Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituto pra o ci LE 555


Vartuiler

Posts recomendados

6 horas atrás, Vartuiler disse:

Estou com um ci 34063AP1 e queria saber se da pra substituir o LE 555 e se caso possa fazer a substituição as pinagens serão as mesmas?  

Não fazem a mesma função. 

O primeiro é um CI de fonte chaveada e o segundo é o tradicional timer. 

 

Se o que você precisa é um 555, é meio difícil achar em sucata. Mas tem em qualquer loja de eletrônica e é baratinho. 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
1 hora atrás, acompanhante disse:

Sera que nao existe nehum substituto para o 555? nem mesmo um outro ci Timer?

Não existe equivalente se tratando de circuitos integrados. 

O que existe são circuitos integrados parecidos com funções diferentes e que as vezes é possível a substituição fazendo algumas alterações no circuito original. 

Ou também existem os componentes com numeração diferente, por parte do fabricante. Uma pratica muito comum por empresas como a Sharp e a Panasonic por exemplo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depois que o amigo @Renato.88 com propriedade me deu um banho de água fria

, eu (eu) pretendo fazer um timer pra longos períodos com um versátil 74hc14, cd40106 ou similar.

15 horas atrás, acompanhante disse:

substituto para o 555? nem mesmo um outro ci Timer

Se me der vontade... publico kk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/07/2020 às 18:40, Renato.88 disse:

Ou também existem os componentes com numeração diferente, por parte do fabricante. Uma pratica muito comum por empresas como a Sharp e a Panasonic por exemplo

Agora com mais calma, complemento essa postagem... 

Abaixo, segue o datasheet de um 555 com outra numeração fabricado pela Mitsubishi nos anos 80:

page1.png

Recentemente encontrei o tal componente no meu osciloscópio que foi fabricado pela National em 1982, dando um zoom na imagem abaixo é possível ver o tal equivalente do 555 (é o U801):

4urqAWD.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...