Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de energia queimou placa-mãe e fonte


Posts recomendados

Ola amigos, agora a uma hora atras estava no meu quarto jogando no meu pc, mas do nada um barulho, um barulho que se qualquer dono de pc escutasse ia ter um infarto!

a luz da casa piscou logo senti o cheiro. nao e de hoje que isso acontece, na epoca que eu tinha meu xbox a mesma coisa aconteceu e na mesma tomada 

eu realmente estou muito triste porque eu achei que era so a fonte do meu pc mas na verdade queimou a placa-mãe tambem. por isso estou aqui para perguntar, ela liga mas nao da video os leds estão fracos os coolers rodam muito devegar isso com outra fonte que testei aqui. isso foi culpa da casa e da fonte se fosse uma corsair ou uma termallteke que a mesma possui 5 anos de garantia isso nao tinha acontecido mas sou pobre e nao tenho grana para comprar uma fonte boa, meu pc e fraco 1gb de video 4gb de ram um core 2 duo mas mesmo assim aconteceu o que eu temia. perdi minha placa-mãe ? se guem me ajudar ficaria muito grato e desculpa os erros de portugues estou digitando por um teclado americano e nao sei como usar ele direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Ariel.N disse:

se fosse uma corsair ou uma termallteke que a mesma possui 5 anos de garantia isso nao tinha acontecido mas sou pobre e nao tenho grana

Se você não tem grana, AÍ SIM que tem que comprar uma fonte boa. Se não arrisca acontecer isso daí, em vez de ter colocado 150-200 reais numa fonte que, como você mesmo disse, te protegeria por 5 anos, vai ter que botar o dobro, triplo ou mais pra conseguir um PC novo ou reparar o seu. Se é recorrente a situação, também tem que rever a instalação elétrica da sua casa. Isso não é gasto, é investimento. Tanto econômico (reduz as perdas de carga) quanto em segurança (alô incêndio).

Pra saber o que já era e o que dá pra aproveitar, testa os componentes em outro PC. Se todos funcionarem você já sabe que a placa-mãe já era.
 

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

E quanto a filtro de linha, não se usa mais nem mesmo o fusível, é dispensável em filtro de linha bom

 

Quando um estabilizador queima, na verdade ele queima o fusível, que é de fácil troca, a mesma coisa com um filtro de linha. No caso de uma fonte de boa qualidade, como da Corsair, o que acontece nestes casos em que no filtro de linha e o estabilizador queimariam o fusível? A fonte desarma e desliga o PC imediatamente? Em outros dispositivos, como um notebook, acontece a mesma coisa que a fonte faz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer isso todos os componentes estão funcionando menos a placa-mãe e a fonte que explodiu. 

a instalacao eletrica da minha casa vou falar com o dono... queimar o xbox a tv meu pc e o meu antigo filtro de linha pegar fogo mesmo com os aparelhos em standbye e muito errado

adicionado 2 minutos depois

 

8 minutos atrás, Shaman93 disse:

Se você não tem grana, AÍ SIM que tem que comprar uma fonte boa. Se não arrisca acontecer isso daí, em vez de ter colocado 150-200 reais numa fonte que, como você mesmo disse, te protegeria por 5 anos, vai ter que botar o dobro, triplo ou mais pra conseguir um PC novo ou reparar o seu. Se é recorrente a situação, também tem que rever a instalação elétrica da sua casa. Isso não é gasto, é investimento. Tanto econômico quanto em segurança.

Pra saber o que já era e o que dá pra aproveitar, testa os componentes em outro PC. Se todos funcionarem você já sabe que a placa-mãe já era.
 

Acabei de fazer isso todos os componentes estão funcionando menos a placa-mãe e a fonte que explodiu. 

a instalacao eletrica da minha casa vou falar com o dono... queimar o xbox a tv meu pc e o meu antigo filtro de linha pegar fogo mesmo com os aparelhos em standbye e muito errado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Leopoldo_ disse:

 

Quando um estabilizador queima, na verdade ele queima o fusível, que é de fácil troca, a mesma coisa com um filtro de linha. No caso de uma fonte de boa qualidade, como da Corsair, o que acontece nestes casos em que no filtro de linha e o estabilizador queimariam o fusível? A fonte desarma e desliga o PC imediatamente? Em outros dispositivos, como um notebook, acontece a mesma coisa que a fonte faz?

Se der sorte só desliga, se der azar a fonte vai junto.

 

Não é indicado o uso de estabilizadores em fontes com pfc ativo.

 

Em notebook ocorria quase a mesma coisa a quando se desliga da tomada, mas não deve fazer mal a fonte do aparelho em si, porém todo cuidado é pouco.

 

E quanto a fusível, esse utensilio é defasado e não é sinal de que o equipamento é bom, os melhores filtros de linha não usa fusível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Não é indicado o uso de estabilizadores em fontes com pfc ativo

 

Quer dizer que em fontes sem PFC ativo precisam do estabilizador? Eu sei que deve-se comprar fontes com PFC ativo, mas ninguém compraria uma fonte boa para um PC antigo, como eu. Em casos de equipamentos 110V, que produto pode (ou deve) ser usado para converter para 220V? O estabilizador faz isso, mas como não é recomendado, deve-se ter outro para substituir.

 

5 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

E quanto a fusível, esse utensilio é defasado

 

Quer dizer que hoje em dia existem mecanismos que protegem mais e melhor que o fusível? O fusível protegia contra tudo ou ele era bem ruim na proteção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Questão de fonte eu sempre digo que é o componente mais importante do computador, se economizar nele vai acabar tendo que pagar caro em outra peça por causa de defeito nele. As marcas que eu recomendo são: Cooler Master, Corsair e EVGA.

 

Filtro de linha que usa fuzível geralmente aguentam no máximo 400 watts, depende do modelo, se quiser realmente utilizar um bom, arrume um Clamper. Eu utilizo o modelo Clamper Multiproteção que usa Varistores (MOV) + Centelhador a gás (GDT) e aguenta até 2200watts em 220v. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Leopoldo_ disse:

Quer dizer que em fontes sem PFC ativo precisam do estabilizador? Eu sei que deve-se comprar fontes com PFC ativo, mas ninguém compraria uma fonte boa para um PC antigo, como eu. Em casos de equipamentos 110V, que produto pode (ou deve) ser usado para converter para 220V? O estabilizador faz isso, mas como não é recomendado, deve-se ter outro para substituir.

Não.

 

Estabilizador não é recomendado a nenhum tipo de equipamento.

 

Estabilizadores não ajuda em nada, só piora mais ainda e danifica mais rápido o seu equipamento.

 

Há transformador de 127V para 235V.

 

3 minutos atrás, Leopoldo_ disse:

Quer dizer que hoje em dia existem mecanismos que protegem mais e melhor que o fusível? O fusível protegia contra tudo ou ele era bem ruim na proteção?

Hoje em dia é usado outros componentes na proteção, tanto que esses mesmos componentes em alguns casos você liga em série, já vi meio por cima no assunto para montar um filtro de linha básico e ia capacitores ligados entre Fase-Neutro, Fase-Terra e Neutro-Terra.

 

O fusível auxiliava apenas, o ideal mesmo é ter Aterramento para uma proteção mais eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Ariel.N disse:

Pessoal nova noticia... minha placa-mãe ligou, fiz um reset e voltou 😀 obrigado a todos que me ajudaram 

 

Fico feliz que tenha conseguido resolver, embora não tenha ajudado, mas me fala mais sobre esse reset. Esse reset foi na BIOS? Me explique mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, MatheusRFC disse:

Questão de fonte eu sempre digo que é o componente mais importante do computador, se economizar nele vai acabar tendo que pagar caro em outra peça por causa de defeito nele. As marcas que eu recomendo são: Cooler Master, Corsair e EVGA.

 

Filtro de linha que usa fuzível geralmente aguentam no máximo 400 watts, depende do modelo, se quiser realmente utilizar um bom, arrume um Clamper. Eu utilizo o modelo Clamper Multiproteção que usa Varistores (MOV) + Centelhador a gás (GDT) e aguenta até 2200watts em 220v. 

Muito obrigado amigo vou seguir sua dica, o pc que vou montar vai ser com uma fonte termalltake você recomenda ? o pc do meu pai ele montou com uma e ele disse que ela é perfeita 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Clube do Hardware tem um excelente tópico específico para te ajudar a comprar a uma fonte de excelente qualidade e que irá te atender ao que precisa. Acesse este link para ser redirecionado para o tópico. Se precisar, você pode acessar este link com as configurações do seu PC, ele indicará o consumo de Watts e também indica uma fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
7 horas atrás, Ariel.N disse:

sim meu caro ela e ruim, ela fala que é 500w mas já medi e ela é 120w

Como você "mediu" isso? Ou você calculou usando o método sugerido no meu tutorial?

 

Por sinal, se algo tivesse sido danificado, o problema não seria a queda, mas sim as variações bruscas de tensão que tendem a acompanhá-la. 

 

7 horas atrás, Ariel.N disse:

a instalacao eletrica da minha casa vou falar com o dono... queimar o xbox a tv meu pc e o meu antigo filtro de linha pegar fogo mesmo com os aparelhos em standbye e muito errado

Você tem que correr atrás e procurar o culpado. Pode ter relação com a companhia elétrica também... E você pode pedir indenização se for caso. Por acaso estava chovendo? Veja se seus vizinhos enfrentam esse tipo de problema. 

 

7 horas atrás, Leopoldo_ disse:

Quer dizer que em fontes sem PFC ativo precisam do estabilizador?

O estabilizador vai atrapalhar e prejudicar qualquer fonte, de qualquer equipamento. Para as que tem PFC ativo, ele vai ser bem pior (nesse caso é suicídio mesmo), o que não quer dizer que não faça mal a outros tipos de fontes também. Esse tipo de equipamento não faz sentido há décadas.

 

7 horas atrás, Leopoldo_ disse:

Eu sei que deve-se comprar fontes com PFC ativo, mas ninguém compraria uma fonte boa para um PC antigo, como eu.

Fonte sem PFC ativo em 2019 é algo difícil de engolir... Pelo menos na minha opinião. Eu já coloquei PCYes! Shocker 400W em computador com Pentium D.

 

Mas dá para encontrar fontes razoáveis com projeto antigo que podem ser utilizadas. Nossos testes apontam alguns modelos. A Cooler Master Elite 350W, por exemplo.

 

7 horas atrás, Leopoldo_ disse:

Em casos de equipamentos 110V, que produto pode (ou deve) ser usado para converter para 220V? O estabilizador faz isso, mas como não é recomendado, deve-se ter outro para substituir.

Transformador. 

 

7 horas atrás, Leopoldo_ disse:

Quer dizer que hoje em dia existem mecanismos que protegem mais e melhor que o fusível? O fusível protegia contra tudo ou ele era bem ruim na proteção?

Fusíveis são lentos e permitem apenas uso único após o surto. Bons filtros de linha anti-surtos como os Clamper utilizam micro-disjuntor. São dispositivos de proteção muito mais rápidos e eficientes que, quando desarmados, podem ser acionados novamente. Se um filtro de linha tiver fusível, é um bom sinal para evitá-lo. 

 

Por sinal, a única função do fusível é queimar após determinado limite. Então está bem longe de proteger contra tudo. Os filtros DPS da Clamper, por exemplo, apresentam dezenas de componentes para as mais variadas funções de proteção. 

 

7 horas atrás, Ariel.N disse:

Muito obrigado amigo vou seguir sua dica, o pc que vou montar vai ser com uma fonte termalltake você recomenda ? o pc do meu pai ele montou com uma e ele disse que ela é perfeita 

Thermaltake Smart? É decente. Mas cuidado com o preço, outras fontes podem compensar mais. 

 

6 horas atrás, MatheusRFC disse:

Procure reviews sobre em sites especializados em teste de fontes, veja se ela possui um PFC ativo e pelo menos um selo 80 plus bronze.

Definitivamente devemos pesquisar por testes e pelo histórico da marca. PFC ativo e 80 Plus, sozinhos, não indicam que a fonte é boa (vide Aerocool KCAS, por exemplo). 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Leopoldo_ disse:

Se precisar, você pode acessar este link com as configurações do seu PC, ele indicará o consumo de Watts e também indica uma fonte.

Embora tenha muitos sites de calculo de potencia, é bom ter cuidado ao usar, tem uns que as vezes dá calculo muito alto e sem necessidade.

 

Também não precisa usar encurtadores de link aqui no fórum, tal como bit.ly, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Leopoldo_ disse:

 

Fico feliz que tenha conseguido resolver, embora não tenha ajudado, mas me fala mais sobre esse reset. Esse reset foi na BIOS? Me explique mais.

Sim apenas tirei a placa do gabinete depois a placa de vídeo e as memórias. Tirei a bateria da BIOS e liguei a placa sem nada conectado apenas o processador e o cooler ela bipou 2 vezes aí coloquei tudo de volta e ela deu vídeo. Mas o sistema não tá iniciando fica só na janela do Windows travado vou ver agora o que é que aconteceu 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, KairanD disse:

Como você "mediu" isso? Ou você calculou usando o método sugerido no meu tutorial?

 

Por sinal, se algo tivesse sido danificado, o problema não seria a queda, mas sim as variações bruscas de tensão que tendem a acompanhá-la. 

 

Você tem que correr atrás e procurar o culpado. Pode ter relação com a companhia elétrica também... E você pode pedir indenização se for caso. Por acaso estava chovendo? Veja se seus vizinhos enfrentam esse tipo de problema. 

 

O estabilizador vai atrapalhar e prejudicar qualquer fonte, de qualquer equipamento. Para as que tem PFC ativo, ele vai ser bem pior (nesse caso é suicídio mesmo), o que não quer dizer que não faça mal a outros tipos de fontes também. Esse tipo de equipamento não faz sentido há décadas.

 

Fonte sem PFC ativo em 2019 é algo difícil de engolir... Pelo menos na minha opinião. Eu já coloquei PCYes! Shocker 400W em computador com Pentium D.

 

Mas dá para encontrar fontes razoáveis com projeto antigo que podem ser utilizadas. Nossos testes apontam alguns modelos. A Cooler Master Elite 350W, por exemplo.

 

Transformador. 

 

Fusíveis são lentos e permitem apenas uso único após o surto. Bons filtros de linha anti-surtos como os Clamper utilizam micro-disjuntor. São dispositivos de proteção muito mais rápidos e eficientes que, quando desarmados, podem ser acionados novamente. Se um filtro de linha tiver fusível, é um bom sinal para evitá-lo. 

 

Por sinal, a única função do fusível é queimar após determinado limite. Então está bem longe de proteger contra tudo. Os filtros DPS da Clamper, por exemplo, apresentam dezenas de componentes para as mais variadas funções de proteção. 

 

Thermaltake Smart? É decente. Mas cuidado com o preço, outras fontes podem compensar mais. 

 

Definitivamente devemos pesquisar por testes e pelo histórico da marca. PFC ativo e 80 Plus, sozinhos, não indicam que a fonte é boa (vide Aerocool KCAS, por exemplo). 

@KairanD olá, bom no termo ''medi" eu não escrevi certo. Na verdade tem o adesivo lateral e lá tá escrito 500w mas em baixo bem pequeno tá escrito 120w. 

 

Quando você escreveu sobre a compania eletrica não tem muito o que fazer porque a afiação e os sistemas de disjuntores são muito antigos então provavelmente vão culpar o proprietário da casa. Além disso não tenho prova que a televisão que queimou porque joguei fora, não tenho prova que meu Xbox queimou porque o vendi, então não posso pegar a indenização. 

Para você ter uma ideia eu tava me arrumando pra ir trabalhar quando escutei um barulhão na rua e acabou a energia. Essa graça ficou em torno de uma semana e a culpa era de um transformador defeituoso, já pensou se essa ***** explode? Tem oleo fervendo dentro dele. Essas energias de hoje em dia são muito sujas. diferente dos Estados Unidos lá sim é uma beleza 

 

Quando você escreveu sobre não ter sido a queda de energia realmente não foi é que os desenvolvedores sempre mudam o título. Teve uma oscilação muito grande onde fez queimar meu pc pela fonte que tava trabalhando mais que o normal por tar rodando um jogo. 

você não tem ideia quando isso aconteceu com meu Xbox a oscilação foi tão grande mas tão grande que desligou as luzes da casa por 1 segundo e quando voltou as luzes tavam muito forte muito fora do normal e quem sofreu com isso? Kkk isso mesmo eu! 

 

-obrigado por responder cada pergunta! ~Ariel Narvai 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...