Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FX 8300 e GTX 1050Ti: travadas em jogos, mesmo com alto FPS


Posts recomendados

ta complicado minha situação, é frustrante você ve o contador de fps alto e da cada travada monstra, 

 

usando o O MSI com as informações na tela não a nada que de pra apontar um problema Ex: "olha é a temperatura, olha é o processador usando 100%" absolutamente nada

 

pra vcs entenderem melhor um jogo que trava muito mais muito mesmo é o apex.

 

eu olho pras informações do MSI e vejo que:

 

A temperatura ta aceitável, o jogo não usa 100% do processador, memoria ram esta operando com muita folga, a 1050 A todo vapor, uso de Vram aceitável com folga tb.

 

tem outros jogos que o mesmo acontece, e pra acabar de me estressar a jogos pesados que rodam liso Ex: The Witcher 3 com algumas coisas no ultra e outras no alto que ajustei pra ganhar um pouquinho de fps aqui roda de boas até mesmo em cidades onde o jogo acaba ficando ainda mais pesado fica de boa.

 

não sei se é pelo tempo, Não que esteja velho mas sim desgastado, eu comprei meu fx em 16/07/2017

 

 

me pergunto se à algo que eu possa fazer pra tentar resolver sem ter que comprar outro, porque caso tiver, nem vale a pena, a não ser que alguém queira me vender um fx 8350 usado ai por um precinho camaradinha, ai eu compro, caso contrario vou ter que investir em novas peças, e o ruim é que tenho que troca quase tudo porque a placa-mãe só tem suporte para processador com socket Am3+ e é DDR3 obrigando eu a trocar memoria ram tb

 

Meu Pc:

Fx 8300

placa-mãe:  m5a78l usb3

Gtx 1050TI 4GB

8GB De memoria RAM

Fonte: EVGA 500W 80 Plus White

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Meu Pc apresenta travamentos o que deixa eu sem opção do que jogar, é muito frustante você olhar seu fps alto tipo 80 90 100 e ainda sim travar,

Mais frustante ainda é você investir em um hardware desse e depois descobrir que tem que trocar tudo, até jogos antigos trava

Jogos que antes rodavam de boa agora estão travando e não consigo mais jogar, nos testes que eu fiz tudo indica que é o processador,

Meu pc ja limpei 70 vezes, Temperaturas estão ok 45 pra placa de video 50 pro processador (testado em 3 programas diferentes)

Usando o afterburner notei que  minha placa de video nem chega a usa 100% dela e a memoria ram também ainda fica com muita folga,

Mas o que me deixa incucado é que também não mostra que usa 100% do processador, o que me deixa com 80% de certeza que seja o processador,

Apenas consigo ver realmente os 100% de uso quando jogo Assassins Creed Origins e ai vem o travamento, porém dessa vez eu consigo ajustar o gráfico,

Até que chegue a um jeito jogável, (isso até começar a travar de novo kkkkkk) o que reforça minha tese é que por 2 anos usei apenas o processador overclocado pra 4.0 e só fui Adquirir uma placa de video, no começo desse ano, como eu diminui a vida util dele pela metade, pra ter 100% teria que testar com outro processador, mas eu não tenho,

E pra comprar um processador novo vou ter q trocar placa-mãe e memoria ram, o que ganho não é o suficiente pra comprar uma peça nova,

Então é muito ruim ficar sem poder jogar nada.

 

Meu pc:

Processador: Fx 8300

placa-mãe: m5a78l usb3

Placa de Video: GTX 1050 TI 4GB

Memoria Ram: 8 GB

Fonte de EVGA 500w 80 plus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Igor Sdc Seus tópicos foram unidos por se tratar do mesmo assunto. Além disso, o comércio dentro do Fórum é permitido apenas dentro da Feira do Rolo. Obrigado pela compreensão. 

 

Seu problema aí é a placa-mãe. Isso é quase certo. Essas placas 760G não foram feitas para processadores FX, ainda mais os de 8 núcleos. O circuito regulador de tensão da placa-mãe começa a fritar e a frequência do processador é reduzida como consequência. Esse é um problema clássico.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD  novato em forum fazendo ********** sempre tem um kkkkkkkkk com mil caracois placa-mãe, me parece ser uma luz no fim do tunel seu comentario, qual me recomenda comprar que seja ddr 3 com socket AM3+ e baratinha, queria uma placa para fazer o teste, vou ter q compra uma usada mesmo (ganho uma mizeria) qual parte do forum ta a Feira do Rolo? to desesperado ja aqui com meu anti-depressivo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kairan salvou minha vida bro, depois que você clariou minha mente eu fui da uma pesquisada, e tenho que comprar uma placa-mãe com chipset 970A, pois o chipset dessa placa que tenho não foi feito pro FX, ou seja eu estou segurando o potencial do FX com essa placa-mãe (me corrige se eu estiver errado) o desafio para mim esta em encontrar uma placa com esse chipset com um preço baixo, pois as que vi com esse chipset custa 600 pila, ai não compensa investir numa placa com socket AM3+ era mais fácil comprar uma AM4, mas ai eu teria que trocar tudo e não tenho money para isso infelizmente, portanto uma solução rapida seria encontrar placas com esse chipset usadas, ou em algum loja (se é que tem porque todas não tem mais) poderia me indicar algumas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Igor Sdc Uma solução rápida seria tentar apontar um fan diretamente para a região dos VRMs da sua placa-mãe. Melhorar a refrigeração do seu gabinete nessa região pode ser a solução. Como está a refrigeração? O desempenho do FX na sua 760G ou em uma 970, se esse problema não ocorrer, será o mesmo.

 

Comprar outra placa-mãe é inviável: essa plataforma não compensa há alguns anos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD meu pc tem 5 FANS, 1 na frente empurrando ar pra dentro, 2 em baixo empurrando pra dentro e pra cima, 1 atras jogando o ar pra fora, uma fan em cima jogando o ar de dentro pra fora, temperatura media do processador fica em torno de 50, da placa de video 45, os 2 dissipador ficam entre 45 50 graus, o desempenho na 760G ta horrível travadas com fps alto, diminui o gráfico no minimo e ainda continua travando, e o programa MSI mostra que nem ta usando tudo do processador, muita inconsistência, eu vejo teste de pessoas jogando jogos com cfg similar a minha ou inferior e no deles roda sem este tris travadas e com o fps de boa, o que mais me estressa é que não importa qual o fps ele vai fica travando e isso irrita qualquer um, ate em jogo antigo da sua época o mesmo acontece, no chipset 940G eu testei porque não tenho, ou seja, a unica forma é comprar um usado e testa, com o ponto que você levantou eu pesquisei  outros topicos aqui, e a galera recomendava que pra processador FX o chipset tem que ser 940A pois ele é nativo do FX ja o 760G uma gambiarra foi feita para que ele suporta-se o FX, isso foi segundo o que eu li de outras pessoas, agora estou em um impasse não sei o que fazer, existe alguma forma alem da refrigeração que eu possa tentar, eu ate botei um ventilador na cara dos VRMS mas não adiantou nada, overclock no chipset sei la alguma coisa doida q você tenha conhecimento me diz e eu tento, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Igor Sdc disse:

no caso apenas o Chipset 970A Funciona perfeitamente no FX 8300 não tem outra placa-mãe que funcione perfeitamente nele?

O chipset NÃO tem nada a ver com o problema dito acima..

 

O problema seria o VRM (circuito que alimenta a CPU) que, por não ter dissipação, esquenta demais e precisa diminuir o clock da CPU pra se resfriar.. Se é que esse é o problema..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
18 horas atrás, Igor Sdc disse:

no caso apenas o Chipset 970A Funciona perfeitamente no FX 8300 não tem outra placa-mãe que funcione perfeitamente nele?

Como eu havia dito anteriormente e o @RS Faria reforçou, o problema não é o chipset em si, mas sim o circuito regulador de tensão que o acompanha. Tem gente que utiliza o FX 8300 com essa exata placa-mãe e não tem problemas. Outros diversos usam e é um inferno. 

 

Para diagnosticar e confirmar o problema (que é bem provável), você precisa monitorar a frequência do processador no MSI Afterburner e os sensores de temperatura da placa-mãe no HW Monitor. Veja se, no momento das quedas, a frequência do processador cai. Observe também a temperatura dos sensores da placa-mãe.

 

Não compensa investir em uma placa-mãe com chipset 970A. Se apontar um fan diretamente para os VRMs não resolveu, você pode tentar comprar dissipadores e colocar. Fica complicado te indicar investir qualquer valor nesse kit, já que uma placa-mãe nova custaria um valor que não teria sentido. Meu computador também já é bem antigo: se a placa-mãe estragar, acabou (o valor das placas ainda é alto e fica inviável).

 

Sobre o FX 8300 não alcançar 100% de uso e não conseguir extrair toda a capacidade da placa de vídeo, isso pode acontecer mesmo se estiver funcionando perfeitamente. A arquitetura desses processadores nunca foi eficiente em jogos e pode falhar naqueles que demandam muito desempenho single core, sem conseguir utilizar todos os "núcleos" adequadamente. 

 

Esses FX não trabalham com núcleos completos, mas sim com módulos. O FX 8300, por exemplo, tem realmente 8 núcleos, mas divididos entre módulos. Cada módulo contém dois núcleos que operam com diversos recursos compartilhados. Ou seja, não são núcleos completos. É por isso que a arquitetura é ineficiente. É um octa core, mas ao mesmo tempo não é um octa core. 

 

O FX 8300 é bem mais lento que o Ryzen 3 1200 em jogos. E estamos falando do processador Ryzen mais simples, um quad core da primeira geração. Por isso fica complicado investir em FX. Se você tivesse nos procurado antes da compra, não teríamos indicado o FX, assim como não teríamos indicado essa placa-mãe e a GTX 1050Ti. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD primeiramente obrigado por responderem, não tem como mirar um fan pros VRMS, porque o cooler Box ocupa todo o espaço tornando impossível colocar qualquer coisa mirando para eles, alem de que o gabinete tem acrílico na lateral, e se eu tirar o cooler box quem frita é meu processador, usando 3 programas diferente para monitorar, a Freqüência do processador não caiu, a frequência que caiu foi da placa de video, meu computador é um ser vivo serio to te falando kkkk o maldito agora começo a rodar jogos que antes travava de boas, só porque eu queria que travasse pra eu ver se a frequência caia, tipo assim do nada o pc decidiu roda tudo de boa (leva na zoeira essa parte), Ex: The division que é um jogo que deixa o processador uma coisa de louco, ele tava rodando usando 56% do processador, e em apenas 1 momento a frequência dele caiu depois não caiu mais, em momentos caóticos davam alguns estetris, mas nada que atrapalha-se o gameplay, então como esse pc tava me trollando so porque eu queria ver se caia a frequência eu deixei tudo no ultra, e nada do uso do processador aumenta, a temperatura do processador chegou no máximo a 52, a placa de video chegou a 60 graus, segundo a zotac a temperatura não passaria disso, pois a placa não tem cabo de alimentação, a placa de video o uso tava em 60 70%, a placa-mãe 1 sensor Pin0 chegou a 61 graus e outro PIN1 a 48 graus, ai eu falei Aéé não vai trava não? então perai deixa eu bota um assassins origins aqui, kkkkkk dito e feito travava mas direto obviamente nesse jogo eu sei que a culpa também e do FX que mesmo que os VRMS tivessem dissipador e fossem ventilados ele travaria, mas fiz isso para poder monitorar, e ai cheguei a conclusão de que o que tava caindo era a frequência da placa de video, em quanto a do processador tava intacta, o programa que usei pra ver a frequência é o HWiNFO que me permite monitorar mais coisas que o MSI, caramba que baita problema que eu arrumei com esses equipamentos, vou ver se pago meu cartao de credito q ta parado a algum tempo e compro um kit novo, mas quando for comprar venho aqui pedir dicas, ate la vai demorar, preciso da um jeito até la com o que tenho agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...