Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto com placa de DVD /C Display


Willian_Souza

Posts recomendados

Não tô vendo as fotos... 

Mas vou adiantando, se o display for do tipo led é possível usar com algum microcontrolador ou ci dedicado, são mais fáceis de trabalhar. 

 

Se for o mais antigo, aquele de vidro (vfl), esse é meio chato de ligar caso o ci próprio a ele não esteja funcionando. 

Pois cada um deles tem sua pinagem exclusiva, trabalham com tensão negativa, filamento AC e requer uma forma de multiplexação meio complexa. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Renato.88 disse:

tem sua pinagem exclusiva, trabalham com tensão negativa, filamento AC e requer uma forma de multiplexação meio complexa

off topic semion...

Certa feita de posse de conhecimento do funcionamento de válvulas, catodo, anodo, grade, filamento e etc, e também do conceito de varredura, acionei um de calculadora com circuito lógico a 12V ou + nem lembro +. Dava pra ver as conexões com segmentos e tal. De fato percebi que um lado ficava mais escuro que outro. Minha intuição foi que ligara os filamentos com vdc e sendo este o próprio catodo da válvula, a pequena diferença de 1V causara aquilo. Como a utilidade foi algo como autodidatismo, só teorizei que com Vac resolveria e ... missão cumprida.

Este dispositivo ficara comigo uns 10 anos até que uns 20 anos atrás se perdeu num descarte generalizado...

Passado sempre presente ... ou ... conversa de véy ninguém merece kk

Só pra constar, meu "contrato simbiótico" (inventei isso agora) com o forum me permite expor experiências pessoais passadas, presentes e, porque não, futuras...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Esqueci de colocar as fotos haushaus

Enfim,abaixo pode ver a placa,com alguns componentes em especial este display,confesso que fiquei com dó de jogar fora,e como realmente pode ver é um display vfd,não sei se tem alguma utilidade ou não,estou estudando uma forma de alimentar ele.

 

adicionado 2 minutos depois

@Isadora Ferraz Postei as fotos abaixo,é um diplay vfd,retirei de um DVD daqueles mais antiguinhos,como eu sou bem dizer iniciante,não tive muitas idéias,e se fosse um display de led,ai dava pra fazer muito mais coisa..mas sei lá vocês que manjam,olha ai e dá alguma ideia hasuhas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É ... a placa é bunitinha. Mas sem noção de programação, intuições de 40 anos atrás, visão de 20 anos, eu (eu) consideraria com utilidade zero com destinho à reciclagem. Aguarde a disponibilidade de alguns...

2 horas atrás, Willian_Souza disse:

display de led

... ou compre alguns pra seus experimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez ajude.

adicionado 2 minutos depois
51 minutos atrás, Renato.88 disse:

mas não tive nenhuma ideia interessante de uso pra eles. 

Se for de rádio relógio... microondas, calculadora... ainda dá para reutilizar e fazer um reloginho (mas caro o molho do que o peixe)...

mas vale a pena por ficar bonito e retrô...

mas se for retirado de som 3 em 1... e similares, não serve pra muita coisa por causa dos símbolos extras que não nos serve de muito...

alem é claro do tamanho exagerado...

adicionado 4 minutos depois
28 minutos atrás, Willian_Souza disse:

Tu sabe quantos volts esse display precisa pra ligar ?

se o aparelho ainda pode ser ligado (mesmo que não leia mais os DVDs) você pode medir na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Willian_Souza disse:

Tu sabe quantos volts esse display precisa pra ligar ?

Se tratando de um VFD, são várias tensões diferentes ao mesmo tempo:

Uns 4VAC no filamento 

Tensão negativa entre 20 e 30V no resto dos terminais, porém naquele que for acender deve aplicar os +5V. 

 

Porém na imagem que eu vejo, tá mais para um LCD preto. 

Por acaso, atrás do display tem um furo na placa ou uma caixinha branca com um lugar pra lâmpada/Led? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...