Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quedas repentinas de internet, Asus prime B450M Gaming/BR


Posts recomendados

Bom dia pessoal, continuo fazendo pesquisas e verifiquei que ocorrem problemas com outras placas  da serie B450. Para aqueles que estão tendo problemas de travamento quando usam o Chrome vai nas configurações desse navegador (canto superior do navegador nos 3 pontinhos)  role para baixo ate achar a opção avançados (selecione)  role a tela para baixo ate achar a opção "Sistema" e desabilite a opção: "Usar aceleração de hardware quando disponível"

 

Depois no windows:  vai até Painel de Controle\Hardware e Sons\Opções de Energia

 

Selecione: AMD Ryzen Balanced  "Balanced power plan customized for AMD Ryzen processors"

 

Na BIOS procurem deixar em default (configurações de fabrica)

 

Tudo isso ate que tenhamos novas atualizações de bios

 

Abraço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, exatamente o mesmo problema aqui! Internet caindo repentinamente (cabo desconectado) associado a pequeno travamento do windows.
Todas as soluções relacionadas a software foram testadas, com exceção de reinstalação de SO ou instalação do windows 7. Sem resultado.

Confirmando a configuração:
Ryzen 3 3400G
Asus Prime B-450M Gaming
Geil 2666 mhz; 2 x 8 Gb

 

Percebi que o problema tem alguma relação com picos de processamento, quando o PC começa a executar alguma solicitação do sistema, seja abrindo uma nova página, executando um aplicativo em 1 ou 2 plano. Por isso deve ser mesmo relacionado ao gerenciamento de energia pela MB. Vou tentar a dica do @Claudio Pigliucci e já agradeço as importantes dicas postadas aqui no fórum, elucidando o problema. Valeu cara!
Mas vou querer outra MB, que funcione ou o dinheiro de volta (comprei na Sta Ifigênia há uns 2 meses). É bem provável que seja um lote com defeito enviado especialmente para o Brasil. Pois essa é a forma como somos tratados por essas empresas, como selvagens, não nos respeitam. Sempre comprei Asus e me dei mal! Essa foi a última vez.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Balasp disse:

Pessoal, exatamente o mesmo problema aqui! Internet caindo repentinamente (cabo desconectado) associado a pequeno travamento do windows.
Todas as soluções relacionadas a software foram testadas, com exceção de reinstalação de SO ou instalação do windows 7. Sem resultado.

Confirmando a configuração:
Ryzen 3 3400G
Asus Prime B-450M Gaming
Geil 2666 mhz; 2 x 8 Gb

 

Percebi que o problema tem alguma relação com picos de processamento, quando o PC começa a executar alguma solicitação do sistema, seja abrindo uma nova página, executando um aplicativo em 1 ou 2 plano. Por isso deve ser mesmo relacionado ao gerenciamento de energia pela MB. Vou tentar a dica do @Claudio Pigliucci e já agradeço as importantes dicas postadas aqui no fórum, elucidando o problema. Valeu cara!
Mas vou querer outra MB, que funcione ou o dinheiro de volta (comprei na Sta Ifigênia há uns 2 meses). É bem provável que seja um lote com defeito enviado especialmente para o Brasil. Pois essa é a forma como somos tratados por essas empresas, como selvagens, não nos respeitam. Sempre comprei Asus e me dei mal! Essa foi a última vez.

Balasp, se vai formatar a maquina use a ultima versão do windows 10 pro a versão 1903 voce pode ir no site da microsoft e baixar a ferramenta MediaCreationTool1903 para criar um pendrive bootável ou a midia. Essa é a versão que eu uso e desde quando fiz as alterações bem como a troca da placa minha maquina esta 100% funcionando. Na bios deixa tudo em default seleciona apenas o boot por onde quer que ele inicie, depois faz essas alterações no Chrome e la no windows em gestão de energia usa a proposta pelo Ryzen.  Boa sorte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/10/2019 às 13:24, Claudio Pigliucci disse:

Balasp, se vai formatar a maquina use a ultima versão do windows 10 pro a versão 1903 voce pode ir no site da microsoft e baixar a ferramenta MediaCreationTool1903 para criar um pendrive bootável ou a midia. Essa é a versão que eu uso e desde quando fiz as alterações bem como a troca da placa minha maquina esta 100% funcionando. Na bios deixa tudo em default seleciona apenas o boot por onde quer que ele inicie, depois faz essas alterações no Chrome e la no windows em gestão de energia usa a proposta pelo Ryzen.  Boa sorte

Fala Cláudio! Eu instalei o windows  exatamente desse jeito. As configurações eu ainda vou aplicar e ver o que acontece,  no momento estou viajando.

Mas ficou uma dúvida, se você aplicou essas configurações ao mesmo tempo em que adquiriu uma nova MB, como saber se o problema foi resolvido pelas configurações ou porque a MB veio sem defeito?

Sobre o problema, não relatei umas informações interessantes:

- A internet funciona sem o sistema carregado, só pelo UEFI.

- Em modo de segurança (com rede) incrivelmente não funciona, nada, nem entra.

- Cai usando Google maps, e

- Cai sempre quando rodo o "cpu physics test", do passmark.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um com o mesmo problema. Tudo atualizado, BIOS, Windows 10, driver do chipset B450. 

Não me parece um problema de hardware. Testei exaustivamente sob o Ubuntu e nenhum problema ocorreu. Já sob o Windows 10 há alguns padrões para a falha ocorrer. Sempre que executo o YouTube pelo Chrome, o adaptador de rede falha e só é restaurado com reboot. Pelo Edge ou Firefox, sem problemas. Downloads de volumes elevados, como jogos de 80 GB pelo Steam também ocorrem sem erros até o processo terminar. Assim que o download termina, o adaptador de rede falha. Torrents apresentam o mesmo comportamento. 

 

Há relatos de problemas semelhantes e até mais graves em placas MSI que usam o B450 e processadores Ryzen de 3ª geração. Suspeito que a atualização fornecida pela AMD tenha problemas. 

 

O áudio também falha antes do adaptador de rede parar. O controlador das portas USB 3.1 Gen 2 também falha junto. Me parece algo relacionado ao driver dos controladores Realtek. Overclock não influencia. Desabilitar o controlador de audio onboard na BIOS, desabilitar portas USB ou o controlador de rede, tampouco ajudam.

 

Meu setup (MB comprada no Kabum):

AMD Ryzen 5 3400G

Sapphire RX 580 Nitro+ (É, eu sei. Veio bem barata depois de ter comprado a APU).

ASUS PRIME B450M-GAMING/BR

2X 8GB Corsair CMW16GX4M2C3000C15 @2998  

SSD Kingston SA400S37480G

HDD Hitachi HGST HTS545050A7E680

Fonte Corsair CX 750
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Balasp disse:

Fala Cláudio! Eu instalei o windows  exatamente desse jeito. As configurações eu ainda vou aplicar e ver o que acontece,  no momento estou viajando.

Mas ficou uma dúvida, se você aplicou essas configurações ao mesmo tempo em que adquiriu uma nova MB, como saber se o problema foi resolvido pelas configurações ou porque a MB veio sem defeito?

Sobre o problema, não relatei umas informações interessantes:

- A internet funciona sem o sistema carregado, só pelo UEFI.

- Em modo de segurança (com rede) incrivelmente não funciona, nada, nem entra.

- Cai usando Google maps, e

- Cai sempre quando rodo o "cpu physics test", do passmark.

 

Ola BALASP em post anterior minha antiga placa dava esses problemas, depois optei por uma nova placa igual, ja que havia  em outros fóruns problemas com outras marcas. da serie B450.

1 - Com a nova placa deu problema no Google Chrome desabilitei essa opção: "Usar aceleração de hardware quando disponível" motivo: toda vez que assistia videos especialmente em HD, começava o problema com o audio distorcendo e fazendo um barulho semelhante a uma serra elétrica ai logo em seguida o windows congelava ficava o cursor como se estivesse tentando carregar.

 

Meu setup (Primeira placa-mãe era de um colega que eu havia comprado devolvi e ele enviou a mesma para o RMA da Kabun).

Comprei uma nova na Rua Santa Efigênia ( motivo: por ser perto posso fazer a troca em loco caso haja defeitos)

 

Processador: AMD Ryzen 5 3400G

Placa de video: Gigabyte RX 570 Aorus.

placa-mãe: ASUS PRIME B450M-GAMING/BR

Memorias: 2X 8GB Crucial Ballistix  2400  

SSD: KingDian 240Gb

HDD: WD 1TGB.

HDD: Samsung 500 GB

Fonte:  Corsair CX 750.

 

Obs: não sei se é relevante tinha um cooler para processador DX-9100D com duplo fans já no desespero tirei ele e coloquei o original da AMD que acompanha o processador.

Drivers peguei todos do site da ASUS os mais atuais não usei o CD que vem junto com a placa.

Conclusâo: acredito que a antiga placa tinha problemas e que a nova placa surgiu o mesmo problema relativo ao Google Chrome  desabilitei a aceleração de hardware e resolveu. desde então a maquina não apresenta mais problemas tanto na navegação quanto em jogos.

 

Plano de energia:

Energia.jpg

 

Configuração no Google Chrome:

Google Chrome.jpg

adicionado 23 minutos depois
6 horas atrás, EricML disse:

Mais um com o mesmo problema. Tudo atualizado, BIOS, Windows 10, driver do chipset B450. 

Não me parece um problema de hardware. Testei exaustivamente sob o Ubuntu e nenhum problema ocorreu. Já sob o Windows 10 há alguns padrões para a falha ocorrer. Sempre que executo o YouTube pelo Chrome, o adaptador de rede falha e só é restaurado com reboot. Pelo Edge ou Firefox, sem problemas. Downloads de volumes elevados, como jogos de 80 GB pelo Steam também ocorrem sem erros até o processo terminar. Assim que o download termina, o adaptador de rede falha. Torrents apresentam o mesmo comportamento. 

 

Há relatos de problemas semelhantes e até mais graves em placas MSI que usam o B450 e processadores Ryzen de 3ª geração. Suspeito que a atualização fornecida pela AMD tenha problemas. 

 

O áudio também falha antes do adaptador de rede parar. O controlador das portas USB 3.1 Gen 2 também falha junto. Me parece algo relacionado ao driver dos controladores Realtek. Overclock não influencia. Desabilitar o controlador de audio onboard na BIOS, desabilitar portas USB ou o controlador de rede, tampouco ajudam.

 

Meu setup (MB comprada no Kabum):

AMD Ryzen 5 3400G

Sapphire RX 580 Nitro+ (É, eu sei. Veio bem barata depois de ter comprado a APU).

ASUS PRIME B450M-GAMING/BR

2X 8GB Corsair CMW16GX4M2C3000C15 @2998  

SSD Kingston SA400S37480G

HDD Hitachi HGST HTS545050A7E680

Fonte Corsair CX 750
 

Ola Eric quanto ao sistema operacional por orientação da própria ASUS Suporte fiz uma formatação limpa usando o Windows 10 versão 1903 ha relatos que se usar versões mais antigas da problemas inclusive com o windows 7.

Com certeza deve sair mais atualizações para a bios dessas placas pelos fabricantes.

windows.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Claudio Pigliucci disse:

Ola BALASP em post anterior minha antiga placa dava esses problemas, depois optei por uma nova placa igual, ja que havia  em outros fóruns problemas com outras marcas. da serie B450.

1 - Com a nova placa deu problema no Google Chrome desabilitei essa opção: "Usar aceleração de hardware quando disponível" motivo: toda vez que assistia videos especialmente em HD, começava o problema com o audio distorcendo e fazendo um barulho semelhante a uma serra elétrica ai logo em seguida o windows congelava ficava o cursor como se estivesse tentando carregar.

 

Meu setup (Primeira placa-mãe era de um colega que eu havia comprado devolvi e ele enviou a mesma para o RMA da Kabun).

Comprei uma nova na Rua Santa Efigênia ( motivo: por ser perto posso fazer a troca em loco caso haja defeitos)

 

Processador: AMD Ryzen 5 3400G

Placa de video: Gigabyte RX 570 Aorus.

placa-mãe: ASUS PRIME B450M-GAMING/BR

Memorias: 2X 8GB Crucial Ballistix  2400  

SSD: KingDian 240Gb

HDD: WD 1TGB.

HDD: Samsung 500 GB

Fonte:  Corsair CX 750.

 

Obs: não sei se é relevante tinha um cooler para processador DX-9100D com duplo fans já no desespero tirei ele e coloquei o original da AMD que acompanha o processador.

Drivers peguei todos do site da ASUS os mais atuais não usei o CD que vem junto com a placa.

Conclusâo: acredito que a antiga placa tinha problemas e que a nova placa surgiu o mesmo problema relativo ao Google Chrome  desabilitei a aceleração de hardware e resolveu. desde então a maquina não apresenta mais problemas tanto na navegação quanto em jogos.

 

Plano de energia:

Energia.jpg

 

Configuração no Google Chrome:

Google Chrome.jpg

adicionado 23 minutos depois

Ola Eric quanto ao sistema operacional por orientação da própria ASUS Suporte fiz uma formatação limpa usando o Windows 10 versão 1903 ha relatos que se usar versões mais antigas da problemas inclusive com o windows 7.

Com certeza deve sair mais atualizações para a bios dessas placas pelos fabricantes.

windows.jpg

 

Acredite, está tudo atualizado na última versão. Menos o Driver da RX 580. A versão 19.5 ficou mais estável. Testei também sem ela, usando somente a APU. Mesmos erros.

 

Vi que você também pôs uma GPU discreta no setup. Como está a Vega 11 da APU? Desabilitada? Trabalhando em paralelo com a RX 570?

 

O problema do áudio começando a degradar do ocorria no Chrome? Nunca ocorreu com jogos? No meu caso vi que o Wattman também conflitava em alguns jogos e causava os mesmos problemas: primeiro o áudio degradava, depois a rede ou mesmo dava freeze.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, EricML disse:

 

Acredite, está tudo atualizado na última versão. Menos o Driver da RX 580. A versão 19.5 ficou mais estável. Testei também sem ela, usando somente a APU. Mesmos erros.

 

Vi que você também pôs uma GPU discreta no setup. Como está a Vega 11 da APU? Desabilitada? Trabalhando em paralelo com a RX 570?

 

O problema do áudio começando a degradar do ocorria no Chrome? Nunca ocorreu com jogos? No meu caso vi que o Wattman também conflitava em alguns jogos e causava os mesmos problemas: primeiro o áudio degradava, depois a rede ou mesmo dava freeze.

1 - Eu uso para a RX 570 a versão Radeon: 19.9.2. (tenho tambem uma rx 580 powercolor red dragon 8gb em outra maquina testei ela sem problemas funcionou normal).

2 - Sim a Vega 11 esta desabilitada (não uso)

 3 - com a placa atual o problema do audio só ocorria com o Chrome, em jogos não (a primeira placa acontecia o congelamento do windows tanto no chrome como em jogos) por isso pedi ao meu colega que enviasse para o RMA da Kabun para a troca da mesma isso depois de reportar ao suporte da ASUS apos testes e formatação eles mesmo pediram para enviar a placa para o revendedor para efetuar a troca.

 

Ate o momento não tive mais nenhum problema com a atual placa por isso acredito que existe algum lote dessas placas com problemas.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Update

 

Chegou minha AsRock k4 Fatal1ty

 

Já atualizei os drivers (windows e fabricante) e estou testando.

 

Os erros aconteciam assistindo o youtube (vou deixar rodando uns dias assim).

 

Após duas b450m gaming da ASUS com o mesmo problema espero que não aconteça com essa Fatal1ty.

 

Voltarei com mais atualizações.

 

Muito boas as infos do pessoal aqui.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal começo a ficar preocupado, a minha desde que troquei não da problemas porém é de outro revendedor, mas fico com a pulga atras da orelha, se ocorre isso com vcs  imagino a possibilidade da minha vir a dar defeito. Por segurança vou contatar o revendedor amanha e expor os casos ocorridos aqui para ver o que ele fala. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marco Aurélio Feltes Junior disse:

Update

 

Chegou minha AsRock k4 Fatal1ty

 

Já atualizei os drivers (windows e fabricante) e estou testando.

 

Os erros aconteciam assistindo o youtube (vou deixar rodando uns dias assim).

 

Após duas b450m gaming da ASUS com o mesmo problema espero que não aconteça com essa Fatal1ty.

 

Voltarei com mais atualizações.

 

Muito boas as infos do pessoal aqui.

 

 

 

Essa que você pegou é com o B450 também? Porque também tem dela com X370 e X470.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, reforçando o tópico: Estou com o mesmo problema no mesmo Kit que comprei semana retrasada ( 16/10/2019)

Processador Ryzen 5 3400G

placa-mãe Asus Prime B450G Gaming/BR

Memória Kingston 2x8GB 2400Mhz

Fonte Corsair 450w.

Inicialmente, achei que fosse problemas na placa-mãe, então fui até a loja e troquei por uma nova do mesmo modelo. - Não resolvido;

Troquei a fonte por uma de outra marca, tinha uma thermaltake 650 e comprei uma Corsair 450w - Não Resolvido.
Troquei os modulos de memória, onde tinha dois pentes de 8gb da Crucial Ballistics por dois pentes da Kingston - Não resolvido.

Troquei o HD sata por um outro Sata de marca diferente - Não resolvido

Enfim, testei inumeras possibilidades para cercear o problema e não tinha chegado a uma solução até encontrar esse tópico. Amanha irei novamente na loja trocar por um outro modelo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, raphaeln disse:

Pessoal, reforçando o tópico: Estou com o mesmo problema no mesmo Kit que comprei semana retrasada ( 16/10/2019)

Processador Ryzen 5 3400G

placa-mãe Asus Prime B450G Gaming/BR

Memória Kingston 2x8GB 2400Mhz

Fonte Corsair 450w.

Inicialmente, achei que fosse problemas na placa-mãe, então fui até a loja e troquei por uma nova do mesmo modelo. - Não resolvido;

Troquei a fonte por uma de outra marca, tinha uma thermaltake 650 e comprei uma Corsair 450w - Não Resolvido.
Troquei os modulos de memória, onde tinha dois pentes de 8gb da Crucial Ballistics por dois pentes da Kingston - Não resolvido.

Troquei o HD sata por um outro Sata de marca diferente - Não resolvido

Enfim, testei inumeras possibilidades para cercear o problema e não tinha chegado a uma solução até encontrar esse tópico. Amanha irei novamente na loja trocar por um outro modelo.

Por favor assim que efetuar a troca, por outro modelo posta os resultados, pois ja encontrei em outros foruns o mesmo problema com outras placas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, raphaeln disse:

@Claudio Pigliucci  Da Asus? ou de marcas diferentes com o mesmo chipset B450?

Mesmo problema com placas de outro fabricante a maioria chip set B450 , eu descarto o processador porque a maioria dos posts estão utilizando varios ryzen assim como nesse post. A minha placa esta funcionando normal depois que troquei e fiz as configs ja postadas aqui. Porém estou preocupado que venha a ter problemas futuramente. Ja questionei o vendedor para saber se ele tem tido problemas de devolução dessa placa

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, raphaeln disse:

@Claudio Pigliucci Bom saber...amanha irei pegar de chipset diferente. Hoje eu tava felizao, pois tinha trocado os modulos de memória e passou dois dias  sem travar, mas hoje após instalar o chrome 64bits, voltou a travar.

No caso do Chrome eu deixo as configs conforme imagem 

image.png.3384e03370e83d92765801cafdb9c387.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O chipset nao é o problema. Acredito que seja dessa linha da asus. Reitero, montei Ryzen em b450, ASRock hdv r4, asus rog strix e asus gaming br, além de uma na X570 tuf. 
 

a gaming br tive de mandar pra loja de volta e condenaram ela direto. Me dando crédito.

 

se possível, evitem essa linha gaming br. Tem a asus prime b450 não gaming-br que pelo o que eu pesquisei não da tantos problemas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Claudio Pigliucci disse:

No caso do Chrome eu deixo as configs conforme imagem 

image.png.3384e03370e83d92765801cafdb9c387.png

Para você ter ideia, abri chamado de suporte também com a Google, experimentei essa configuração. Antes de fazer a configuração, a tela do chrome trava, apos aplicar as mudanças, ocorrem esses problemas de hd sata 100%, usb trava e lan também

adicionado 1 minuto depois
5 minutos atrás, Brc disse:

O chipset nao é o problema. Acredito que seja dessa linha da asus. Reitero, montei Ryzen em b450, ASRock hdv r4, asus rog strix e asus gaming br, além de uma na X570 tuf. 
 

a gaming br tive de mandar pra loja de volta e condenaram ela direto. Me dando crédito.

 

se possível, evitem essa linha gaming br. Tem a asus prime b450 não gaming-br que pelo o que eu pesquisei não da tantos problemas.

A questão é que chegar na conclusão de nao dar problemas. O seu Ryzen é com video vega 11?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, raphaeln disse:

Para você ter ideia, abri chamado de suporte também com a Google, experimentei essa configuração. Antes de fazer a configuração, a tela do chrome trava, apos aplicar as mudanças, ocorrem esses problemas de hd sata 100%, usb trava e lan também

adicionado 1 minuto depois

A questão é que chegar na conclusão de nao dar problemas. O seu Ryzen é com video vega 11?


Os processadores que montei foram: 2600x, 2700 e 2 3600.

 

placas de vídeo rx 580 e rx 5700xt. Só tive problemas na gaming br. Mesmo a 5700xt que todo mundo reclama de drivers, nunca tive problemas...

 

juntando com um monte de relatos negativos de variados erros da gaming br, justificativas de lotes, falta de justificativa da loja que comprei pra condenar a placa tão rápido, não vejo o porque de ir nessa placa, perder tempo e ficar stressado. Mas se quiser continuar arriscando e perdendo tempo com rma, você é livre pra tentar achar uma placa que funcione. Só tento ajudar e evitar que outros passem pelo mesmo que passei

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...