Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, seguinte eu preciso de uma fonte chaveada com certas saídas bem especificas (+24v e -24v 2A, +12v e -12v 2A) para um determinado projeto, o uso de uma fonte linear para ele é inviavel devido ao tamanho, peso e eficiencia, alguém ai sabe como se projeta esse tipo de fonte? Meu conhecimento é meio básico sobre o assunto mas tenho tempo para aprender, se possivel indicarem algum livro que ensine a fazer essas fontes, já tô ligado que vai ter muito calculo pra fazer uma dessas mas sem problemas, eu enfrento

Postado
43 minutos atrás, José Nildo de M. Pereira disse:

Pessoal, seguinte eu preciso de uma fonte chaveada com certas saídas bem especificas (+24v e -24v 2A, +12v e -12v 2A) para um determinado projeto, o uso de uma fonte linear para ele é inviavel devido ao tamanho, peso e eficiencia, alguém ai sabe como se projeta esse tipo de fonte? Meu conhecimento é meio básico sobre o assunto mas tenho tempo para aprender, se possivel indicarem algum livro que ensine a fazer essas fontes, já tô ligado que vai ter muito calculo pra fazer uma dessas mas sem problemas, eu enfrento

Este artigo serve? 

http://eletronicaedownloads.blogspot.com/2014/06/projeto-e-calculo-dos-indutores-de-uma.html?m=1

• Curtir 1
  • Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, José Nildo de M. Pereira disse:

tempo para aprender,

Se me permite comentar sobre isso...

Dominar a construção de uma fonte chaveada eficiente, de fato vai precisar de algum tempo. Junte-se a ele alguns ingredientes como dinheiro, stresses, queima de neurônios e de peças caras, decepções,  quase desistências e alguns etc que só ele mesmo, o tempo (e talvez o @albert_emule ), vai dizer. Se adrenalina valer a pena, vá.. enfrente.

A (minha) alternativa é a aquisição de algumas baratas fontes 24 e 12. Pro caso da sua potência, eu (eu) cogitaria até mesmo 6 fontes 12V 2A+. Baratas d+, desmontaria e as colocaria no equipamento e me sobraria o escasso tempo pra outras atividades kk

Mas de novo, dominar a técnica dos chaveados é pra poucos. Junte-se ao amigo França e seus anos de calo. E não vá por mim não kk

abç

• Curtir 3
  • Obrigado 1
Postado
4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Se me permite comentar sobre isso...

Dominar a construção de uma fonte chaveada eficiente, de fato vai precisar de algum tempo. Junte-se a ele alguns ingredientes como dinheiro, stresses, queima de neurônios e de peças caras, decepções,  quase desistências e alguns etc que só ele mesmo, o tempo (e talvez o @albert_emule ), vai dizer. Se adrenalina valer a pena, vá.. enfrente.

A (minha) alternativa é a aquisição de algumas baratas fontes 24 e 12. Pro caso da sua potência, eu (eu) cogitaria até mesmo 6 fontes 12V 2A+. Baratas d+, desmontaria e as colocaria no equipamento e me sobraria o escasso tempo pra outras atividades kk

Mas de novo, dominar a técnica dos chaveados é pra poucos. Junte-se ao amigo França e seus anos de calo. E não vá por mim não kk

abç

Verdade.

Mas pelo menos ele sabe qual o caminho agora e os princípios por trás disso. 

A ideias das fontes separadas é boa.

• Curtir 2
Postado

Colega, em minha vida profissional até hoje já confeccionei diversos trafos, para diversas aplicações, talvez pouco mais de 100. Tudo que fiz até hoje para entender o que sei (e não é muito) me custou mais caro do que recebi em retorno financeiro porém, de fato se trata de conhecimento e não informação, isto é de grande valia e vem com tempo, diferente do que tentar medir superficialmente em reais.

De modo geral a questão é: O que o mercado apresenta faz desnecessário na maior parte dos casos projetar uma fonte, mais vale seguir as outras alternativas, rápidas, baratas e funcionais, te permitindo focar no equipamento em um todo, a solução, não só em uma parte dele.

Agora se você quer estudar, aprender é na "base de calo" como mencionado anteriormente. Se você quiser uma sugestão, aprendi bastante com o material do sr. Ivo Barbi, pra mim o cara é ícone/referência. Se quiser adquirir o livro de "Projeto de Fontes Chaveadas", é um bom material, recomendo:

http://ibepe.org/livros/

Fontes-Chaveadas-196x300.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!