Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não dá vídeo: placa-mãe, Processador ou fonte?


Ir à solução Resolvido por ederlap,

Posts recomendados

Olá a todos, apesar de recorrer sempre ao fórum, fiz o cadastro apenas hoje, e estou com problemas que me deixaram bastante confuso, pois nunca lidei com uma situação dessa, peço que caso eu tenha colocado o post no local errado, me seja sinalizado, que farei a correção.
Primeiro, vou postar as configurações do meu computador
placa-mãe Gigabyte GA-9700A-DS3P
Processador AMD FX-8350
20 GB de RAM
Fonte Aerocool Strike-X 600w 80-Plus Bronze
Placa de vídeo Nvidia Evga GTX 1050 TI 4GB
Watercooler Corsair H100
Ssd Kingston A300 240gb
discos rígidos: 1 tb Seagate; 2 500 gb (seagate e WD) 

Bom, vamos ao problema:
Quando comprei esse computador, a pouco tempo, comprei usado de meu tio, logo quando comprei era um FX-6200, o computador funcionava normal, porém, depois de uma semana, quando eu apertava pra ligar, ele não ligava, precisava eu desligar o switch da fonte e logo em seguida, ligar novamente, daí o computador ligava.


Depois de algumas semanas, pra ser mais específico, no dia 25 de julho, eu comprei outro processador para fazer upgrade, no caso, o FX-8350, instalei, funcionou aparentemente normal, porém, no mês passado, o computador começou a apresentar problemas que eu achei bastante esquisito, por exemplo, problemas com o hd, de uma maneira que nunca vi acontecer, porém fazia um ruído como se o hd estivesse ligando(aquele assobio leve), e logo em seguida desligasse, e logo em seguida, tentasse ligar novamente, e com menos de 1 segundo, desligasse novamente, esse foi o primeiro sinal no meu ponto de vista que tinha algo estranho.


Após eu fazer uma limpeza na placa do hd, o problema acontecia com menos frequência, porém, ainda assim acontecia, o que me fez fazer logo um backup para que não perdesse meus dados, tenho 3 hds e 1 ssd, um hd de 500gb eu uso apenas para backups(e foi esse que estava dando esse problema), outro uso pra instalações e outro para arquivos em geral.
Depois de um certo tempo, viajei, levei o computador com meu nobreak, porém, teve uma queda de energia lá, precisei desligar o computador, e logo em seguida, não tentei ligar mais pois a queda de energia era frequente, então decidi ligar apenas quando voltei de viagem, isso há cerca de 2 semanas, porém, quando tentei ligar, o computador reiniciava logo em seguida, como se tivesse apertado o botão reset, e de acordo com as tentativas, foi aumentando o tempo que o computador ficava ligado. Foi nesse dia que passei com o computador aberto, que percebi que a northbridge estava aquecendo demais, para chegar ao ponto de eu não conseguir ficar 2s com o dedo em cima do dissipador, antes nunca tinha encostado o dedo para perceber, por isso, não posso afirmar que antes desse problema, já acontecia isso, porém, troquei a pasta térmica do northbridge ainda assim continuava com esse problema.
Após o acontecido , numa noite, o computador travou ao eu iniciar o programa AMD Overdrive, que é o programa que permite que o processador chegue ao clock turbo (era um programa que eu usava com frequência, e nunca tive problema), fato é que o computador não destravava, e eu precisei apertar o botão de reset, quando reiniciou, o hd de arquivos estava inacessível e o hd de instalação nem aparecia, já o hd de backups que estava com aquele problema, iniciou normal. 

 

Após passar um dia inteiro tentando recuperar os dados, decidi formatar os hds e ambos funcionaram normal após isso. porém, sem meus arquivos.
E durante esse fim de semana aconteceu a coisa mais estranha, viajei no sábado, porém, não levei o computador, deixei em casa, e ao voltar no domingo, liguei, funcionou normal, pouco mais tarde, desliguei ele normal, e ao tentar ligar no outro dia, o maior problema aconteceu:

 

Ao ligar, as ventoinhas giravam, porém, nenhum bip e nenhum sinal de vídeo.

 

Desconectei os periféricos e iniciei os testes. Vou numerar os testes para no caso de citação.


1. Montei o computador na bancada, ainda sem bip, sem vídeo, troquei o processador, tirei o fx 8350, coloquei o fx6200, ficou do mesmo jeito, sem bip, sem vídeo, porém, as ventoinhas girando.
2. Tirei a placa de vídeo, normalmente biparia continuo, por conta do processador não ter chip de vídeo integrado, porém, sem bip.
3. Tirei os pentes de memória, novamente, deveria bipar, porém, sem bip.
4. Tirei os processadores, sem bip, porém, a placa-mãe ligava.
5. Medi todas as saídas da fonte com um multímetro e antes já tinha medido pela bios da placa-mãe, os valores normais com variação pequena, porém dentro da tolerância (12.3v, 4.9v, 3.2v).

6. Passei o dia tentando verificar se tinha algum transistor com problema, ou se a placa estava em curto, cheguei a conclusão que não estava por conta de ao medir continuidade nos bornes, não ter encontrado nenhum curto.

7. Dei um tempo, passou o dia inteiro desligado, aproveitei e tentei pesquisar alguns casos, porém, não consegui entender o que estava acontecendo, decidi tentar ligar a placa novamente ontem a noite com o processador fx 8350, um pente de memória apenas (apenas complementar que há uns dias atrás já tinha testado as memórias no memtest), placa de vídeo, o computador nem ligar mais, ligou, dava uma girada bem rápida na ventoinha, menos de 1s e desligava logo em seguida. eu achei bastante esquisito, e decidi testar o fx 6200 apenas por desencargo de consciência, nunca imaginei que teria um processador novo ruim, porém, foi bom testar. O computador ligou, aparentemente normal, aí veio a confusão, eu já tinha feito o teste com o fx 6200, ele não tinha funcionado como informei no teste 1.


Esqueci de citar que o processador sempre ficava em média 25º 30º, com 40º~45º em média durante jogos.

 

Daí vem a questão, o que pode estar ocasionando esse problema? apenas o processador em curto? acionei a garantia do processador fx 8350, junto ao vendedor, porém, ele funcionou idêntico ao fx6200 no teste 1, e no ultimo teste, ele se comportou como se estivesse em curto. 
A placa-mãe, por conta dos problemas que veio apresentando ultimamente? 
Ou a fonte que não está funcionando como deveria?

Vocês teriam alguma sugestão de teste para eu fazer? testei a fonte com carga, e está fornecendo a tensão que deveria fornecer. Desliguei o computador durante a noite e não mexi nele hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
6 minutos atrás, Luiz215 disse:

"depois de uma semana, quando eu apertava pra ligar, ele não ligava, precisava eu desligar o switch da fonte e logo em seguida, ligar novamente, daí o computador ligava."


"fazia um ruído como se o hd estivesse ligando(aquele assobio leve), e logo em seguida desligasse, e logo em seguida, tentasse ligar novamente, e com menos de 1 segundo, desligasse novamente"

"Vocês teriam alguma sugestão de teste para eu fazer? testei a fonte com carga, e está fornecendo a tensão que deveria fornecer. Desliguei o computador durante a noite e não mexi nele hoje."

 

Este são indicio de que a fonte está com problemas, sugiro que não ligue mais o computador com esta fonte, você pode danificar algum componente de seu hardware alem da fonte. Faça um teste substituindo a fonte se possível. mesmo a fonte fornecendo as tensões nominais não quer dizer que ela esta fornecendo a carga suficiente para o correto funcionamento do setup. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

23 minutos atrás, ederlap disse:

 

Este são indicio de que a fonte está com problemas, sugiro que não ligue mais o computador com esta fonte, você pode danificar algum componente de seu hardware alem da fonte. Faça um teste substituindo a fonte se possível. mesmo a fonte fornecendo as tensões nominais não quer dizer que ela esta fornecendo a carga suficiente para o correto funcionamento do setup. 

Estou aguardando a chegada de uma fonte nova para testar, imaginei que tivesse uma certa ligação com ela, mas de acordo com o que aconteceu, acredito que ela é a raiz do problema do processador e placa-mãe, o processador aparentemente está em curto, fiz o teste com outro processador, e ligou normal, porém, vou aguardar outra fonte chegar pra fazer outros testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou pedir para fechar o tópico, não tem como comprovar que foi a fonte a causadora do problema, porém como os sinais eram de que ela era o problema, troquei por uma Corsair CX750M, Aparentemente está funcionando bem, o processador (FX 8350) entrou em curto antes da troca da fonte, O hd parou de fazer o arranhado (sinal que a fonte aparentemente estava ruim). Obrigado ederlap pela orientação

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...