Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

servidor Xen onde trabalho não acessa mais as máquinas virtuais


Ir à solução Resolvido por Joao.C.Jr,

Posts recomendados

Boa noite!

 

O servidor Xen onde trabalho não acessa mais as máquinas virtuais. Primeiro o Xencenter acusou erro, agora não é possível acessar qualquer máquina no servidor. O console do host dom0 está ok, mas os guests sumiram! O comando xe pbd-plug uuid retorna "Errno is 8", como se o storage local estivesse desconectado.

Estamos precisando do banco de dados que estava num dos sistemas virtualizados.  Alguém pode ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então é melhor ir em uma empresa que faz recuperação em Xenserver. Tive um problema parecido a uns meses, o pessoal daqui indicou a Hosco e resolveu o problema. Nao sei se trabalham com xen, precisa olhar no site deles. O @MarcosFreitasSP deve saber.

 

Veja se os hds do servidor estão ligados corretamente e se os cabos estão ok.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de pedir ajuda para vocês conversei com alguns “especialistas” que encontrei no Google. Foi uma decepção porque  ficou claro que eu entendo mais de xen do que esses caras que fazem recuperação. Um deles pediu para gravar um cópia da vm em um pendrive. Teve outro lugar que o ‘técnico’ confundiu com hyperv. Tudo propaganda enganosa.

 

Vou analisar os hds e logo te respondo. Obrigado @AlexandreM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joao.C.Jr passei pelas mesmas dificuldades quando precisei recuperar dados de um ambiente complexo. Nesses casos é melhor deixar o sistema parado para não piorar o desastre.

Também indico a Hosco Tecnologia, que por coincidência conheci através de um dba Oracle, que precisou deles para recuperar um hypervisor baseado em Xen: https://recuperacao-de-dados.eti.br/xen.html

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei meia hora conversando com o pessoal da hosco, são bem mais especializados do que os outros lugares que consultei. Até me indicaram alguns comandos de diagnóstico:

 

xe vm-list: mostra as vms e xe vm-disk-list: mostra os discos usados. Para mim saíram somente respostas de erro, mas eles pode ser util para problemas mais simples.

 

Só não mandamos ainda porque eles cobram para fazer análise, isso assustou meu diretor. Mas vamos ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joao.C.Jr qualquer empresa mais séria vai cobrar avaliação em um ambiente desses. O resto são aventureiros que não têm muita ideia de que está acontecendo. 

 

Agora é fundamental que vocês providenciem uma solução de backup para não caírem no mesmo problema futuramente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

A recuperação do xen foi concluída e o disco virtual que estavamos precisando foi reparado com sucesso junto com as outras vms, agora estou instalando outro xen para colocar nosso banco em produção.

 

Descobrimos que o problema começou por causa de 2 hds que estavam corrompidos, parte do storage que o xenserver usava para guardar vhds. Nosso falha não foi ter monitorado isso como devia.

Se alguém passar pelo mesmo problema é bom rodar o comando xe sr-list logo no início, assim já descobre que o problema está no storage e não fica batendo cabeça igual aconteceu comigo. 

 

agradeço aos amigos do fórum pela ótima indicação e interesse em ajudar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...