Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dica de roteador para Internet de 120mb


Posts recomendados

Olá pessoal, sou meio leigo neste assunto. Vou aderir um plano de Internet aqui em casa de 120 Mb e basicamente irei dividir com minha mãe é duas irmãs. 1° O modem vai ficar no meu PC, aí vou rotear pra elas. A Internet pra mim no PC fica melhor do q as q receberão no WiFi? 

 

2° qual roteador é adequado para eu usar nessa Internet? Pra aproveitar o máximo dela? O q tenho aqui usava numa de 10mb é fraquinho, acho q 150mb/s se não me engano. 

E a questão dos cabos Tb pra aproveitar o máximo da Internet com esse tamanho? Vi q tem categorias diferentes Tb... 

E se puderem Tb me deem dicas de bons roteadores 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, grievous disse:

Minha sugestão seria pegar um roteador dual band com portas lan gigabit. Algo como esse Archer C5 (Kabum) aqui por exemplo.

Parece ser muito bom. Teria que ser realmente esse? Não teria uma opção parecida porém pouco mais em conta? mais barata? E a questão dos cabos? sabe me dizer?

adicionado 29 minutos depois
9 horas atrás, grievous disse:

Minha sugestão seria pegar um roteador dual band com portas lan gigabit. Algo como esse Archer C5 (Kabum) aqui por exemplo.

E outra dúvida, no meu caso como é uma internet de 120 mb, na descrição do roteador tem que está 10/100/1000 Mbps? se tiver so 10/100 Mbps não adianta comprar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Jobson Fonseca Se o roteador for de 100mbps (fast ethernet) você "perderia" 20mbps de largura de banda pois sua net é de 120mbps.

 

Por exemplo: com o roteador 1000mbps (gigabit) você faria downloads na velocidade máxima da sua net que seria 120/8 = 15mb/s já com roteador 100mbps (fast ethernet) você ficaria "capado" a 100/8 = 12,5mb/s se isso não for problema para você então pode comprar tranquilo porém sempre é melhor pegar um dispositivo com uma capacidade maior porque a tendência é a internet ficar cada vez mais rápida e você teria folego para aumentar a largura de banda sem precisar mudar o equipamento.

 

A opção mais em conta que seja wifi dual band e gigabit ethernet foi essa aí que eu sugeri, você pode pegar algo fast ethernet que seja dualband como o TP Link Archer C20 aqui por R$132,90. Minha sugestão seria fazer uma força e levar o Archer C5 que eu sugeri anteriormente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, grievous disse:

@Jobson Fonseca Se o roteador for de 100mbps (fast ethernet) você "perderia" 20mbps de largura de banda pois sua net é de 120mbps.

 

Por exemplo: com o roteador 1000mbps (gigabit) você faria downloads na velocidade máxima da sua net que seria 120/8 = 15mb/s já com roteador 100mbps (fast ethernet) você ficaria "capado" a 100/8 = 12,5mb/s se isso não for problema para você então pode comprar tranquilo porém sempre é melhor pegar um dispositivo com uma capacidade maior porque a tendência é a internet ficar cada vez mais rápida e você teria folego para aumentar a largura de banda sem precisar mudar o equipamento.

 

A opção mais em conta que seja wifi dual band e gigabit ethernet foi essa aí que eu sugeri, você pode pegar algo fast ethernet que seja dualband como o TP Link Archer C20 aqui por R$132,90. Minha sugestão seria fazer uma força e levar o Archer C5 que eu sugeri anteriormente.

Hum... Entendi.. Eu realmente prefiro pegar algo q me trará o máximo de desempenho possível. Mais uma dúvida que me surgiu... A net me ligou aqui, parece q a instalação deles o modem vem também com wifi embutido. Será q esse que vem deles presta e é o ideal pra essa internet? 

 

Na vdd antes do sinal wifi eu não quero perder desempenho é na minha internet no pc mesmo, pois é o q mais uso, downloads, envios de vídeos pro youtube, games, etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Jobson Fonseca Então, tem que ver qual o modelo exato desse modem deles mas provavelmente a internet dele é de 2.4ghz (banda única) e o dual band costuma melhorar consideravelmente a qualidade da internet (wifi) mas lembrando que os dispositivos (celulares, smart tvs, etc) devem suportar o dual band para fazer proveito dele.

 

Minha sugestão seria ligar o modem da net direto no seu PC e usar a Wifi embutida dele, se ninguém reclamar você não precisa comprar um roteador próprio para isso. Se ficar ruim aí você estuda as alternativas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, grievous disse:

@Jobson Fonseca Então, tem que ver qual o modelo exato desse modem deles mas provavelmente a internet dele é de 2.4ghz (banda única) e o dual band costuma melhorar consideravelmente a qualidade da internet (wifi) mas lembrando que os dispositivos (celulares, smart tvs, etc) devem suportar o dual band para fazer proveito dele.

 

Minha sugestão seria ligar o modem da net direto no seu PC e usar a Wifi embutida dele, se ninguém reclamar você não precisa comprar um roteador próprio para isso. Se ficar ruim aí você estuda as alternativas.

Seguirei sua sugestão. Esperar instalarem e utilizar dessa forma. Isso mesmo q irei fazer, o modem direto no PC, acredito q ngm la em casa vai reclamar do wifi porque utilizam mais redes sociais, qm abusa da internet sou eu com games, etc kkk. Mas, provavél q a qualidade da INTERNET mesmo q receberei no PC deve ser realmente o q estou pagando ne? Isso ai é sem sombra de dúvidas? Assim q instalar qro ter uma forma de verificar se realmente estarei recebendo o q foi contratado, qual seja 120 mb, tem como eu ver isso ne? E tb será q esse modem deles tem aquele sistema (wpa2) se não me engano q escondo o sinal do wifi? q tenho q entrar pelo aparelho da pessoa pra conectar? 

DESCULPE AS MILHARES DE PERGUNTAS, SOU LEIGO NISSO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Jobson Fonseca Então, qual é o provedor mesmo que você está contratando? Se for um provedor desconhecido talvez não chegue a velocidade contratada mas se for alguém "de peso" é mais garantido.

 

Para testar a velocidade da internet você pode usar o brasil banda larga e/ou o speedtest

 

Quanto ao modo de rede de SSID oculto acho que depende do modelo do equipamento mas a maioria deve possuir essa função, se a internet ficar irregular para você por causa dos outros usuários na rede você pode procurar pelas configurações de QoS (Quality of Service) caso existam no modem e lá você configura para seu PC ter prioridade máxima na rede.

 

Uma dica boa seria usar o Wifi analyzer em seu smartphone para ver quais canais de Wifi estão populados e escolher os canais com menor uso para sua rede wifi.

 

Vai dando um passo de cada vez, não precisa fazer tudo ao mesmo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, grievous disse:

Então, qual é o provedor mesmo que você está contratando? Se for um provedor desconhecido talvez não chegue a velocidade contratada mas se for alguém "de peso" é mais garantido.

É da NET mesmo amigo, na vdd agora NET CLARO

adicionado 3 minutos depois
21 minutos atrás, grievous disse:

Para testar a velocidade da internet você pode usar o brasil banda larga e/ou o speedtest

 

Excelente. ANOTADO

adicionado 4 minutos depois
23 minutos atrás, grievous disse:

Quanto ao modo de rede de SSID oculto acho que depende do modelo do equipamento mas a maioria deve possuir essa função, se a internet ficar irregular para você por causa dos outros usuários na rede você pode procurar pelas configurações de QoS (Quality of Service) caso existam no modem e lá você configura para seu PC ter prioridade máxima na rede.

 

Top demais, bom saber também, eu farei isso

adicionado 10 minutos depois
28 minutos atrás, grievous disse:

Uma dica boa seria usar o Wifi analyzer em seu smartphone para ver quais canais de Wifi estão populados e escolher os canais com menor uso para sua rede wifi.

 

Amigo, confesso q esse me embaralhei um pouco. Daria para resumir o q esse app faz, ele só vai me mostrar informações de rede ou posso executar ações com ele?

adicionado 10 minutos depois
28 minutos atrás, grievous disse:

Vai dando um passo de cada vez, não precisa fazer tudo ao mesmo tempo.

Pode deixar 😃 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Jobson Fonseca Bom, vou resumir muito aqui:

 

As redes wifi usam frequências de rádio para transmitir dados, para permitir que muitas redes possam usar essa mesma frequência (sem umas sobreporem as outras) foram criados canais que vão do 1 até o 13.

Esses canais seriam como se fossem ruas que cada rede usa para funcionar e essas ruas podem ser usadas por diferentes redes Wifi (ao mesmo tempo). Então se você mora em um local com várias redes Wifi funcionando ao mesmo tempo (da sua casa, vizinhos, comércios, etc) ao analisar quais canais são os mais usados por elas, você pode configurar a sua rede wifi em um canal com pouco ou nenhum uso.

 

Assim você fica com um canal só para você, sem sofrer interferência das demais redes. Isso só é válido em locais mais congestionados. A tela que analisa os canais de rede seria parecida com essa:

 

Sem título.jpg

 

Dá para ver que os canais de 1 ao 8 estão sendo usados por 5 redes wifi ao mesmo tempo e do 9 para frente está vazio, é nesse canal que foi configurada a rede da pessoa (home).
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/09/2019 às 11:11, grievous disse:

@Jobson Fonseca Então, tem que ver qual o modelo exato desse modem deles mas provavelmente a internet dele é de 2.4ghz (banda única) e o dual band costuma melhorar consideravelmente a qualidade da internet (wifi) mas lembrando que os dispositivos (celulares, smart tvs, etc) devem suportar o dual band para fazer proveito dele.

 

Minha sugestão seria ligar o modem da net direto no seu PC e usar a Wifi embutida dele, se ninguém reclamar você não precisa comprar um roteador próprio para isso. Se ficar ruim aí você estuda as alternativas.

Opa amigo, instalaram a net hoje aqui, depois mando umas fotos se for necessário.. o modelo do modem é HGB10R-02 , ai entrei na configuração do modem, estou para começar fazer os procedimentos aqui. Ai entrei em Wireless aparece 2.4GHZ e 5GHZ, o q significa?

WIRELESS.PNG

adicionado 13 minutos depois
Em 24/09/2019 às 11:11, grievous disse:

@Jobson Fonseca Então, tem que ver qual o modelo exato desse modem deles mas provavelmente a internet dele é de 2.4ghz (banda única) e o dual band costuma melhorar consideravelmente a qualidade da internet (wifi) mas lembrando que os dispositivos (celulares, smart tvs, etc) devem suportar o dual band para fazer proveito dele.

 

Minha sugestão seria ligar o modem da net direto no seu PC e usar a Wifi embutida dele, se ninguém reclamar você não precisa comprar um roteador próprio para isso. Se ficar ruim aí você estuda as alternativas.

Desculpe incomodar amigo 😃 Tô vendo um vídeo no Youtube, o cara falou q pode desabilitar o 5GHZ e deixar so o 2.4GHZ porque é o wifi comum , etc.. É isso mesmo?

adicionado 27 minutos depois
Em 24/09/2019 às 13:47, grievous disse:

@Jobson Fonseca Bom, vou resumir muito aqui:

 

As redes wifi usam frequências de rádio para transmitir dados, para permitir que muitas redes possam usar essa mesma frequência (sem umas sobreporem as outras) foram criados canais que vão do 1 até o 13.

Esses canais seriam como se fossem ruas que cada rede usa para funcionar e essas ruas podem ser usadas por diferentes redes Wifi (ao mesmo tempo). Então se você mora em um local com várias redes Wifi funcionando ao mesmo tempo (da sua casa, vizinhos, comércios, etc) ao analisar quais canais são os mais usados por elas, você pode configurar a sua rede wifi em um canal com pouco ou nenhum uso.

 

Assim você fica com um canal só para você, sem sofrer interferência das demais redes. Isso só é válido em locais mais congestionados. A tela que analisa os canais de rede seria parecida com essa:

 

Sem título.jpg

 

Dá para ver que os canais de 1 ao 8 estão sendo usados por 5 redes wifi ao mesmo tempo e do 9 para frente está vazio, é nesse canal que foi configurada a rede da pessoa (home).
 

Interessante, na própria config. do modem tem uma opção que dá pra ver os canais que estão sendo usados. Na configuração de fábrica do meu está AUTO, irei selecionar um q não está ainda, é isso mesmo?

Canais de rede.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Jobson Fonseca Isso significa que o seu roteador é dual band, ele usa duas frequências para transmitir o Wifi a de 2,4ghz e a de 5ghz. Isso é bom porque aparelhos que fazem uso do dual band conseguirão atingir velocidades bem maiores em relação aos que conectam apenas ao 2,4ghz.

 

Dual-band-router-vs-single-band-router-w

 

Em teoria o AUTO selecionaria sim porém não acontece na prática, a grande maioria dos roteadores estão em AUTO e dá para ver que existem redes diferentes usando o mesmo canal. No seu caso minha sugestão seria escolher o canal 9 ou 10 para transmitir sua rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...