Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD deixa de ser reconhecido após um tempo


P.D.R

Posts recomendados

Esse HD é um WD Caviar Green de 2010, 1tb. Antes de colocá-lo, tinha um Seagate de 1tb, que por algum motivo ficou extremamente lento ao ponto de não carregar NADA, nem mesmo entrar no windows, e troquei por esse WD. Tudo funcionando normal, até que todos os programas param de funcionar do nada. Depois de um tempo esperando, o PC me manda pra BIOS e ela diz que não há nenhum HD nas portas SATA. Troquei o cabo SATA e o de força, e liguei de novo. Aconteceu novamente, foi pra BIOS. Desliguei o PC e liguei de novo: agora o HD foi reconhecido, sem mexer em absolutamente nada. E novamente isso aconteceu, depois de uns 15 minutos.

 

Segundo o windows, os drivers AHCI SATA  são os mais novos. 

Passei o chkdsk, nenhum erro. Baixei um programa pra ver a saúde (HD Disk Sentinel) por recomendação de um amigo.

O que mais deve ser feito?

 

hd.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: leia esse artigo ou siga esses passos: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

teu hd tem um - bad - no relatorio. se for na trilha zero, problemas. 

alguns componentes do pc deixam de funcionar por conta da fonte.

utilizava hds de wd 2tb green e as vezes os hd sumiam e o windows nao reconhecia. eu achava que era por conta

de tantas vezes que eu re-instalava o windows, ou a propria versao do windows (xp).

como eu nao conseguia utiliza-los, eu deixava guardado  e comprava outro hd.

no final das contas, troquei de pc e coloquei um fonte digna para suportar a carga.

resultado, todos os hds que estavam guardados, foram reconhecidos e funcionam perfeitamente.

antigamente eu utilizava o xp, hoje oscilo entre  o win7 e win10 (por conviniencia)

verifique se tua fonte eh capaz de suportar todos os dispositivos conectados a placa-mãe do pc. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o Pedro D aqui, a minha conta foi duplicada por algum motivo :

2 horas atrás, mick 07 disse:

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

Troquei os cabos e as portas, ainda tem o mesmo erro.

 

2 horas atrás, mick 07 disse:

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc). 

Não estou com um SSD, é apenas um único HD.

2 horas atrás, mick 07 disse:

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

Diz OK.

2 horas atrás, mick 07 disse:

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

715514721_CapturadeTela(2).thumb.png.b518354a1cecf6567bce2d50ef45106d.pngVou fazer os scans.

 

 

adicionado 0 minutos depois
2 horas atrás, Daianne Limeira disse:

Bom dia e seja bem vindo ao fórum.
Trocou os cabos, mas se certificou de que a fonte tá alimentando de maneira correta estes HDs?
 

Como faço pra checar isso?

Existe algum aplicativo?

Segundo o hw monitor as voltagens estão normais, não sei se o HD se encaixa nesses números.

 

adicionado 5 minutos depois

Tive que tirar o Seagate por não responder de jeito nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, P.D.R disse:

É o Pedro D aqui, a minha conta foi duplicada por algum motivo :

Troquei os cabos e as portas, ainda tem o mesmo erro.

 

Não estou com um SSD, é apenas um único HD.

Diz OK.

715514721_CapturadeTela(2).thumb.png.b518354a1cecf6567bce2d50ef45106d.pngVou fazer os scans.

 

 

adicionado 0 minutos depois

Como faço pra checar isso?

Existe algum aplicativo?

 


Se você tiver conhecimento técnico e alguns equipamentos simples, porém específicos, poderá fazer a medição das tensões da fonte... etc. Caso contrário, a forma mais simples de fazer um teste referente a ser ou não a fonte possível causadora do problema, seria substituir esta fonte por outra que você tivesse a certeza de estar em bom funcionamento.
Você também pode, caso disponível, testar o(s) HD(s) em outro equipamento (PC), neste caso apenas iria se certificar ser ou não problema apenas no(s) HD(s).
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Daianne Limeira disse:


Se você tiver conhecimento técnico e alguns equipamentos simples, porém específicos, poderá fazer a medição das tensões da fonte... etc. Caso contrário, a forma mais simples de fazer um teste referente a ser ou não a fonte possível causadora do problema, seria substituir esta fonte por outra que se tivesse a certeza de estar em bom funcionamento.
Você também pode, caso disponível, testar o(s) HD(s) em outro equipamento (PC), neste caso apenas iria se certificar ser ou não problema apenas no(s) HD(s).
 

Talvez seja melhor levar o PC pra um técnico, já que não tenho como testar em outro PC no momento :(

Segundo o Hw monitor, como eu editei, e se ele mede corretamente, as voltagens parecem normais.

adicionado 1 minuto depois

Não consigo concluir os testes demorados do HD, porque depois de uma hora mais ou menos acontece o que falei inicialmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Daianne Limeira disse:

Não tem como retornar com o antigo Seagate?

 

Eu realmente não sei o que aconteceu com ele, do nada ficou extremamente lento e disco em 100%, demorava 5 minutos pra abrir o gerenciador de tarefas, então decidi formatar. Pelo CMD da unidade bootavel por USB eu tirei uns arquivos importantes e passei chkdsk, que não apontava problemas. Depois de formatar, ficava mesmo infinitamente carregando o windows, nunca inicializou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@P.D.R  Pluga o Seagate e configura na BIOS como secundário...
Inicie o sistema e formate o Seagate pelo Windows.
Desliga o PC e põe o Seagate formatado como principal na BIOS (retire / desplugue o WD).
Tente fazer uma instalação limpa do Windows no Sagate, dando um boot através de um pen drive com a ferramenta da Microsoft.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daianne Limeira fiz isso mas antes chequei a saúde dele, e tá em 2%. Cheio de erros também. Acho que ele está realmente morto.

 

adicionado 1 minuto depois
9 horas atrás, Van Jacques disse:

teu hd tem um - bad - no relatorio. se for na trilha zero, problemas. 

alguns componentes do pc deixam de funcionar por conta da fonte.

Como sei se é nessa trilha zero?

Minha fonte é uma EVGA 430w, com selo 80 plus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@P.D.R  o - scandisk for dos - faz essa varredura. outros programas que se encontram no cd hiren 15.x tambem fazem este diagnostico e informam qual a trilha/setor/fat se encontra este - bad block -

baixe aqui o iso deste cd bootavel para pendrive

 

https://hirens-bootcd.br.uptodown.com/windows

 

fonte:  evga 430w 80 plus (este 80 significa que a fonte garante 80% de eficiencia)

na pratica uma fonte 430w (com selo 80plus) garante  344w de eficiencia efetiva. a diferenca oscila como margem de segurança.

eu tenho uma evga 750w no meu pc. excelente. utilizo ha um ano e nada de problemas..

meu pc pau-pra-toda-obra (a ser substituido por outra versao amd octa core) em um amd fx4300 (quad 3,8ghz) 8gb ram, video nvidia geforce gt730 e

2 hds wd blue 250gb (sistema - win xp/7/10) e wd green 2tb dados (filmes,jogos,arquivos diversos)

o importante eh sempre fazer a manutencao do sistema, e utilizar o desligamento correto do pc.

e principalmente - nunca - deixar o pc e seus cabos auxiliares conectados a qualquer tipo de fonte de energia,

em dias de tempestade. (desconectar energia, modem, impressoras e etc) 

qualquer pico de energia, interfere em qualquer dispositivo eletrônico e magnetico. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...