Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor de Potência BJT


The Gu

Posts recomendados

Bom Dia

Estou começando a trabalhar com transistor de potência do tipo BJT, e foi levatado a seguinte questão referente a corrente que circula pela base desse transistor:

- Por que não pode-se calcular a corrente de base de um transistor de potência através da fórmula: hfe = IC/IB?

Com pouco conhecimento que tenho nessa área, devo considerar que a potência mal dissipada influência em IC? Pois nesse caso, a temperatura do componente tende a subir, com isso o ganho tende a reduzir? 

Como disse, não tenho grande conhecimento nessa área de potência, por isso a questão levantada.

Agradeço quem puder ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ululantemente óbvio, temperatura alta é inimiga de qualquer semicondutor. E sim ela altera as caracteŕisticas elétricas dele. Pode ser tanto o hfe como, vce, eficiência em alta freq e todos os etc imagináveis.

18 minutos atrás, The Gu disse:

não pode-se calcular a corrente de base de um transistor de potência através da fórmula: hfe = IC/IB

e porquê não? Tal fórmula é uma boa aproximação teórica da prática. Importante também é ver na folha de dados em qual condição ela é válida. Agora pra regime ac entram outras entidades sinistras na parada. Domá-las a seu favor com precisão e eficiência absoluta não é pra meros mortais como nós. Outra que veio fazer companhia a elas: a falsificação generalizada... aí o bixo pega ...

Por estas e outras que à esta altura da existência pendo pro lado digital. p.ex. amplificadores classe D. Estude-os também.

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, The Gu disse:

Bom Dia

Estou começando a trabalhar com transistor de potência do tipo BJT, e foi levatado a seguinte questão referente a corrente que circula pela base desse transistor: