Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen 5 2400G + Asus Prime A320M-K só liga quando quer


Posts recomendados

Então gente, faz uns 4 meses que montei um setup completo pela pichau:

 

Processador AMD Ryzen 5 2400G

placa-mãe Asus Prime A320M-K

Memória Corsair Vengeance LPX 8GB 2666Mhz DDR4 Red

Fonte Corsair VS450 80Plus White 450W

SSD Kingston 120GB SSDNow A400 SATA 3 2.5 Solid State Drive

Gabinete Pichau Gaming Gadit

HD Seagate 1TB BarraCuda 3,5 Pol 7200 RPM 64MB Cache, Sata III

 

Utilizei normalmente até semana passada, quando fui ligar o pc pela manhã ele simplesmente não ligava, porém o led da mobo continuava acesso, prontamente verifiquei as condições de energia (filtro de linha,cabo de força, tomadas) tudo ok, fiz um teste com um clipe na fonte e ela funcionou normalmente, desmontei o pc temendo ser interferência do gabinete e mantive somente o necessário pra ele ligar (placa, processador e fonte) sem resultado também, também testei com a memoria, trocando de slot (apesar que independente de memoria, ele deveria ligar) dei um reset na bios retirando a bateria e esperando um tempo, também sem resultado. Engraçado que um amigo deu uma ideia de testar um secador de cabelo, jogando vento na placa pra vê se liga, e realmente ela ligou normalmente como se nada tivesse acontecido (Desliguei e esperei ele não ligar mais, e testei o secador apenas na fonte, temendo ser algum problema no termostato, e ele não ligou, ou seja, apenas liga quando aquece a placa), o interessante é que se eu manter o pc ligado constantemente, ele funciona sem algum problema, agora se eu desligar e manter ele assim por algum tempo, ao tentar liga-lo novamente ele não da resposta (teve um caso ontem que deixei ele desligado a noite inteira, quando acordei as 8h pra ir p faculdade, ele não ligou, larguei ele lá e quando cheguei em casa, por volta das 16h, ele ligou, desliguei de novo e voltei a ligar as 20h e não ligou, bizarro demais) será que tem mais algo que eu possa fazer? não queria acionar o rma por causa da demora e não to podendo ficar sem pc, ao mesmo tempo que essa situação não é normal, e creio que uma hora ele vá parar de vez, me ajudem por favor kkk

 

Obs - No primeiro dia que notei esse problema, fez um frio absurdo e choveu muito aqui onde eu moro, sera que tem relação? solda fria? não pensei que existisse mais essa situação hoje em dia

obs2 - Eu creio que seja algo na placa, vi alguns relatos parecidos com essa placa, e a a320m-KBR que é a mesma que a minha, porém sempre abandonam os tópicos sem postar a solução

obs3 - ja observei todos os cabos e conexões, tudo ok, aparentemente nenhum problema nesse sentido.

obs4 - tem chance de ser o processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

adicionado 2 minutos depois

Acredito que a ideia do secador de cabelos foi pura coincidência. Placas mãe funcionam melhor no frio, e aquecê-las não alteraria nenhuma propriedade elétrica (muito pelo contrário, só reduz a condutividade). 
Recomendo os testes que recomendei no tópico acima. Se o problema persistir, talvez tenha de acionar a garantia da placa-mãe, pois eu tenho a impressão de que essas placas mãe AM4 estão dando problema demais ultimamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...