Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

PIC RESOLVIDO quebrando uma arvore rs! calculo rc para pwm bldc

Posts recomendados

Visitante

Olá, Eu gostaria de fazer um projeto baseado em um microcontrolador PIC16F: o projeto é projetar um ESC sem sensor para motores CC sem escova. O algoritmo sem sensor baseia-se na detecção do evento cruzado zero do EMF de volta que ocorre 30 graus elétricos antes que a próxima comutação ocorra. O PWM com uma frequência de 20 kHz é usado para variar a tensão efetiva aplicada ao motor, de modo a controlar a velocidade. Como o PWM pode ser muito barulhento, o EMF de retorno na fase flutuante deve ser filtrado com um filtro passa-baixo para que o evento cruzado zero seja detectado com precisão, os comparadores também são usados para comparar a tensão de EMF de retorno com a tensão de ponto neutro virtual. Portanto, para filtrar o EMF de volta, são usados filtros passa-baixa RC, o problema é que esses filtros introduzem um atraso no sinal filtrado, e esse atraso deve ser levado em consideração para calcular o tempo antes do ponto de comutação. Encontrei na internet um tutorial muito bom que explica como funcionam os filtros passa-baixas RC e algumas fórmulas para calcular a reatância capacitiva e escolher os valores do capacitor e do resistor, para filtrar um sinal que possui uma frequência conhecida, além de fornecer também uma fórmula para calcular o atraso da fase em graus, mas não fornece uma fórmula para calcular o atraso do tempo em segundos ou µs ... aqui o link deste tutorial: Alguém pode me ajudar a escolher os valores corretos de capacitor e resistor e também fornecer etapas detalhadas para calcular o atraso de tempo para qualquer valor de capacitor e resistor? Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Mr.KOala ,

Que tal antes disso tudo que você escreveu, descrever o seu motor , quantas fases ele tem, etc ?

Os tais 30 graus que você cita ficam sem nenhum sentido ...

Paulo

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    22
    Visitante

isadora deu uma risada kkkkkkkkkkkk ficou sentida kkkkk

desisti de fazer por força contra eletro motris vou fazer por sensor hall entao vou fazer o de 120 graus defasados aquele de antes com os calculos todos ja feito é mais rápido kkkk entao me ajudem no RC somente kkk

Compartilhar este post

Link para o post

@Mr.KOala ,

Ok..., já ví que vai ser do jeito mais difícil né kkkkk

Qual a impedância de carga à qual o circuito RC estará conectado ? De preferência em números complexos ou em fasor, ok ?

Po meu, você mal aprendeu a subir no ônibus e já quer sentar na janelinha ?????  kkkkkkk

Paulo

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Achei que Paulão achou que era outra pessoa devido ao estilo literário atípico dele quase ctrl-c ctrl-v e também porque o garoto perdido trocou de nick. É algo como fase da indecisão. Tanto é que ele quer fazer um projeto ..defasado kk.

10 horas atrás, aphawk disse:

De preferência em números complexos ou em fasor, ok ?

aff... quero ver ele sair dessa kk. Num força Paulão!

• Amei 1

Compartilhar este post

Link para o post

Opa @Isadora Ferraz , conheço a fera desde a primeira vez que ele entrou no CDH com um outro nick !!!

Mas a evolução dele é claramente visível ! Merece a nossa ajuda, enquanto o objetivo é o aprendizado !

Mas .... ( sempre tem um mas... ) às vezes o salto pretendido é muito alto para o atual tamanho das pernas, prefiro mostrar que o que nosso dileto amigo considera "simples RC" não é algo que possa ser feito, sem se saber os circuitos e impedâncias envolvidas, e como falamos em impedância e é solicitado um cálculo de desfasamento, temos de tratar elas como são na realidade : números complexos, ou módulo com fase , vulgarmente conhecido como fasor ....

Assim ele vai perceber que não basta estudar os microcontroladores, precisa saber bem a parte analógica !

Paulo

• Amei 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    22
    Visitante

Valeu ! Paulo ! Isadora Valeu ajuda de vcs é sempre útil! , vou continuar estudando!

adicionado 0 minutos depois

Kkkk

adicionado 2 minutos depois
    20 horas atrás, aphawk disse:

@Mr.KOala ,

Ok..., já ví que vai ser do jeito mais difícil né kkkkk

Qual a impedância de carga à qual o circuito RC estará conectado ? De preferência em números complexos ou em fasor, ok ?

Po meu, você mal aprendeu a subir no ônibus e já quer sentar na janelinha ?????  kkkkkkk

Paulo

De  fasores kkkk! Qualquer exemplo serve é minha primeira vez kkkkk de acordo com todas as especificações da frequência do pwm , os 40mhz do micro,  39,3khz f= pwm etc... O de antes ...

Compartilhar este post

Link para o post

@Mr.KOala ,

Posta o esquema onde entram esses RCs. ....

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    22
    Visitante
    3 horas atrás, aphawk disse:

@Mr.KOala ,

Posta o esquema onde entram esses RCs. ....

Paulo

Eu sei lá aphawk rsrs vou fazer sem então , gostaria de aprender quando for precisar transformar em AC , isso é uma ciência ainda não aprendi tudo , eu nunca fiz faculdade rsrs aprendo devagar , kkkk claro ninguém nunca aprende rápido embora que digam ao contrário se você não tem informação vai ser difícil assimilar 🤔🤗

Compartilhar este post

Link para o post

@Mr.KOala ,

Ahhhhhh eu imaginava !!!

Aprendizado é um caminho onde damos um passo após o outro. 

Nunca foi preciso fazer faculdade para

aprender, ainda mais hoje em dia !

Vai devagar, começe com algumas montagens simples, sem microcontroladores, compre alguns equipamentos básicos como um multímetro e uma fonte ajustável com pelo menos 5, +12 e -12Volts, e experimente alguns circuitos básicos!

Tente entender, quando não conseguir pesquise a teoria de funcionamento dessa montagem, e aí sim o conhecimento vai ficando em seu cérebro.

Procure dar passos adequados ao tamanho de suas pernas !

Hoje em dia é muito mais fácil aprender programação básica do que aprender Eletronica, e claro que esses programadores sabem apenas o básico de hardware dos MC. 

Na vida real, um microcontrolador está sempre ligado a um hardware, e isso requer um conhecimento de eletrônica analógica, e é esse um excelente diferencial na contratação de um profissional.

Mande bala !

Paulo

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    22
    Visitante

@aphawk estou pesquisando , seguindo as dicas de estudar a parte do hardware e saber o porquê , disso daquilo , aquelas coisas que leva a invenção do motor , a necessidade da defasagem a tabela verdade formada , procurando pesquisar o porquê da frequência e frequência de PWM ,kV  ,amperes x células , tudo pra saber fazer direitinho , o que eu conseguir é lucro , eu encontrei aqui no ch um tópico muito bom 

Acho que posso colocar e escolher a melhor resposta e por o tópico como resolvido !☺️🤔😜 Obrigado a todos amigos , tendo êxito irei postar novamente !Valeu!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!