Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temporizador acionado por sinal de áudio


rmlazzari58

Posts recomendados

Olá, moçada!

 

Tava vendo o tópico do pressostato do @Jaime Francisco da Silva , vi a sugestão de amplificador de áudio do @Renato.88 e... quem sabe para a próxima geringonça de som?

 

A ideia é excitar um circuito com um 555 de forma que ele mantenha ligado um relé através de um sinal de áudio. Se houver silêncio por um tempo, digamos 10, 15 minutos reguláveis, o 555 desliga o relé que desliga circuito todo menos o do 555. E aí, para ligar novamente, só pressionando um botão, uma chave sem trava.

 

Aí vem minha dúvida: o que é um sinal de áudio? É uma tensão? Tem corrente? Só é detectável por um osciloscópio? Como disse a @Isadora Ferraz, será que dá para colocar um filtro de forma que frequência acima de, sei lá... 20KHz seja considerado silêncio? Teria força suficiente para cutucar a base de um transistor para ele abrir? Enfim, será que dá calibrar esse sensor para evitar que qualquer ruidinho já deixe o sistema ligado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um sinal de áudio é uma tensão de corrente alternada. 

Se for uma única nota musical ou um som contínuo como o ruído de alguma máquina terá sempre a mesma frequência. 

Caso contrário, como numa música será uma frequência variável. 

 

A corrente pode ser alta ou baixa dependendo da aplicação. 

Por exemplo, o som que sai do microfone tem corrente e tensão baixa, precisa de um amplificador adequado e realmente, só pode ser lido por um osciloscópio. 

Já o sinal que sai do amplificador e entre no alto-falante tem tensão e corrente mais alta, pois o cone do alto falante necessita de grande quantidade de energia para se mover. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato, achei esse esquema aí embaixo na Internet!

 

Pelo que entendi só falta um delay, aí... se não houver sinal por 10 min., desliga.

 

O site é esse aqui: https://easyeda.com/guest/Audio_Detector_Switch-yYuM4mfxP

Que você acha?

 

B_Automatic_Power_Switch-Fw2kewO60.png.9b65e832cdc16b07a84f675de1efa1d6.png

adicionado 13 minutos depois

O delay: no lugar desse relé vai o input do 555. Esse 555, sim, mantém o relé fechado por 10 min., se não houver mais sinal. Se antes desses 10 min. pintar sinal de novo... pronto: recomeça a contagem, que tal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

C2... talvez eu esteja falando bobagem, @Isadora Ferraz, mas que tal colocar uma resistência alta em paralelo com C2 para, se não houver sinal, ele ir descarregando aos poucos?

 

E além do delay "oficial", de uns 10 ou 15 min., acho (puro chute) que faltou, fora o filtro de passa baixas (acima de, sei lá, 20Khz é silêncio), a calibragem do sistema. A ideia é pegar o sinal antes de entrar no amp, para evitar ruídos amplificados e, talvez, algum trimpot (no lugar de R3?) para regular o quanto de sinal o sistema deve considerar apenas ruído... será que não precisa de algo assim? Será que tá certo medir o sinal em volts, a tensão na saída do pré se nada sendo tocado? Ou aí vai dar zero?

 

Outra coisa: C1 já não está fazendo o papel de um mini temporizador, para tempo de silêncio em segundos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tentando. Será que tá certo fazer assim?

 

img24092019_115.thumb.jpg.4040e707b6d7f13a15be9b467d7555b2.jpg


E tenho as seguintes questões:

 

1) Como não entendi U1.2, tirei fora. Afinal a tensão já foi multiplicada por U1.1... Tá certo isso?

 

2) Também não entendi R4 e também tirei. Posso?

 

3) Rv é um trimpot de 200k. Quanto a isso estou achando que só na prática já que toda música tem pausas e também há pausa entre uma música e outra... Se bem que calculei o Ra e Ca (T=RC) para 10 minutos. Será que Rv de 200k tá bom?

 

4) R1 e R2 poderiam aumentar bem? Pergunto isso para evitar misturar os canais e ter impedância bem alta ali. R1 e R2 poderiam ser, digamos 100k?

 

5) E Ra e Ca? Que tal 600kohm e 1000uF? E aqui a dúvida:Em 600 segundos (10 min.) não haverá mais tensão nenhuma em Ca? A tensão não vai caindo aos poucos? Quanta tensão em Ca faz o transistor conduzir?

 

6) Mesmo esse amp sendo ligado na tomada, ou seja, sem bateria, fiquei pensando naquele relé ligado direto. Então tirei o relé porque... será que T1, se for um daqueles Darlingtons por exemplo, não é suficiente para alimentar os 12v/2A do amplificador? Que transistor poderia ir ali? Ou não, o melhor seria voltar o relé, mesmo?

 

7) E por último aquela chave, acima de Ca. Coloquei ela para religar o som caso Ca se esvazie (depois dos 10 minutos sem som)... Será que tá certo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Penso que um 555 monoestável tende a ser melhor. Seu desafio é simplesmente manter o pino 2 de disparo dele em nível zero quando há som. Na ausência, a fórmula T=1,1RC entra em ação

Screen-Shot-2017-06-22-at-20.45.48-1024x

http://eletronicaparaartistas.com.br/circuitos-integrados-3-temporizador-acionado-por-som/

Lá se foi seu desafio...😥

 

Vou comentar apenas sobre o transistor na saída. Como está não está totalmente bom pois no final da carga do capacitor ele para de conduzir aos poucos ficando temporariamente na região linear o que pode aquecê-lo.

Relé ou mosfet lhe caem bem junto ao circuito acima.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava pensando na tensão do sinal de áudio... Aí encontrei esse esquema aqui:

( Fonte: https://sound-au.com/project38.htm )

 

p38-fig1.gif.5ae5e49029bc11b221d3e37df04b49e8.gif

É um esquema muito complexo, talvez com o 555 que você trouxe fique bem mais simples.

 

Mas pensando só no sinal, pelo que entendi, como U1A ali está multiplicando por 100, a tensão que esse autor considera como sinal é de 0,052v. Usando o esquema que você trouxe, será que essa tensão é suficiente para fazer o transistor conduzir?

 

E quanto ao mosfet ou relé, tô pensando que o mosfet é melhor. Nesse caso o gate ficaria no lugar do anodo do LED, o drain, no lugar do catodo e o source iria para o negativo do amp, será que é isso? E, sem querer abusar da sua paciência, que você acha do IRFZ44N? Conhece algum melhor para esse negócio aí?

 

Por último, quem sabe dá para usar alguma coisa que eu já tenho? Aqui eu tenho um transistor darlington TIP122 e dois MJE3055T, será que algum desses serviriam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

essa tensão é suficiente para fazer o transistor conduzir?

Amigo só testando mesmo. E depende da onde vem esta tensão. Se for a que vai pro a.f. ela pode ser maior. A alternativa é você polarizar a base do transistor com uma V próxima da comutação Vbe - algo como (0,7-0,051) - assim sendo quando for 0,052 ele conduz. Claro isso só conceito e teoria. De novo, só testando. Testa o seu circuito também.

 

Pra saída? O IRLZ44 é bom sim. O tip é melhor que o 3055 por ter + ganho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...