Ir ao conteúdo

Gigabyte B450 Aorus M - Vale a pena para Ryzen 7 3800x ?

Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos. O que acham dessa placa-mãe ?
Gigabyte B450 Aorus M
https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-M-rev-10#kf
mATX - não faço ideia do que é isso. Espaço não me incomoda.
Eu já comprei o Ryzen 7 3800x
Então agora tava querendo comprar uma placa-mãe mas infelizmente não manjo muito.. 😕
Acham que é boa e vale a pena ? ou tem uma outra sugestão..
Eu tenho que comprar uma x570 ? ou uma B450 suporta o Ryzen 3800x mesmo em fullload..
Tenho medo de comprar e não suportar ou queimar.. sei lá 😕
O meu foco ? jogos, puramente jogos. Não ligo para mais nada.
Não sei se tento pegar uma placa-mãe que tenha escrito "Gaming"..

• Obrigado 1
Postado
19 horas atrás, CeLioCiBR disse:

O meu foco ? jogos, puramente jogos. Não ligo para mais nada.

Isso aqui, descarta a necessidade do 3800X.. É um processador meio sem sentido de existência, por causa do R7 3700X.. Mas, pra um PC gamer, R5 3600 ou 3600X..

Postado
9 horas atrás, RS Faria disse:

Isso aqui, descarta a necessidade do 3800X.. É um processador meio sem sentido de existência, por causa do R7 3700X.. Mas, pra um PC gamer, R5 3600 ou 3600X..

Hrm. Na verdade, não. Eu vou usar o computador para jogos. Isso inclui emuladores.
Clocks maiores ajudam bastante nesses casos. Espero poder rodar alguns jogos pelo RPCS3.
E eu já comprei o Ryzen 7 3800X então.. Só ser feliz.

De qualquer forma.. eu devo ter feito a pergunta de forma errada porque ninguém respondeu.. uma pena 😕

Postado

Gasta mais um pouquinho e pega essa quhe é melhor em termos de vrm e tem mais pontos pra conectar fan e tem um exclusivo pra bomba de watercooler tambem:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11279/placa-mãe-asus-tuf-b450-pro-gaming-chipset-b450-amd-am4-ddr4?gclid=Cj0KCQjw_absBRD1ARIsAO4_D3vQoWZdYf55smzCPkqv730seK9prNgjvFc89miNHaIa3NjkdWXYJEsaAtrqEALw_wcB

No site da terabyte ja diz que vem com bios atualizada tambem. Quanto a queimar, nao tem problema, porque se voce tivesse pegado uma placa fraca, o maximo que aconteceria seria o processador nao chegar no clock maximo possivel.

E o 3800x é um otimo processador, imagino que pegou na promoção, se eu nao tivesse pegado o 3600 tambem numa promocao e tivesse com meu ryzen antigo eu tambem teria pegado o 3800x

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, CeLioCiBR disse:

Hrm. Na verdade, não. Eu vou usar o computador para jogos. Isso inclui emuladores.
Clocks maiores ajudam bastante nesses casos. Espero poder rodar alguns jogos pelo RPCS3.
E eu já comprei o Ryzen 7 3800X então.. Só ser feliz.

De qualquer forma.. eu devo ter feito a pergunta de forma errada porque ninguém respondeu.. uma pena 😕

Tu fez a pergunta DEPOIS da compra.. Acho que o pessoal daqui é mais sensitivo que eu e fugiu, pois esse tipo de coisa é odiada em Fóruns..

Sobre o resto, na verdade, não.. OK, na média, 5% de diferença, entre um R5 3600X e um R7 3800X, em favor do R7.. Você pode ver esses testes abaixo.. Ou não..

https://www.tomshardware.com/reviews/amd-ryzen-5-3600x-review,6245.html

Aí vem as considerações: ambos os testes, usam uma RTX 2080Ti.. Se usar uma placa mais fraca, os 5% já viram 0.. Essa CPU não custa só 5% a mais que o R5 3600X..

Sua preocupação inicial com a placa-mãe, não existiria com o R5.. Já com o R7, talvez seja de bom grado, apontar uma fan pro VRM da placa pra, pelo menos, manter o clock estável..

• Curtir 1
Postado

@Brc Opa, iae. Obrigado pela atenção.
Então.. infelizmente, eu já comprei a outra placa-mãe que postei ali 😕
Como ninguém tinha respondido nada depois de dias pensei em pegar ela mesmo. 😕
Sobre o 3800x, espero que seja bom mesmo hahaha. Pois agora estou usando um FX 8370 e o bixo morre pra qualquer jogo.. dá conta de + nada. 😕

@RS Faria Então man.. ainda não te entendi, como assim fiz a compra depois da pergunta ?
Entenda que a pergunta aqui não é do processador, e sim da placa-mãe. O processador eu já tinha comprado, mas a placa-mãe não.
E pelo jeito você não leu o que eu escrevi ali. 5% de diferença entre um Ryzen 3600X e um Ryzen 3800X ?
Sabe que isso não faz o menor sentido né ? pois é.
Você parece gostar bastante dos Ryzen 5. Eu não vejo problemas nisso mas, tem de ver que eu irei jogar jogos que são bastante CPU Bound, sabe ? o RPCS3 sendo um grande exemplo disso.
Nunca que um Ryzen 3800X é só 5% melhor que um Ryzen 3600X.
Sobre a placa-mãe.. não faria sentido eles listarem o Ryzen 3800X na lista se a placa-mãe fosse queimar ou fazer o clock ficar instável.. não concorda ?
Eles listaram nessa placa-mãe, até o Ryzen 3950X.
De qualquer forma, obrigado pela atenção.

• Solução
Postado

Confesso que a parte onde falou que não comprou a placa-mãe, passou despercebida.. Jurei que já tinha a placa e tava trocando o processador apenas.. Foi falha minha..

8 horas atrás, CeLioCiBR disse:

5% de diferença entre um Ryzen 3600X e um Ryzen 3800X ? Sabe que isso não faz o menor sentido né ? pois é.

Isso vale pra jogos de forma geral e pra isso coloquei os reviews ali, já que disse que o PC é exclusivo pra jogos (essa parte eu prestei atenção).. Em jogos, SIM, 5% de diferença e os testes, que você não deve ter olhado, mostram isso.. Pra outras coisas, óbvio que o R7 será melhor.. 

8 horas atrás, CeLioCiBR disse:

Sobre a placa-mãe.. não faria sentido eles listarem o Ryzen 3800X na lista se a placa-mãe fosse queimar ou fazer o clock ficar instável.. não concorda ?

Queimar não vai, pois as placas tem proteção, mas derrubar clock acontece.. Um caso mais extremo, de uma A320..

Acontece com Intel também.. B360 + 8700K

Claro, sempre em aplicações onde a carga na CPU for alta, tem chances.. Nos dois casos, CPU listada como compatível, mas quando se exige um pouco mais... Enfim, por isso também, falei do fan no VRM..

Na dúvida, olhe essa lista - https://i.redd.it/v41vtfrvxkk31.png

VRM de placas AM4, contra os Ryzen 3000.. Ajudará muito sua escolha..

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...