Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
BrunoCarneiro

Adaptador 2 conectores molex para conector 8 pinos EPS: Seventeam 850W

Posts recomendados

Prezados,

 

Recentemente adquiri uma placa-mãe dual slot, lga 2011. Já fiz testes com 1 xeon e funcionou perfeitamente, separei uma fonte Seventeam de 850w para testar essa configuração. O problema é que essa fonte tem apenas um conector CPU e para o segundo cenário serão exigidos dois. Procurei em várias lojas um adaptor, só achava PCIE, até que em uma loja o vendedor ofereceu montar um adaptador foto "Adapter". O fio de 5v está isolado, os dois cabos 12v conectam no mesmo pino molex, essa fita isolante é boa, mais emborrachada do que os modelos comuns. O problema é que ele só tinha conectores 4-pin e eu achei que 2 deles encaixariam normalmente pela característica do conector cpu 8-pin que parecer ter dois grupos iguais.

 

Como aparece na figura AdapterPlug o conector tem um esquema de pinos cruzado.

x o

o x

 

Porém o encaixe da placa-mãe assim como o conector 8-pin original da fonte, foto "Plugs", inverte a ordem no segundo grupo:
x o o x 

o x x o 

 

Olhando pela cor dos cabos "PoweredCables" and "NeutralCables", me parece que todos os 4 pinos superior recebem energia 12v e os 4 inferiores são neutros. Eu vi que algumas fontes tem todos os conectores do segundo grupo arredondados assim:
x o o o

o x o o

 

A minha dúvida está no que é mais arriscado, usar apenas um adaptador 4-pin para o cpu com TDP 95w, podendo concentrar muita tensão. Ou tentar de alguma forma raspar os conectores do segundo adaptor para fazer ele encaixar na placa-mãe, assumindo que as tensões serão iguais. 

 

Qualquer opinião é bem vinda, é meu último passo para testar a máquina.

 

Adapter.jpg

AdapterPlug.jpg

NeutralCables.jpg

Plugs.jpg

PoweredCables.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@BrunoCarneiro

 

Molex pra cabo de CPU é uma ideia besta, honestamente..

 

O Molex é pra coisas de baixo consumo, como HDs, fans e afins.. EPS 12V é feito pra suportar mais de 200 Watts de potência, em modo contínuo.. Aí, vão e penduram dois cabos pra CPU, num único fio do Molex.. Isso é um perigo, em potencial..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

Mas fora o CPU e o 24-pin as únicas opçãos são Sata e Molex. Eu aprendi na época de mineração que o conector Molex aguenta mais energia que os Sata (vi alguns dar curto).

 

Pesquisando agora, o Molex aguenta 11a no cabo de 12v e 5v. São 132 watts em 12v, ou 55 watts no 5v. Já o Sata tem 3x 1,5A no 12v, 3 x 1,5A no 5v, 3x 1,5A no 3,3v. 54w em 12v.  

 

O EPS-12v de 4 pinos suporta 155watts, e o de 8 pinos 235 watts. Eu estou distribuindo a carga de 8 pinos em 2 molex independentes, 4 pinos para cada, de forma leiga seriam 264w no conjunto, não?. O processador tem TDP de 95w.  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@BrunoCarneiro

 

A opção correta seria comprar uma fonte que desse suporte nativo ao PC.. Sei lá por qual motivo, você montou um PC Dual-Socket.. Devia ter visto e pensado nisso na hora da compra..

 

Eu lembro de usarem Molex em mineração, pra alimentar aquelas pontes PCI-EX e ali, o consumo é baixo.. Ainda tem a bitola dos fios.. O que suporta 11A? O conector? E os fios?

 

Por último, TDP não é consumo.. Usualmente, CPUs tendem a ficar com consumo dentro do TDP, mas depende das circunstâncias.. Eles podem consumir mais que o valor do TDP..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

Agradeço sua atenção, mas você não está me ajudando muito aqui.

 

Eu montei um dual socket porque trabalho com renderização de imagens, já será a terceira máquina que eu vou manter paralelamente. Eu tenho uma fonte EVGA 1200w Platinum com dois conectores EPS12v 8-Pin, eu só não queria desmontar o pc que está com ela, antes de ter uma confirmação que os dois Xeon estão funcionais, porque eu trabalho em cima dessa máquina. 

 

Eu já tinha uma fonte de 850w sobrando, como comentei bem no início, estou usando para testar, não vou fazer uso com carga pesada em cima dessa configuração. Já fiz testes com 1 processador somente, vou fazer mais testes incrementais até estar seguro para fazer a migração de um computador para o outro. O adaptor será aplicado somente na alimentação do segundo processador.

 

O suporte de 11A é da especificação do conector, os fios no conector 4-pin são 20awg, enquanto do molex é 18awg, mais grosso.  

 

A minha dúvida foi bem pontual, se vale mais a pena tentar raspar os conectores para conectar um segundo molex, ou tentar testar usando apenas um. 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para fechar a questão,

 

Eu raspei os conectores do segundo adaptador usando uma lixa simples. Liguei cada adaptador em um cabo molex independente desde a saída da fonte. A primeira figura mostra os dois encaixes p4 ligados na placa.

 

tumblr_py9r0jmIsN1y5ge4eo6_1280.jpg

 

O sistema rodou tranquilo por mais de 30 minutos, durante testes de stress eu peguei os fios no ponto mais crítico (entre a emenda do fio e o conector molex) nenhum sinal de aquecimento.

tumblr_py9r0jmIsN1y5ge4eo7_r1_1280.jpg

 

Deixo abaixo as imagens dos dois processadores com Hyper-Threading ativado e alguns programas populares, HWMonitor, UserBenchmark, etc. O sistema está está usando Windows 10 pro não ativado (instalado apenas para os testes). Dados:

- MOB: JingSha X79 dual slot. 

- CPUs: Xeon 2650 v2 2600 MHz 8 núcleos 16 threads.

- SSD 120gb Intel.

- GPU Geforce Gigabyte 1070 Mini Itx.

- PSU: Seventeam 850w

 

Com os testes bem sucedidos eu vou planejar a migração definitiva.

 

tumblr_py9r0jmIsN1y5ge4eo5_1280.jpg

tumblr_py9r0jmIsN1y5ge4eo3_1280.jpg

tumblr_py9r0jmIsN1y5ge4eo1_500.jpg

tumblr_py9r0jmIsN1y5ge4eo2_1280.jpg

tumblr_py9r0jmIsN1y5ge4eo4_1280.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!