Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória Compartilhada com sobreutilização


Posts recomendados

Olá
Eu fiz um post uns dias atrás falando sobre um problema que tava ocorrendo com meu pc após um upgrade que fiz, bem eu descobri o motivo do erro e se trata da Memória da GPU compartilhada, que é aquela memória que a GPU pega da RAM para usar como um apoio pra ela, então por conta de eu só ter 8gb, ela usando 4gb acaba gerando vários problemas inclusive para rodar jogos, e eu queria saber se existe algum meio de diminuir essa memória compartilhada da ram com a GPU, até porquê para os jogos que eu uso não há necessidade de 4gb de ram sendo consumida pela memória, grande parte deles não chega a utilizar nem 1gb dessa memória que fica reservada, na realidade grande parte deles fica cravado em 0,1 gb de uso, eu vi em alguns posts similares pessoas falando que é possível através da BIOS mas não achei nenhuma opção na minha BIOS
 

 

zzzzzzzzzz.PNG

 

zxc.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa memória compartilhada só é usada pela GPU quando há necessidade. Se o jogo só consome 1 GB de VRAM, não vai consumir nada desses 4 alocados. Se consumir 3, vai usar os 2 da sua VRAM, +1 da RAM. Em suma, não é isso que está gerando seus problemas com jogos e não tem o que você possa mudar quanto a isso pra melhorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, mas é algo relacionado a memória RAM, esse mesmo problema já ocorreu antes e a resolução foi comprar mais um pente, e tinha parado, depois de trocar a GPU esse problema voltou e só ocorre quando a memória RAM ultrapassa 50% do uso, ou seja os 4gb, e então a tela fica preta e os programas fecham, menos o Chrome que as páginas apresentam problemas e apresenta a mensagem de que a memória RAM insuficiente, caso realmente não seja por conta da memória compartilhada você tem alguma ideia de o que pode estar acontecendo?

Edit: Não, comprar mais RAM no momento não é viável para resolver o problema outra vez já que eu não tenho como pagar por isso no momento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como citado acima, o jogo que necessita de apenas 1GB para rodar não irá puxar os 4, tudo isso é feito de maneira automática e nada pode ser mudado manualmente, o que indica que não é esta a causa do problema.

 

Tente fazer isso:


1- Vá em Iniciar > Digite "Diagnóstico de Memória do Windows" > Selecione "Reiniciar agora e verificar se há problemas"


Dot8lHc.png

 

Após o teste terminar e o computador iniciar:


Vá em Iniciar > Digite "Visualizador de Eventos" > Abra a guia "Logs do Windows" > Botão direito em Sistema > Filtrar Log Atual


uQ2jF2i.png

 

Em "Fontes de Evento" marque a caixa "MemoryDiagnostics-Results" e clique em OK > Verifique nos resultados recentes se há algum problema.


NmgQavf.png

 

qHcxItC.png

 

Se for identificado algum problema:


3- Tente limpar os slots de memória RAM e os seus módulos de memória com limpa contato, isopropanol (ou use borracha branca apenas na memória se não tiver os outros dois itens) e refaça o teste.


Se nada for detectado e/ou o problema persiste:


4- Retire seus módulos de memória RAM e utilize apenas um módulo por vez, se o problema não acontecer com um pente e acontecer com o outro, então esse pente está com algum dano físico e nada pode ser feito a não ser substituí-lo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

O problema sim, é a memória compartilhada.

 

Já tive esse problema dai pesquisei no youtube e vi alguém falando sobre, a dificuldade do windows em controlar a memória compartilhada, já que a placa-mãe OFF-BOARD não tem bios de vídeo, dai quem controla é o operacional, e ele erra feio, dividindo a memória RAM em 50% compartilhando para vídeo.

 

Estou de novo com esse problema, mas não encontrei o cara falando do editor de registro, para configurar uma chave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...