Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que acontece após realizar o zero fill no hd principal?


Yuripro

Posts recomendados

Eu vou comprar um ssd pra colocar no pc e complementar com o hd, mas eu vou realizar primeiramente o zero fill no meu HD por meio de um software da fabricante para instalar o windows no ssd por meio de pendrive. Mas após a realização do zero fill no meu hd que está tudo instalado (inclusive o windows), o que acontece? abre a bios normalmente? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no caso o zero fill ele sobrescreve o HD byte a byte antes da formatação, normalmente isso é usado para evitar que alguem recupere arquivos removidos do HD, em uma formatação normal ainda fica os bytes dos arquivos anteriores que não foram totalmente sobrescritos pelo novo sistema, com isso é possivel recuperar esses arquivos ou parte deles usando alguns programas (recuva, foremost, sleuthkit e etc), quando voce faz o zero fill tu sobrescreve cada byte do HD de cada setor e trilha inumeras vezes para garantir que o byte que estava ali vai ser sobrescrito. Fazer zero fill pode trazer alguns riscos para o HD ja que vai sobrescrever ele varias vezes então isso pode causar um badblock, fora que isso é desnecessario caso não for vender ou dar ele para alguem, isso não aumenta a velocidade de escrita/leitura do HD so vai fazer voce gasta um pouco mais de tempo na formatação, sobre a BIOS é exatamente como o @Elder Nauvirth respondeu, inclusive se tirar o HD o setup da bios ainda vai continuar abrindo normalmente

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto mas quando eu inicializar ele a partir desse gerenciamento de disco, essa particao mbr volta normalmente? Eu quero realizar o zerofill pra deixar o hd novinho sem nada mas pra funcionar normalmente depois. No meu caso eu devo fazer o zero fill mesmo ou realizo outro procedimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois do zerofilll e com ele conectado ao pc acesse o Gerenciamento de Disco do Windows e o próprio Windows irá abrir uma janela para Inicializar o disco e oferecerá a escolha do tipo de Tabela de Partição, se MBR ou GPT. voce escolhe conforme sua necessidade. Se não sabe do que estou falando, escolha a MBR que é tradicional e mais antiga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM pior que existe uma possibildade de causar sim, os HDs podem durar alguns anos so que dependendo da forma que usa ele o tempo de vida pode ser menor do que outros ou maior depende muito daquele HD, no caso do zero fill tu vai sobrescrever nao apenas uma unica vez como em uma formatação normal com aquele formato de partição e os arquivos do OS e sim dezenas e ate centenas de vezes dependendo do programa que faz aquele zero fill, tudo isso em poucas horas coisa que seria feito em meses ou ate anos (ta se a pessoa é um gamer são semanas kkk). Depende muito pode da um badblock em algum setor como pode não dar (sendo que na maioria das vezes não vai dar), so que a chance é bem maior que em uma formatação normal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Yuripro disse:

Eu quero realizar o zerofill pra deixar o hd novinho sem nada mas pra funcionar normalmente depois.

Se não vai vender esse HD, então não precisa passar zerofill nele, apenas formate de maneira padrão mesmo.

 

Não tem nenhuma necessidade formatar desse jeito sendo que você mesmo vai usar, só fará ter trabalho, afinal pelo que li que os outros amigos disseram, o zerofill é uma formatação que força bastante o HD gravando e re-gravando a cada byte e podendo até surgir badblock.

 

Ao meu ver, não tem nenhuma necessidade forçar tanto assim o HD sendo que será usado pelo próprio dono do HD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuripro Pode usar o gerenciador de Disco do windows mesmo.

 

No momento que irá formatar o SSD, antes de colocar o SSD, você liga o pc só com o HD e mídia de formatação e vai seguindo os passos até chegar na parte que pede Automático ou Personalizado, ai vai em Personalizado apaga tudo e na ultima partição que ficar é só dar um formatar, depois desliga o pc e troca o HD por SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth eu nao entendi muito bem a explicacao, mas eu dei uma olhada na internet e é so abrir o gerenciador de disco, apagar todas as particoes que estão no hd e formatar o volume que sobra e apos isso desligar o pc, instalar o ssd e ligar apenas ele e o pendrive com windows pra evitar problema de instalar no lugar errado. Está correto isso? E eu ouvi falar que o ssd é preciso mudar na bios pra configuração ahci, isso esta correto tambem? É necessario fazer outra mudanca pro ssd alem dessa? E o hd é preciso colocar ahci tambem? Desculpe sou leigo nessas coisas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@kodo no kami Pelo que eu saiba, o termo "zerofill" refere-se a programas que escrevem zeros uma única vez no disco, do início ao fim. Alguns programas possuem um modo rápido, com finalidade apenas de limpar particionamento, que zera certa quantidade de setores (poucos megabytes) no início e no fim.

 

Você está provavelmente referindo-se a programas de apagamento seguro de dados, que implementem algo como a norma DoD 5220.22-M (existem outras). Tais textos recomendam quantidade pequena de passadas (na 5220.22-M são apenas três), o que qualquer dispositivo sadio nem sentirá.

 

Contudo, quando a confidencialidade dos dados for realmente importante, o único caminho é a destruição física do disco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo o zerofill é feito para zera os bytes não tem haver necessarimente com a quantidade de vezes, so que dependendo do programa e do uso dele essa quantidade pode variar um pouco, normalmente programas que usam zero fill para limpar o HD de forma segura para evitar a recuperação dos dados fazem isso varias vezes podem ser apenas 3x como recomendado nas normas DoD ou ate mais vezes como um cd de boot que eu esqueci o nome que tinha a opção 650x kkk, tambem poderia ser apenas um setor ou um arquivo especifico não necessarimente o HD inteiro exemplo usando shred daria para fazer isso 1x ou infinitas vezes em um arquivo ou em uma partição, depede muito do programa utilizado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuripro Se estiver usando o windows do HD não é possível formatar por ele tem que ser via cd de formatação, aí apaga todas as partições.

 

Desliga o HD do Pc e coloca o SSD aí vai fazendo, vai chegar na tela que me refiro com a opção personalizada, é ali que você entra para apagar tudo do HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth só que quando apaga todas as particoes fica uma opcao como disco nao alocado e nao é possivel clicar em formatar, ai se eu crio uma particao nova, cria a particao primaria e a particao do sistema, eu preciso formatar esses dois? Ou só de ter excluido tudo ja fica formatado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuripro Você vai apagar todas as partições e formatar a unica restante quando estiver com a imagem do CD do Windows.

 

Não é para fazer isso dentro do windows que está usando, isso não funciona assim.

 

A parte personalizada é quando vai instalar o windows, como se fosse formatar e instalar, no caso dei o tutorial para apagar tudo e formatar a ultima partição restante, além de depois disso cancelar tudo, desligar o pc e trocar o HD.

 

Está misturando um pouco as coisas.

 

Fui atrás de pesquisar para fazer um mini tutorial, embora deve-se fazer isso com uma máquina virtual(assunto muito extenso, fica para vídeo talvez).

 

Pega uma imagem sistema que você quer, tanto faz o sistema, coloca ela no pendrive ou DVD, onde quiser.

 

Agora com a imagem, reinicia o pc e coloca para entrar via imagem(essa por sua vez no pendrive ou DVD).

 

Feito isso, vai aparecer algumas telas.

 

Quando chegar nessa:

w10_005_thumb.jpg

 

Selecione personalizar igual marcado ali em amarelo, entre nela.

 

Agora vai para essa tela:

windows-10-3.png

 

Note que nessa segunda tela mostra apenas 1 HD, pois bem, no seu vai aparecer o HD e as partições do seu HD, você vai apagar o que for possível apagar e tem a opção Formatar ali embaixo, click nela que será para limpar o HD todo.

 

Pronto, depois disso desligue o pc, não faça mais nada nesse HD, pois ele está limpo e a ideia não é instalar sistema nele.

 

 

Agora vá para o SSD e instale o sistema windows nele.

 

@Yuripro espero que assim com imagens fique mais fácil, eu faria vídeo para o youtube, e falando nisso foi uma ideia boa, quando eu fizer irá ajudar muitas pessoas com essa duvida, pois creio que seja difícil achar alguém ensinando desse jeito que lhe passei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth ahhh agora entendi, então é apagar as partiçoes e colocar pra formatar a opção do hd que seria a de 1tb provavelmente, porque o meu é de 1tb. e uma outra duvida, o meu hd atualmente está em gpt, quando eu instalar o ssd e depois o hd eles vão inicializar em gpt automaticamente ou eu terei que configurar usando o gerenciador de disco? minha placa-mãe possui uefi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuripro Eles irá iniciar normalmente, não precisa mexer em nada, eu tenho 3 HDs no pc, e todos eu apenas coloquei sem mudar nada de configuração.

 

Vejo que a explicação estava ficando um nó na minha parte, não na sua, embora tenhamos tentado deixar a explicação certa, o nó voltava.

 

Ainda preciso fazer o vídeo, será melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth relaxa, a explicação ta boa. é que eu encontro na internet um monte de coisa. eu vi que é recomendado ativar um tal de ahci pra hd e ssd pra ter melhor desempenho, só que ai eu fico perdido porque nao sei onde muda isso e nada kkkkkkk sou muito leigo nessas questoes de pc

adicionado 1 minuto depois

@Elder Nauvirth e tambem vi quetem que verificar se o TRIM está ativado porque é melhor, e vai aumentando o numero de informaçao e fico perdido kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...