Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle PWM e RGB dos fans


Visitante

Posts recomendados

Bom dia rapazes.

 

Tenho um gabinete com 5 fans de 3 pinos, ligadas com esse conector abaixo:

 

https://www.guerradigital.com.br/cabo-akasa-flexa-fp5-para-5-fans-4-pinos-ak-cbfa03-45

 

Eu queria trocá-los por fans de 4 pinos da cooler master que são RGB e têm controlador PWM. Sei que com esse cabo consigo controlar a velocidade dos fans, deixando eles iguais.

 

Minha dúvida é se o controlador PWM também controla as cores, ou se o PWM é apenas controlador da velocidade e o RGB é a parte. Queria controlar o RGB via software de todas as fans ao mesmo tempo igual a velocidade!

 

Minha placa-mãe é uma TUF H310, ela tem um header RGB que não utilizo...

 

Alguém pode me dar uma luz pra fazer isso funcionar, e se é possível com essa MB? Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andril Esse cabo é apenas PWM, o próprio nome já diz, então só irá controlar a rotação, nada de led.

 

Para led irá precisar de outro cabo, ou controlador compatível com a entrada RGB do fan e/ou saída RGB da mobo também para conectar via software, isso já seria outra história e não tenho conhecimento nesse assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann Opa. Obrigado amigo, se puder ajudar agradeço muito.

 

Tava querendo comprar esse modelo aqui:

 

https://www.pichau.com.br/ventoinha-coolermaster-masterfan-mf140r-rgb-r4-140r-15pc-r2

 

Esse é o de 140mm, pegaria 2 desses e 3 do 120mm...

 

Não sei como são os conectores desse tipo de fan, eles têm um pra alimentação e outro só pro controle RGB???

 

Vi na internet alguns splitters RGB, nesse caso, eu teria que usar um splitter pra alimentação e outro pro RGB?

 

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa amigos.

 

Achei esse vídeo onde o cara faz o unboxing desse cooler, e ele realmente tem 2 conectores, um 4 pinos PWM, e outro conector só pro controle RGB!

 

https://www.youtube.com/watch?v=ndrzNNiV_qQ

 

@Eder Neumann Acessei a página que você mandou, e pelo que vi, ele é compatível com o Aura Sync da Asus, minha placa-mãe tem um header RGB, então vou precisar de um splitter pra conector todos os fans, vou ter que testar e arriscar...

 

Quando terminar o trabalho volto aqui pra postar o resultado... Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andril Boa tarde, fico no aguardo, tenho exatamente a mesma duvida, estou com uma asus tuf b450m, e 6 fan deste mesmo modelo que voce comprou, porém todos 120mm, esperando para serem ligados na máquina, e quero fazer o mesmo que voce, ligar os rgb e rotaçao para que trabalhem todos juntos em sincronia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...