Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Engenharia da Computação ou Ciências da Computação ?


Posts recomendados

Boa noite amigos do fórum, estou com várias dúvidas que podem arcar com o destino da minha carreira profissional.

Estou terminando esse ano o ensino médio, tenho apenas 17 anos e já estou pensando no meu futuro. Desde que me entendo por gente, gosto e me interesso bastante na área de Informática em geral, mais especificamente na parte de hardware ( processadores, placas de vídeo, etc), e também na área de games, acho fascinante a interação que eles trabalham em conjunto (informática e os games).

Me vejo no futuro, trabalhando nessas grandes empresas como Intel, Amd, Nvidia, arquitetando e desenvolvendo hardwares, esse é meu sonho de vida. Só falta eu saber como trilhar esse caminho.

Pelo que eu andei pesquisando, há várias áreas para embarcar nesse ramo, a mais lógica que me veio a cabeça foi engenharia da computação, pelo fato da parte de hardware e software estarem em conjunto. Mas já ouvi relatos que engenharia da comp não é muito valorizada aqui no BR e vários estudantes mudam para a área de Ciências da Computação, para trabalhar com programação.

Pretendo me preparar para começar algumas dessas faculdades, no começo de 2020 (estudar para vestibulares etc), e embarcar em alguma delas por volta de 2022.

Vocês estudantes e formados dessas áreas o que me indicam ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, de fato, a área da Engenharia da Computação não é muito valorizada e eu sou um exemplo do que você citou, faço engenharia da comp e quero mudar para Ciências da comp, estou no segundo semestre...

Umas coisas que eu posso falar pra você desde já sobre a EdC

 

- Sobre o que falam sobre ter muita matemática, sim, é de fato verdade, minha grade é metade matemática, até agora eu tive:

Matemáticas

Pré calculo

Geometria analítica

Matemática aplicada

Matemática computacional

Calculo diferencial e integral a uma variável

Outras

Desenho técnico (tem um pouco de matemática)

Introdução a engenharia (tem um pouco de matemática)

Gestão de inovação e tecnologia

Engenharia da software (tem um pouco de matemática)

Lógica de programação de algorítimos (Programação em C / tem pouca matemática)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Ainda não acabou, certamente vai ter pelo menos +1 de matemática, então se você se da bem nessa área, saiba que o primeiro ano é assim, e você não vai sair montando pc nem instalando drivers de placa de video...

 

Eu gosto dessa área tmb, e estou indo bem até, praticamente não tive nada de hardware até o momento, segundo ano tem mais sobre isso pelo que sei, eu prefiro programação e por conta disso quero mudar para CC.

 

 

 

adicionado 0 minutos depois

Você até não precisa gostar de matemática, mas você vai precisar aprender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, nixolas disse:

@razz. Nunca tive nenhum contato com progamação e afins, me recomendaria ?

Como gosto também bastante de hardware estava pensando em fazer um curso técnico de eletrônica e depois me graduar em CC acha que é uma boa ?

Quanto a programação, não é nenhum bicho de sete cabeças como aparenta inicialmente, depois que você pega a lógica, fica fácil, recomendo começar pela linguagem Python.

Sobre o curso técnico + CC, acredito que seria bom sim, toda capacidade a mais no seu currículo é bem vinda, eu não sei se CC abrange a parte de eletrônica, eu sei que eng da comp abrange, mas se você quiser ter um bom conhecimento em eletrônica/hardwre mas focar mais em programação, é uma boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nixolas Pelo o que me informei com alguns amigos meus e do meu pai que trabalham nessas áreas, CC é mais para saber como trabalhar do que programação em si, tendo apenas introduções as diversas linguagens. depois você teria especialização em uma linguagem que você quer; que dá para a prender sozinho. 

 

Já engenharia é bem mais complicado e mais recomensador, na minha opinião que também está fazendo isso.

Caso queira engenharia, tente prestar enem para a USP, UFPA ou Cefet-MG. Se conseguir pode tentar o ITA

 

Caso queira aprender programação, tem vários livros que ensinam as linguagens para você, alguns já ensinando a montar aplicativo completo.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...