Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito regulador com potenciometro.


Willian_Souza

Posts recomendados

1 hora atrás, Willian_Souza disse:

Pessoal,quero construir um Regulador de Tensão com um potenciometro,de forma que eu possa regular a tensão atraves dele,eu vi que existe varios desses reguladores prontos no Mercado Livre,mas queria construir o meu de uma forma mais simples possivel,o que eu preciso ? 

vai precisar do quanto de corrente ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus Deixa eu te explicar a situação shauhsuas.

Eu estou montando uma fontezinha de bancada,vou utilizar duas fontes ATX em Série para Obter 24v e também vou ter uma fonte simétrica ! Enfim

Eu já tenho o display voltimetro para instalar,inclusive me indicaram um step down para regular a tensão ! Já que o step down tem uma tensão de saida de 1.5 até 35v mas eu queria montar um regulador,mesmo sabendo que um step down é barato.

enfim,com tudo isso,eu vou ter uma corrente de 18A ! Pois como vou ligar as fontes em série,só vai aumentar a tensão,a corrente fica a mesma coisa !
Então vou ter uma corrente de 18A e uma tensão de 24v 

eu quero entender como calcular um potenciometro,qual calculo utilizo ? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Willian_Souza disse:

@Matthwus Deixa eu te explicar a situação shauhsuas.

Eu estou montando uma fontezinha de bancada,vou utilizar duas fontes ATX em Série para Obter 24v e também vou ter uma fonte simétrica ! Enfim

Eu já tenho o display voltimetro para instalar,inclusive me indicaram um step down para regular a tensão ! Já que o step down tem uma tensão de saida de 1.5 até 35v !

enfim,com tudo isso,eu vou ter uma corrente de 18A ! Pois como vou ligar as fontes em série,só vai aumentar a tensão,a corrente fica a mesma coisa !
Então vou ter uma corrente de 18A e uma tensão de 24v 

eu quero entender como calcular um potenciometro,qual calculo utilizo ? 

No caso você vai ter a menor corrente dentre as duas fontes, nao sei se funciona bem, mas nao deixa a lata delas encostar uma na outra...

 

quanto a regulação pode utilizar um lm317 com alguns transistores para aumentar a corrente, no datasheet dele tem bastante informações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Willian_Souza disse:

por que as carcaças não podem ter contato uam com a outra ?

A carcaça de uma fonte será o negativo e a da outra será o positivo desta mesma fonte. 

Lembre-se de que na ligação série precisamos da sequência de positivo-negativo. 

Se os cabos da tomada tiverem o pino terra, eles deverão ser cortados pra não dar curto. 

 

E Nem de longe que fontes de PC (xing ling) chegam a 18A na linha de 12V, é no máximo 10A e olhe lá. 

Outro dia liguei dois faróis de carro (10A) numa fonte dessas e a tensão já começou a cair. 

Se for fonte boa de marca conhecida, aí com certeza chega. 

 

Sobre o seu regulador:

Com certeza que um step down é mais barato e também, mais eficiente. 

Mas pode ser que para essa corrente seja difícil encontrar fácil algum que seja barato. 

 

Montar reguladores de fonte não é uma tarefa tão simples, ainda mais os modernos chaveados. 

 

Para você que está começando, é mais simples o linear mesmo. 

O LM317 + transistores mencionado pelo amigo acima é uma boa pedida, aqui no fórum tem inúmeros tópicos mencionando esse esquema, pois é uma das coisas mais procuradas por aqui. 

O único problema é que a montagem não vai ficar muito compacta como você já mencionou no outro tópico, pois os transistores vão precisar de um dissipador bem grande. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...