Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal do Clube do Hardware, venho aqui relatar um problema que venho tendo a 3 meses atras.

Tenho estado com meu PC com a mesma configuração a 4 anos. A 6 meses atras me mudei para um novo apartamento e toda a vez que ligo o PC, surge a mensagem me direcionado para  BIOS:

CPU OVERVOLTAGE ERROR

Depois que saio da BIOS, o micro funciona sem problemas, o problema só acontece ao ligar o micro. Como estava prestes a comprar uma fonte nova, ignorei a situação até chegar a nova fonte, na esperança de resolver de resolver a questão. A nova fonte chegou e mesmo com ela, o problema persistia. Apos checar na BIOS as voltagens, me deparo com o seguinte cenário.

https://imgur.com/53QuwhQ

O que posso fazer agora, levando em consideração que a fonte é nova em folha? mandar para um técnico ou declarar minha placa-mãe oficialmente morta?

Meu PC:

Processador Intel Core i7 4790 @ 3.60GHz

8,00GB Dual-Channel DDR3 @ 666MHz

placa-mãe ASUSTeK COMPUTER INC. Z97M-PLUS/BR (SOCKET 1150)

Placa de video 2047MB NVIDIA GeForce GTX 1660 (EVGA)

HD 931GB TOSHIBA DT01ACA100 (SATA )

Fonte Corsair Semi Modular 650W

Postado

Bom dia xará, alguém fez alterações na BIOS de forma a subir ABSURDAMENTE a tensão que alimenta o processador!

Procure aí a tecla que irá carregar as definições padrões de sistema (LOAD DEFAULT SETTINGS), que geralmente é definida na F6 ou adjacentes.

Logo, não tem nada a ver com sua placa-mãe e fonte.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@ThiagoLuiz O problema é que a tela que o @Thiago K postou não é a tela de overclock e sim a de monitoramento da fonte, logo não acho que alguém tenha alterado a BIOS porque os valores para 5v e 12v também estão fora do normal.

@Thiago K Acho que o caminho certo seria medir as tensões com um multímetro para tirar a prova real porque se seu processador estivesse realmente recebendo 2 volts acho que ele já teria ido dessa para melhor e minha hipótese é que isso aí é problema em algum sensor da placa-mãe.

Mas um reset de BIOs realmente não cairia mal, você também pode procurar alguma atualização caso exista, vai que corrige o problema né.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Obrigado por responderem, @ThiagoLuiz e @grievous mas já retornei a BIOS aos DEFAULT SETTINGS e a situação ainda persiste.

@grievous  , tambem concordo que possa ser algum sensor na placa-mãe, pois eu usei o PC nessas voltagens " absurdamente altas" por 2 meses e meio. Nessas condições meu PC já estaria em chamas a muito tempo atras.

Vou procurar uma nova versão da BIOS e esperar pelo melhor. O resultado postarei aqui.

Postado

Acabei de atualizar a BIOS e o problema continua.

Meu irmão aconselhou desligar o monitoramento da tensão na BIOS e ser feliz, mas fico grilado com isso, ainda mais com peças novas no micro.

Rodei alguns jogos e monitorando com o Speccy, parece tudo aparentemente normal, inclusive temperatura do CPU.

Tenho quase certeza que se eu mandar para algum técnico nesta minha cidade absurdamente pequena, ele vai balançar um chocalho de ossos, medir a direção do vento e falar pra eu jogar minha placa-mãe no lixo.

E a vida continua.

• Membro VIP
Postado

@Thiago K Pois é, por isso (por desencargo de consciência) eu falei para medir com um multimetro, porque só assim para ter certeza de quais voltagens realmente estão sendo enviadas.

Mas como nada deu problema até agora e a fonte é razoável acho que está tudo bem. Por via das dúvidas usa um filtro de linha da clamper aí pra ajudar o trabalho da fonte e te proteger de surtos de tensão. Lembrando que NUNCA devemos utilizar estabilizadores de tensão.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...