Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O meu HD pode estar com problema ou isso é normal?


LucasElt

Posts recomendados

Recentemente, a duas semanas, comprei um notebook gamer Dell G3 3950. E eu percebi que eu estava ouvindo o barulho de rotação do HD de vez em quando. Passados os dias meu notebook deu uma leve travada de uns 3 segundos e voltou normalmente (a tela tinha congelado eu não conseguia mexer o mouse e ficou um barulho bizarro na saída de som do notebook). E depois desse evento o barulho do HD está mais irritante ainda e está o tempo inteiro (parece que tem um grilo dentro do notebook). Tem como eu eliminar esse barulho via software?

 

OBS: Eu já comprei o notebook com o intuito de colocar um SSD, porëm, eu paguei pelo HD então não aceito nada com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenho o G3 também e escutar o HD fazendo barulho é normal. De toda forma, faça os testes abaixo.

 

 

Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk /r > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: leia esse artigo ou siga esses passos: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, mick 07 disse:

Tenho o G3 também e escutar o HD fazendo barulho é normal. De toda forma, faça os testes abaixo.

 

 

Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk /r > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: leia esse artigo ou siga esses passos: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

Boa tarde, Mick 07, gratidão por ajudar. Então mano, eu liguei pro suporte da Dell, reportei o meu problema do mesmo jeito que eu escrevi aqui neste tópico, e o técnico que me atendeu fez operação remota no meu pc pra verificar drivers desatualizados porque, segundo ele, o travamento de 3 segundos e o barulho nos alto-falantes que eu relatei pode ter sido causado por drivers errados ou desatualizados, a bios está desatualizada. Agora ele me deixou com a tarefa de descriptografar o HD e fazer o update da bios. Quanto ao barulho do HD ele abriu um chamado pra eu levar no suporte pra eles estarem avaliando e se necessário trocar o HD. Só que eu não estou muito afim de fazer, por um simples motivo: eu já trabalhei em assistência técnica de celulares e eletrônicos e sei muito bem o cuidado que os técnicos tem com os aparelhos. Então, o meu G3 fica fazendo barulho no HD o tempo inteiro, da para ouvir o barulho de uns 3 metros de distancia, quando ele fica sem fazer barulho por alguns segundos da um alívio. É realmente normal esse barulho? Estou realmente cismado com esse barulho porque eu tenho um notebook de trabalho e este não faz barulho algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, aqui eu também costumo escutar uns "estalos" quando o HD está em uso, normal. Não tenho como comparar com o barulho do seu, então se o seu está normal ou não é subjetivo. Quanto às travadas, pode ser o HD dando picos de uso, e também é normal, afinal ele possui apenas 5400rpm. Deixe o Gerenciador de Tarefas aberto e monitore isso, quando der uma travada veja se o HD não deu um pico de uso.

 

Por último, recomendo apenas que você faça uma instalação limpa do Windows sem instalar nenhum programa da Dell, deixe apenas o Windows Update instalar os drivers necessários e mais nada. Fiz isso aqui e meu notebook tá rodando tranquilo (também coloquei um SSD, então não sofro mais de travadas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...