Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 2600 com Kraken m22


Posts recomendados

Bem, adquiri um NZXT kraken m22 e fiz a instalação anteontem. Porém venho percebido que a temperatura está um pouco alta.. Não sei se está normal.

Em idle ele fica por volta de 45 graus e abri o BF1 e ele durante o jogo foi parar em 78.

Uso a pasta térmica pré aplicada que vem no water cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LuisFGH Boa tarde!

Então, ontem estava um pouco quente aqui no Rio. Então eu obtive essas temperaturas. Logo após isso liguei o ar condicionado para refrescar o ambiente e tive uma alta de +/- 65 graus. Não sei se tem relação. De todo modo, lá vai:

Ryzen 5 2600

Asus A320m-k/BR

16Gb hyperX fury DDR4 2400

GTX1050ti (enquanto minha 2070 da galax não chega)

CX550W 80 plus bronze

Tudo isso montado em um gabinete Komor RGB da pichau.

Fora isso, tenho instalado um kit de fans+faixa RGB da c3tech.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica a critério pessoal ligar a bomba direto na fonte ou no conector da placa-mãe.
Apenas tem o detalhe do conector da placa-mãe garantir 12V.

 

A variação de volta,gem pode sim fazer a bomba funcionar de forma inadequada, afetando o desempenho e prejudicar a sua vida útil.
 

Veja um relato recente desse mesmo wc M22 com problema de desempenho, pois a bomba foi ligada em conector com controle de rotação ativado.
O problema foi resolvido ligando a bomba em conector 12V.

Tópico aqui.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM acabei de ler aqui e realmente essa parada tem sido uma dor de cabeça de uma galera. Eu vou trocar isso. Só uma última pergunta. 

Ao invés de conectar na fonte direto. Teria como desabilitar o controle de rotação automático na BIOS da minha placa? Se sim, como? Resolveria o problema igual ligar direto, certo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na bios procure pela opção Q-Fan Control, veja print aqui.
Deixe em full speed.


A bomba ligada em um dos conectores permite a placa apresentar a sua rotação.

A vantagem principal de se ligar direto na fonte seria funcionar sempre em 12V, independente da configuração da bios.
 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bem, só atualizando aqui. Segui a dica do @EdsonSM e realmente obtive resultados. Agora costuma ficar 33ºc - 29ºc em idle e usando chega a 60ºc - 62ºc. Estas temperaturas estão normais agora? Pensei que com water cooler ficaria um pouco mais geladinho.

De todo modo. Desculpe a demora na atualização. To com muito trabalho e pouco tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, TORIITO disse:

Bem, só atualizando aqui. Segui a dica do @EdsonSM e realmente obtive resultados. Agora costuma ficar 33ºc - 29ºc em idle e usando chega a 60ºc - 62ºc. Estas temperaturas estão normais agora? Pensei que com water cooler ficaria um pouco mais geladinho.

De todo modo. Desculpe a demora na atualização. To com muito trabalho e pouco tempo.

Parece normal, mas faz a prova de fogo: ~1 hora de Prime95, teste de Small FFTs. Se quiser um teste de aquecimento/estabilidade global, da-lhe um teste total com o AIDA64 também por pelo menos ~1 hora. Acompanha as temperaturas gerais com HWMonitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O M22 tem a bomba integrada ao radiador, obstruindo parcialmente a área de ventilação, veja aqui.
Teoricamente o radiador perde parte da eficiência na refrigeração em comparação com water coolers tradicionais que tem a bomba integrada ao bloco.

 

Veja um review aqui.
Um wc de projeto tradicional se mostrou mais eficiente do que o M22.
No teste foi feito uma comparação do EVGA 120 usando a fan do M22, para demonstrar que o problema estaria mais no projeto do wc e não da fan.

 

Mas de qualquer forma a temperatura antes de 78C para 62C em jogos já é um resultado bem significativo.

 

Se quiser, faça um teste com o Cinebench R15 disponível aqui.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...