Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reduzir clock em idle


FMattos

Posts recomendados

Prezados, boa noite!

Gostaria de saber se há alguma configuração no Windows (se não, serve software) para reduzir o clock do processador quando em idle (ou quase).

Reduzir o clock da GPU também seria ótimo.

 

No momento estou utilizando 1% da CPU e 2% da GPU, mas a CPU está com clock de 3,6Ghz, quando o mínimo dele é 3,4Ghz. Estou utilizando apenas o navegador (edge) e a loja do Windows fazendo download. Não tem motivo para o clock estar acima do base.

A GPU está no clock base, mas gostaria que reduzisse mais para economizar energia, visto que o TDP dela é de 225w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FMattos - Liga o cool n quiet na bios se tiver

-  Vai em Opções de energia, seleciona Ryzen Balanced

- No ryzen balanced, vai em editar configurações do plano -> Alterar configurações de energia avançadas -> Gerenciamento de energia do processador -> estado minimo do processador muda do 99% pra 20%

Pra GPU:

- No radeon adrenalin, vai na opção de auto undervolt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FMattos Qual sua Gpu? (a minha tem TDP de 280W mas de consumo real em stock fora de jogo 25w e em jogos 160 a 180w e em UV/OC em jogos de 140 a 170w com alguns picos a 220w)

sobre a modificação pode fazer na bios ou se for bem leigo só setar modo economia nas configurações de energia do windows que já vai reduzir. e mude o estado do processador conforme o comentario acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode por até no Power Saver, ai o processador cai pro estado mais baixo de consumo e fica nesse clock baixo.

Porém por ser power saver, ele só poderá voltar para clocks mais altos quando você ativar o Balanced ou High Performance novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc Ao colocar o mínimo em 20% ele parou de carregar meus jogos. Abre a janela como se fosse funcionar mas fica tudo preto.

Não conseguir encontrar a opção de auto undervolt no adrenalin, talvez não seja para todas as placas.

 

@Gungniro É a RX 5700 XT. Se eu fizer alguma mudança na BIOS, imagino que seja permanente, ou seja, vai trabalhar sempre no mínimo. Eu quero que reduza apenas quando em idle.

 

@Amanda Gonçalo Já está no modo economia de energia,inclusive na opção recomendada do ryzen mesmo, que teoricamente deveria gerenciar melhor do que a opção padrão do windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FMattos há programas alternativos(gosto do overdriveNtool) para efetuar o overclock e undervolt, geralmente o wattman costuma apresentar falhas principalmente em placas mais novas.

 

conforme havia descrito trabalho com reparo e reparei que a performance em si da 5700xt e bem similar a 2070. já a 5700 pouco acima da 2060 mas inferior a super.

 

de qualquer forma excelente aquisição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria  Na verdade ele não fica no clock máximo, mas fica acima do clock base.

O base é 3,4Ghz e o máximo 3,9Ghz, em idle ele está ficando em 3,6Ghz.

Eu esqueço de olhar a BIOS 🤦‍♂️, vou fazer isso hj.

 

@Gungniro Se o cool n' Quiet não funcionar vou tentar o software.

Mas o fato de você usar pra overclock meu deixou preocupado, esse é um daqueles que se eu usar perco a garantia?

Meu PC tem 1 mês de uso, ainda não da pra saber se vou precisar da garantia ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FMattos overclock feito por software e protegido contra danos. então no maximo que fará e o sistema cair.... se for via bios contanto que não passe de cpu 1.35v e 1.2v no soc  não há danos pois e dita como a faixa segura garantida pelo AMD para overclock não tenho link mas dps posso achar,  quanto ao risco de garantia o importante e não fritar (tenha em mente que o maximo dele e 95C) MAS Recomento fortemente não deixar passar de 80C. como e uma peça de metal não há como validar exatamente a causa então a não ser que você diga que fez OC para garantia nem tem como de fato saber (salvo se fizer engenharia reversa, mas como e muito caro normalmente só e avaliado superficialmente e mandado um novo). se não tiver azulados/torrados dificilmente tomara negativa de RMA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...