Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Antec VP450 sem PFC ativo: compensar com filtro de linha?


Posts recomendados

Bom dia. Estou usando uma fonte Antec VP450, cujo teste revelou ser uma fonte de qualidade:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/energia/teste-da-fonte-de-alimentação-antec-vp450-r35854/

 

Mesmo tendo certa qualidade ela não tem pfc ativo e não conta com selo 80 plus.

 

Como não estou podendo comprar um fonte de melhor qualidade pensei em compensar a falta do pfc usando um filtro de linha, no caso um da sms:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-você-já-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-não-entre-e-veja/page/6/?tab=comments#comment-4636522

 

Entretanto este modelo não é mais fabricado e não consigo encontrar ou substituto que tenha a função de um pfc ativo, como o encontrado neste Filtro SMS Clean Energy 

 

Alguém conhece um filtro de qualidade com esta função?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O PFC ativo de uma fonte e a filtragem feita por um filtro são coisas distintas, não tem como substituir um pelo outro.

 

Nesse caso o uso de um bom filtro de linha contribui para preservar a fonte e ajuda ela a regular melhor as tensões, se busca um filtro de boa qualidade, compre um da clamper como o Energia 5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, grievous disse:

O PFC ativo de uma fonte e a filtragem feita por um filtro são coisas distintas, não tem como substituir um pelo outro.

 

Nesse caso o uso de um bom filtro de linha contribui para preservar a fonte e ajuda ela a regular melhor as tensões, se busca um filtro de boa qualidade, compre um da clamper como o Energia 5.

 

Na verdade não era bem substituir, é que no SMS Clean Energy existe uma função que  "regula a tensão" (na verdade desliga, caso receba tensão não recomendada) de uma forma que seria muito útil pelo fato de não ter uma fonte com pfc ativo, mas como eu disse, não existe mais este modelo para comprar, então estou procurando um com as mesmas características.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Diego Mazetto Ferreira Ela não regula a tensão, apenas corta o fornecimento de energia se a tensão de entrada estiver muito distante do ideal. Pelo menos foi o que o @faller e @Kayke comentaram logo abaixo do post da análise.

 

O energia 5 que eu sugeri conta com uma chave microdisjuntora que desarma ao detectar sobrecarga ou curto-circuito na rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, grievous disse:

@Diego Mazetto Ferreira Ela não regula a tensão, apenas corta o fornecimento de energia se a tensão de entrada estiver muito distante do ideal. Pelo menos foi o que o @faller e @Kayke comentaram logo abaixo do post da análise.

 

O energia 5 que eu sugeri conta com uma chave microdisjuntora que desarma ao detectar sobrecarga ou curto-circuito na rede.

 Para o meu caso acho que o energia 5 não serve, pois o faller disse que a fonte queimaria antes do disjuntor desarmar, já este da sms creio que resolveria (ou ajudaria a contornar o problema da falta de pfc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Diego Mazetto Ferreira Antes do disjuntor acionar, os varistores contidos entre fase-terra e neutro-terra irão redirecionar o excesso para o terra, instantaneamente (além dos varistores o filtro conta também com fusíveis térmicos também). Somente se o surto/sobrecarga for contínua o microsdjuntor irá acionar e ainda sim você estará protegido.

 

 

Se deseja a máxima proteção na sua residência então você deve adotar a medida que usa as três classes de DPS (dispositivo protetor contra surtos). Classes 1 e 2 ficam nos quadros de distribuição de energia e o Classe 3 é esse que vem dentro do filtro de linha. Lembrando que para funcionar sua casa deve estar devidamente aterrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...