Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vida útil do SSD Intel 660P


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Bom dia (tarde ou noite) pessoal.


Pretendo comprar um SSD de 2 Tb da intel (SSD Intel 660P 2TB (2 Tera) QLC 3D NAND PCI 3.0 M.2 80mm) mas estou com medo da durabilidade dele por ser QLC e ter garantido 400 TBW de vída útil.

 

Veja o meu cenário atual
4 dias na semana eu gravo gameplays, em média 50 Giga/dia. Os outros 3 dias o hd fica praticamente parado.

 

Depois eu edito esses videos no Premiere e salvo novos videos, gerando novos arquivos mas dessa vez bem menores, cerca de 10 Giga/dia

 

Em resumo, uso do ssd 240 Giga/semana.

 

Esse intel 660p seria o adequado para o meu uso?

 

Desde já agradeço a todos
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria To me sentindo meio burro por não ter feito o calculo que você fez rsrs mas é isso ai.

Sanou totalmente a minha dúvida!

 

Muito obrigado :D

adicionado 1 minuto depois

@Diego k Ótimo vídeo, pena que é meio 'antigo' pois ele não fala dos tipo QLC da intel.. mas deu pra ter uma boa noção do que se trata!

 

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até pouco tempo atras, dizia-se que um ssd tinha curta vida útil devido as regravações os clusters iam se danificando, outros já dizem que não é bem assim, o fato é que aqui no Brasil ele não tem tanto tempo assim de utilização e precisa saber se alguém fez o teste para verificar se dura pouco ou se é mito, seja como for, os preços cairam porque se fosse há pouco tempo atrás um ssd dessa capacidade seria proibitivo...eu já prefico ter o ssd para rodar o windows e programas de apóio, oficce, antivirus, programas de video, etc, e armazenar tudo nos hds    convencionais, tanto é que o meu tem 250 GB...depois também disseram que não podia ser desfragmentado por haver excesso de subscrição, mas ssd fragmenta como um hd comum? Com ele é estático, talvez ocorra apenas quando desistalamos ou deletamos alguma coisa...mas tudo isso é apenas opinião, não posso afirmar nada com certeza porque nunca fiz testes e nem li esse de cima agora porque vou almoçar na volta eu leio o vídeo do GT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JogandoEAndando

 

É só uma teoria.. Levando em consideração apenas o TBW do SSD.. Hoje, mais fácil você ter problemas no SSD, como na controladora dele ou algum defeito de fábrica, do que chegar no fim de vida útil dele..

 

É, não foi muito animador, mas é o que acontece..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Artigo antigo, mas que dá uma boa noção como é quase impossível esgotar a vida útil com uso normal[1]:

 

https://techreport.com/review/27909/the-ssd-endurance-experiment-theyre-all-dead/

 

[1] Claro que há cenários que não encaixam-se em "normal", como grandes bases de dados frequentemente atualizadas, edição profissional de vídeo, etc. No entanto, mesmo no trabalho amador (sem ofensas!) de edição de vídeo do colega @JogandoEAndando  não há muito com que se preocupar.

 

Nota: comprei também um Intel 660p, porém o modelo de 1 TiB. Excelente até agora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM haha não ofendeu nada não. É a realidade.

Tenho um canal no youtube e ainda muito muiito amador.

Quando falei em 240 giga/semana me referi ao 'pior cenário'.. acontece com frequência de gravar apenas uns 20 giga/semana.

O principal motivo de querer um ssd grande como esse, é que editar videos que estão salvos em um hd 'normal', 7200 rpm é muito demorado, desanima.

 

Obrigado pelo retorno!

26 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Artigo antigo, mas que dá uma boa noção como é quase impossível esgotar a vida útil com uso normal[1]:

 

https://techreport.com/review/27909/the-ssd-endurance-experiment-theyre-all-dead/

 

[1] Claro que há cenários que não encaixam-se em "normal", como grandes bases de dados frequentemente atualizadas, edição profissional de vídeo, etc. No entanto, mesmo no trabalho amador (sem ofensas!) de edição de vídeo do colega @JogandoEAndando  não há muito com que se preocupar.

 

Nota: comprei também um Intel 660p, porém o modelo de 1 TiB. Excelente até agora.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...