Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador travando e sendo necessário reiniciar


Posts recomendados

Bom dia, 

 

Meu computador se estou com o google chrome aberto com umas 4 abas e o League of Legends depois de um tempo aleatório o fps começa a cair de 240 para 0 e o jogo congelar, se dou alt tab até o windows congela, sendo necessário forçar o reinicio da maquina, o problema é bem aleatório as vezes acontece com 2 horas de jogo, as vezes com 6 horas e só aconteceu com o lol até agora que é o jogo que eu mais jogo e o computador é novo tem nem 1 semana de uso.

 

Config: Ryzen 5 3600

16 gb de Ram DD4 2666 mhz ADATA XPG

SSD 120 GB kingston

placa-mãe giga byte b450m ds3h

Nvidia RTX 2070 Galax White Mini

Fonte Corsair 650vs

 

Videos do erro:

vimeo.com/user102933107/review/360250202/efda4ef313

vimeo.com/user102933107/review/360250589/e5d5981d6e

 

Espero que consigam me ajudar, muito obrigado pela atenção.

obs:drivers estão todos atualizados pelo driver booster e pelo nvidia geforce experience e o SO é windows 10 Pro na ultima versão.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem-vindo ao Clube do Hardware. Temperaturas estão OK?

 

 

- Verificar integridade do SO.

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

Veja esse artigo: Como usar a ferramenta Diagnóstico de Memória no Windows 10

Pode usar também o Memtest86

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk /r > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: leia esse artigo ou siga esses passos: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spoiler

 

Temperatura está ok 40º na gpu e 30% de uso, joguei pubg e etc e não deu o problema mas joguei por 1 hora apenas então pode ter sido coincidência.

 

O SO eu já formatei no dia que recebi a maquina e deu o problema a primeira vez, troquei o monitor também, quando removo 1 pente de memoria e uso apenas 8 gb não deu o problema e testei por umas 3 horas, voltei os 2 pentes e com 1 hora deu o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não fiz isso porque são novas, mas irei fazer e de precaução a loja está me enviando 2 memorias corsair rgb de 3200 mhz para testar

adicionado 0 minutos depois

eu também removi 1 pente e usei por umas 3 horas apenas com 8gb e não tive problema, mas quando voltei os 16 gb com 20 minutos tive o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei que tinha resolvido pois ontem joguei cerca de umas 4 partidas e não tinha dado o problema, até que na quinta partida o problema ocorreu e identifiquei novas coisas pelo gerenciador de tarefas, como pode ser visto nos dois videos.

 

vimeo.com/user102933107/review/360519202/519980e429

vimeo.com/user102933107/review/360519506/95b8a35826

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera recebi outro computador com as seguintes especificações:

 

placa-mãe: b450m aorus pro wifi

memoria ram: 2x8 corsair vengeance rgb 3200 mhz

processador:ryzen 5 3600

placa de video: rtx 2070 white ex galax 

water cooler ice berg 240 rainbow

SSD Adata 240 gb

HD 1 TB Seagate

fonte thermaltake 700w

 

e o problema continua a ocorrer , ja troquei 3 monitores aqui e não sei mais o que fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/09/2019 às 18:16, Matheus Resende Silva disse:

Bom galera recebi outro computador com as seguintes especificações:

 

placa-mãe: b450m aorus pro wifi

memoria ram: 2x8 corsair vengeance rgb 3200 mhz

processador:ryzen 5 3600

placa de video: rtx 2070 white ex galax 

water cooler ice berg 240 rainbow

SSD Adata 240 gb

HD 1 TB Seagate

fonte thermaltake 700w

 

e o problema continua a ocorrer , ja troquei 3 monitores aqui e não sei mais o que fazer

eita!! voce usa estabilizador??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

cara eu tenho o mesmo problema e com um computador quase idêntico ao seu se conseguir resolver me ajuda, o meu também trava em tempos aleatório porém raramente no meio da partida normalmenta quando eu saio da partida de lol e tento abrir o navegar ou qualquer coisa ai dá umas travadas e para parar de travar só reiniciando

adicionado 0 minutos depois

Se conseguiu descobrir o que era por favor me diga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Ola, pessoal. Isso é um problema com a própria AMD, eu consegui resolver, ao menos temporariamente, esse problema. Vez ou outra ele ainda ocorre, mas vou explicar detalhadamente abaixo e espero que vocês me atualizem também se deu certo ou se estão com outros problemas.

 

-

 

A solução:

Como esse é um problema com a própria AMD e o Windows, façam os seguintes passos:

 

1 - Reinstalar completamente o Windows

Aqui você vai ter que criar um pendrive bootável com a última versão mais atualizada do windows 

- https://tb.rg-adguard.net/public.php, só acessar esse site e baixar, a última versão hoje é a:

Windows Final - Windows 10 Version, 2009 - 20H2 (Build 19042.631).

 

Pode instalar num pendrive, e na hora de instalação, selecionar a opção avançada para excluir todos os arquivos do windows anterior.

 

2 - Limpar os arquivos do Windows.Old.

3 - Rodar um Windows DDU, esse é um programa que limpa todo e qualquer histórico de drivers anteriores no seu computador, pode limpar todos os drivers de vídeo, apu e áudio.  

 

> Reiniciar o PC

 

4 - Instalar somente os drivers de APU + CHIPSET diretamente do site da fabricante da sua placa-mãe, não precisa acessar o site da AMD e baixar o driver mais recente dele, baixe o da sua placa-mãe e não atualize. (Algumas placas-mãe já vem com uma versão 'lite' do software Adrenalin da AMD, que vai interpretar o gráfico do seu processador, se o seu já vier com esse, pode manter ele, do contrário, baixe o software adrenalin da amd no site deles)

 

> Reiniciar o PC

 

5 - Rodar um Windows UPDATE, para atualizar tudo.

 

> Reiniciar o PC.

 

** Nesse ponto, o erro "BSOD" "Thread Stuck In Device Driver" já deve ter desaparecido.

Contudo, o processador ainda tem quedas absurdas de FPS (Por exemplo, de 140 para 30 de fps e ele mantém lockado em 30), e quando você tenta dar alt-tab ou fechar as janelas dos jogos, o computador congela e é necessário forçar a reinicialização ou a tela do monitor some informando a "gestão de energia".

Isso pode acontecer quando você está rodando o Youtube, Spotify, ou algum videoclip mesmo, e está com um jogo rodando no background, ou algum programa que utilize aceleração de hardware (Chrome, Spotify, Slack, Clockify, Trello, Photoshop, Opera, Etc).

 

Por precaução, desative todos os programas padrões que são inúteis do Windows, através do painel de controle, sistema, etc, alguns você não consegue desinstalar, mas consegue desativar notificações, etc, pode desativar todos os que não são primários para o windows (Como xbox controller, playstore, dicas, etc) e configure as opções de vídeo para nunca hibernarem ou desligarem, e sempre rodarem em 100% alto desempenho.

 

Seguimos para o próximo ponto, e a Maçã de Ouro do problema:

 

 

6 - Ativar o Windows AutoPlay  (https://www.howtogeek.com/236241/how-to-enable-disable-and-customize-autoplay-in-windows-10/)

Basicamente, parece que o Windows AutoPlay é o responsável por fazer a *aplicação correta* ser utilizada para cada tipo de mídia no windows (Vídeo, áudio, arquivos). Aparentemente, como os processadores Ryzens (No meu caso, Ryzen 3200g) contam com placa de vídeo integrada, o windows não consegue fazer a interpretação correta do processador, e realiza a tela azul por segurança. (Ele funciona como um DirectX nessa questão).

Comicamente, o único responsável por fazer eu conseguir rodar os meus jogos (Dota 2, Fall Guys, Csgo, Deadfrontier2, Left 4 dead 2) enquanto assistindo youtube no Chrome ou vídeos no computador foi ativar o Windows AutoPlay. Desde então, essas foram as soluções para mim.

 

Notas:

1 - Algumas aplicações que utilizam aceleração de hardware, como spotify, Slack, etc, parecem causar o travamento do processador ainda para mim, nesse caso, recomendo utilizar as versões web ou open de todos os programas, através do navegador.

2 - O Windows AutoPlay parece desativar sozinho após um tempo, recomendo desativar e reativar ele semanalmente. Na primeira ativação também, é necessário reiniciar o computador umas 2 - 3 x para o AutoPlay surtir efeito.

 

Mantenham-me atualizado. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...