PLUS/USB3, e hoje reparei que ele estava em 65 graus e o processador que é um fx 6300 estava com 55 a 58 graus, porém o gabinete é pequeno, esta temperatura da placa-mãe está normal? Pode afetar em algum componente? eu estava usando o SPECCY para ver a temperatura!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo que instale o HwMonitor aqui e o AMD Overdrive aqui.
 

Antes de prosseguir é necessários conhecer as temperaturas:

 

1) A placa-mãe possui dois sensores, o cpu (socket) e o motherboard.
Essas temperaturas aparecem na bios.

O socket do cpu não deve ser confundido com a temperatura do processador.

 

2) Temperatura dos núcleos ou package: é a temperatura do processador, do próprio chip.

 

3) O Overdrive mostra a margem térmica que são os graus faltantes para atingir a temperatura limite.

A soma da margem térmica com o package representa a temperatura limite estipulada pela AMD.

 

O Speccy mostra duas temperaturas cpu e motherboard, veja print aqui.

O cpu é a temperatura package do processador.
Já a motherboard creio que seja a temperatura do socket do cpu.

 

No HwMonitor imagino que apareça as temperaturas, veja print aqui:


Package: temperatura do processador
tmpin0 socket do cpu
tmpin1 placa-mãe (motherboard).


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chipsets não costumam aguentar temperaturas muito altas por muito tempo. E para chipset, as temperaturas estão altas mesmo se tiverem sido medidas em load. Verifique se tem alguma coisa obstruindo entre a passagem de ar do painel frontal do gabinete e o chipset. Se estiver faltando algum cooler no painel frontal, acrescente ou reposicione os presentes de forma que tenha ar saindo da parte mais baixa e da parte intermediária, ou adquira mais coolers. 

Alguns muitos anos atrás, quando SLI ainda era novidade, tínhamos alguns chipsets esquentadinhos que queimavam com certa frequência. Para evitar isso eu me acostumei a instalar ventoinhas de 40 mm com fita adesiva dupla face sobre esses chipsets, o que é uma solução barata e extremamente funcional. Se não conseguir solucionar corrigindo o fluxo de ar no interior do gabinete, esta seria uma solução que evitaria o desgaste prematuro do chipset, Especialmente se sua placa de vídeo estiver obstruindo a passagem de ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

@Cristiano Lagame Estão aceitáveis. Pessoalmente eu sou paranoico com temperaturas, então eu colocaria um cooler de qualidade como  H411R, ou ainda superiores como o Hyper 212/212 turbo, MA410P ou MA620P, usaria um gabinete de qualidade e colocaria várias ventoinhas nele. Meus PCs rodam a temperaturas máximas na casa de 54º em load no verão. No inverno ficam abaixo de 50º.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...