Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O botão Clear CMOS de minha placa-mãe RESETA a versão mais atual da BIOS???


Ricardo Silas

Posts recomendados

Pessoal, primeira vez que aconteceu isso comigo, então, antes de tudo, vou contextualizar meu problema brevemente:

 

Estou terminando de construir meu PC e a única peça que falta chegar é a placa de vídeo. Por enquanto meu PC não dá nenhum tipo de vídeo, pois meu ryzen 3600 não possui vídeo integrado e minha placa-mãe não tem sequer porta HDMI ou vga para exibir pelo menos uma tela de Bios. Mas até aí tudo bem. Já deixei tudo montado em seu devido lugar no gabinete só à espera da RTX 2070 Super que comprarei semana que vem. Entretanto, ontem à noite quando liguei o PC, notei que o rgb de minha placa-mãe (gigabyte x470 aorus gaming 7 wifi com versão de BIOS atualizada para meu ryzen 5 3600) não acendeu, embora o rgb das das memórias ram tenham acendido perfeitamente e o air cooler do processador, bem como todas as fans do gabinete, também tenham aparentado normal funcionamento. Fiquei um pouco preocupado e comecei a rever os cabos de alimentação etc., e tudo estava correto. Mas aí cometi a BURRICE de apertar o botão "Clear CMOS" que fica no espelho da placa-mãe, ao lado do botão power que também vem nela.

RESULTADO: uns 40 segundos após eu ligar o PC novamente, o RGB da placa-mãe acendeu de repente, tudo ok com as luzes e tal.

Mas como o PC ainda não exibe nenhuma tela para conferir o funcionamento de todo o sistema, me veio a seguinte DÚVIDA: esse botão que apertei "Clear CMOS" vai resetar a versão atual de minha bios, que é compatível com meu ryzen 3000, pra versão de fábrica da geração anterior??? Isso me obriga a atualizar a bios de novo??? 

 

OBS: quando apertei Clear CMOS de modo totalmente burro, o PC estava LIGADO, o que certamente não é a coisa certa. Mas mesmo depois disso todas as fans e o cooler do processador, assim como todos os rgbs da placa-mãe e da memória, estão funcionando. Quanto ao restante do sistema, só quando eu instalar a placa de vídeo para conferir. Enquanto isso, decidi tirar essa dúvida aqui, e caso precisem, posso postar algumas fotos. Muito obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Ricardo Silas O botão clear CMOS limpa (zera) a memória de configuração ("CMOS"), que é do tipo RAM. Esta memória é onde são armazenadas as configurações do programa de configuração da placa-mãe (setup, incorretamente chamado de BIOS). O setup e o BIOS são armazenados em uma memória do tipo ROM, que é um chip diferente do da memória de configuração. Tradução: ao limpar a memória de configuração o BIOS (que é armazenado em outro chip) não é afetado.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Torres Entendi. Muito obrigado pela explicação. Agora me sinto menos preocupado depois de ter apertado o bendito Clear CMOS. Significa que meu processador R5 3600 continua compatível com a placa, já que a versão atualizada "da bios" F42b não foi excluída ou substituída para a versão de fábrica. Bom saber disso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...