Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador usando 100% da CPU e da GPU sem motivo algum.


Posts recomendados

Ultimamente tenho passado por um problema que não consigo resolver de nenhum modo e não acho em lugar algum algo parecido com o que estou passando.

 

Tudo começou completamente do nada, eu tava usando meu pc normalmente até que ele travou, a tela apagou e voltou depois de uns 2 segundos e depois, aparentemente tinha voltado ao normal, até que travou novamente só que dessa vez o pc desligou e não queria ligar de novo, antes mesmo de dar boot ele desligava. Até que uma hora ligou, só que ele estava completamente estranho, sempre que eu abria algum programa, ou as vezes era do nada, ele começava a travar, o som ficava meio robotizado e travando, até que travava de vez por uns segundos e depois voltava ao "normal". E notei que quando eu abria algum jogo ou ele ficava extremamente lento, as vezes com 12 ou até mesmo 2 de fps, ou ele sequer abria, dava algum erro antes de iniciar. E também sempre que eu abria algum vídeo, seja no youtube, facebook ou twitchtv, ele ficava bugado, todo quadriculado e sem falar que ficava extremamente lento pra avançar e retroceder nos vídeos. Inclusive, fazer isso (avançar e retroceder nos vídeos) as vezes também fazia o pc começar a travar. E depois de muitos testes percebi que o pc só ficava assim quando eu utilizava a placa de vídeo, assim que eu tirava ela e usava pela placa-mãe o pc ficava completamente normal. Depois de uns 3 dias, fazendo vários testes, tirando e colocando a placa de vídeo, uma hora decidi colocar de novo a placa de vídeo para ver no que dava e o pc simplesmente voltou ao normal, sem mais nem menos, parou de travar e todos os outros problemas. E voltou ao normal por um bom tempo, consegui voltar a jogar e fazer tudo como antes.

Porém recentemente fiquei uns 2 dias sem usar a placa-mãe pois comprei uma nova e fui testar ela, e okay, tudo normal, porém acabou que ela (a nova) não é compatível com minhas memórias RAM então, obviamente, tive que parar de usar e voltar com a antiga, porém o problema voltou. Só que dessa vez notei que o que faz travar é o seguinte... Sempre que abro algum programa ou faço algo do tipo que citei antes, avançar e retroceder os vídeos, ou dar muitos alt + tab, notei que ele começa a usar 100% da CPU e da GPU. As vezes só por eu simplesmente abrir um programa, por mais leve que seja ex. a calculadora, meu pc começa a usar 100% de ambos. E está exatamente como antes, assim que eu tiro a placa de vídeo o pc volta ao normal. E não, o problema não é nela, afinal testei em outra placa-mãe, inclusive com o mesmo processador e memórias RAM e funcionou perfeitamente... Só deu esse problema quando voltei a usar a placa-mãe antiga.

O que pode ser isso? A placa-mãe não está mais aguentando, é isso?

 

Configurações do meu pc:

Core i5-3570

GTX 1050

16Gb de RAM 1600Mhz

placa-mãe Asus H61M-A/BR

SSD 250Gb

HD 1TB

 

(Print de como ficou o pc quando abri a calculadora, pois é...)

Screenshot_1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zarkatan Pensei que poderia ser isso, mas se esse fosse o caso, não ficaria usando 100% da cpu e gpu o tempo todo? Só acontece isso quando abro algum programa ou faço algo como citei antes. Além do mais testei os componentes (literalmente tudo) em outra placa-mãe e funcionou normalmente. E utilizei o Karpersky pra ver se era isso e não acusou nada.

adicionado 11 minutos depois

@Sergio NewSonic Nada de anormal, apenas um "gerenciador de tarefas da area de trabalho" que fica usando um pouco mais. Na verdade qualquer processo e qualquer coisa que eu abra faz 100% da gpu e cpu serem usados. Porém, antes eu já formatei o pc e o problema persistiu. Como citei antes, já usei os componentes em outra placa-mãe, usei o mesmo ssd, com o mesmo windows e funcionou normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Rodrigools disse:

Pensei que poderia ser isso, mas se esse fosse o caso, não ficaria usando 100% da cpu e gpu o tempo todo?

Claro que não. É muito mais inteligente da parte do hacker deixar alguma folga pro processador e GPU, assim é capaz do usuário mais leigo sequer perceber que está sendo explorado. Se fosse 100%, travaria tudo sempre e ficaria na cara.

Desliga o PC do roteador e reinicia, vê se o problema persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Shaman93 disse:

Claro que não. É muito mais inteligente da parte do hacker deixar alguma folga pro processador e GPU, assim é capaz do usuário mais leigo sequer perceber que está sendo explorado. Se fosse 100%, travaria tudo sempre e ficaria na cara.

Desliga o PC do roteador e reinicia, vê se o problema persiste.

Nada mudou, deixei desconectado da internet por um tempo depois de reiniciar ele e abrir um jogo offline e isso apareceu nos processos:

71847163_870530673341301_8813814727286194176_n.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Zarkatan disse:

Eu diria que, se você não tiver grande curiosidade de descobrir realmente o que está ocorrendo, o ideal seria formatar logo o computador, pois caso não seja problema de hardware isso será resolvido na hora. Infelizmente isso vai te ocupar algumas horas reinstalando todas as suas coisas.

Da primeira vez em que esse erro ocorreu eu formatei meu PC. Tanto o e ssd onde o windows está instalado quanto o hd, porém o erro persistiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[UPDATE]

 

Fiquei um tempão com o computador com a placa de vídeo e verificando sempre os processos e notei que esse "Gerenciador de Janelas da Área de Trabalho" e o "Processo do tempo de Execução do Servidor do Cliente" estão ocupando e MUITO a minha GPU... Não sei se essa é a causa do meu computador estar do jeito que está, mas acredito que isso não seja normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[UPDATE]

 

Formatei meu pc porém nada mudou, de novo.

Tentei jogar mas o jogo fica com 12 de fps ou menos, isso quando ele sequer abre.

Computador continua travando e esses processos que citei antes, o "Gerenciador de Janelas da Área de Trabalho" e o "Processo do tempo de Execução do Servidor do Cliente", continuam comendo quase 100% da gpu e cpu.

Então, devo realmente assumir que o problema está em meu hardware?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Rodrigools disse:

[UPDATE]

 

Formatei meu pc porém nada mudou, de novo.

Tentei jogar mas o jogo fica com 12 de fps ou menos, isso quando ele sequer abre.

Computador continua travando e esses processos que citei antes, o "Gerenciador de Janelas da Área de Trabalho" e o "Processo do tempo de Execução do Servidor do Cliente", continuam comendo quase 100% da gpu e cpu.

Então, devo realmente assumir que o problema está em meu hardware?

Fiquei intrigado com seu caso e vou acompanhar este tópico por curiosidade. O pessoal tem mais conhecimento que eu para te dar uma resposta concreta.

 

Eu diria que realmente como você formatou o pc, ou seja, zerou o sistema, o mais provável seria algo ligado a hardware mesmo... acredito que não teria mais como ser vírus. Apenas para ter certeza: você já utilizou este mesmo computador por um período sem ter este problema, certo?

 

Boa sorte com a solução!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Rodrigools disse:

[UPDATE]

 

Formatei meu pc porém nada mudou, de novo.

Tentei jogar mas o jogo fica com 12 de fps ou menos, isso quando ele sequer abre.

Computador continua travando e esses processos que citei antes, o "Gerenciador de Janelas da Área de Trabalho" e o "Processo do tempo de Execução do Servidor do Cliente", continuam comendo quase 100% da gpu e cpu.

Então, devo realmente assumir que o problema está em meu hardware?

 

Mas você formatou os 2 HDs ? Só o do sistema não vai resolver se o problema for alguma malware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Zarkatan disse:

Fiquei intrigado com seu caso e vou acompanhar este tópico por curiosidade. O pessoal tem mais conhecimento que eu para te dar uma resposta concreta.

 

Eu diria que realmente como você formatou o pc, ou seja, zerou o sistema, o mais provável seria algo ligado a hardware mesmo... acredito que não teria mais como ser vírus. Apenas para ter certeza: você já utilizou este mesmo computador por um período sem ter este problema, certo?

 

Boa sorte com a solução!

Sim, quando esse problema apareceu a primeira vez, foi do nada... assim como sumiu do nada também. Ficou um tempão normal até que tive que ficar uns dias sem usar a placa-mãe dele porque comprei outra, mas por problemas de incompatibilidade precisei voltar a usar ela, e foi quando o problema voltou. Só que dessa vez parece que não quer ir embora kkk

 

Obrigado!

adicionado 1 minuto depois
8 minutos atrás, Lenon_Fernandes disse:

 

Mas você formatou os 2 HDs ? Só o do sistema não vai resolver se o problema for alguma malware.

Dessa vez não, porém quando isso aconteceu da primeira vez me lembro de ter formatado tanto o hd quanto o ssd, e continuou a mesma coisa, até que uns 3 dias depois o computador simplesmente voltou ao normal, sem mais nem menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Sergio NewSonic disse:

Qual build do windows você usa? O windows é original?

Qual versão do driver de vídeo?

Isso me parece algum vírus que pode ser de ativador, ou mais provável bug do driver de vídeo.

Se não me engano é a 1809. O driver de vídeo é o mais recente, uso o GeForce Experience para atualizá-los. Mas o problema estava antes de atualizar os drivers, continuou quando atualizei e depois desinstalei eles para ver se era isso e não mudou nada, o problema continuou.

adicionado 8 minutos depois

 

5 horas atrás, Marnasf disse:

Apesar de ter formatado o computador como informou, isso pode sim ser vírus, o Processo do tempo de Execução do Servidor do Cliente pode não ser realmente o que o nome diz e está  "camuflando" algum malware. Sugiro seguir as recomendações desse link: https://www.pcrisk.pt/guias-de-remocao/9228-csrss-exe-virus

Hoje, a partir de umas 00h, comecei a usar o computador sem a placa de vídeo, e ele simplesmente funciona normalmente. Os processos que citei, o "Gerenciador de Janelas da Área de Trabalho" e o "Processo do tempo de Execução do Servidor do Cliente", não somem porém não continuam consumindo tanto as coisas (cpu, disco, ram).image.png.a57ff49b2fe786f2388c50deffe70b81.png 

Sobre o link que mandou, já utilizei o Spyhunter porém não detectou nada. Irei atualizar umas coisas aqui antes e tento fazer o processo manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Verificar gargalo da CPU:

Para verificar o que tá causando gargalo da CPU: abre-se o Gerenciador de Tarefas > aba Desempenho > Abrir monitor de recursos (embaixo) > aba CPU > clicar na coluna CPU e verificar quais processos estão liderando. Pra saber quais serviços estão sendo executados em determinado processo, clicar na caixa vazia do lado esquerdo.


Verificar gargalo na RAM:

Pra gerenciar seu uso, abre-se o Gerenciador de Tarefas > aba Desempenho > Abrir monitor de recursos (embaixo) > Aba memória > Coluna privado. O item FALHAS GRAVES nada mais é do que a quantidade de dados daquele programa que estão no HDD mas poderiam estar na RAM, e é normal conter alguns dados por alguns segundos; será anormal se houver um número acima de 100 por tempo prolongado, indicando que o programa está utilizando o arquivo de paginação do HDD e precisa de mais memória RAM.


Verificar gargalo no HD:

Para gerenciar o uso do disco, abrir Gerenciado de Tarefas > aba Desempenho > Monitor de recursos > aba Disco > clicar coluna Total. Fazer o mesmo na janela abaixo, Atividade do Disco > verificar o que está liderando uso total do disco. Pra saber com mais detalhes, clicar na caixa de seleção do processo e verificar com detalhes o que está consumindo o disco. Se o arquivo pagefile.sys for o que está sendo mais acessado no momento, isso indica que tem pouca memória RAM. Se o arquivo que está liderando o uso de disco começar com um $ (cifrão), isso significa que algum aplicativo ou processo está realizando tarefa em segundo plano, normalmente de manutenção, e deve aguardar a finalização dela, não devendo mexer no mouse senão a tarefa será cancelada. Observar também a coluna tempo de resposta, se o valores estiverem acima de 50, isso significa que o HDD está demorando muito tempo para ler e salvar os arquivos, e nesse caso é recomendado fazer uma verificação completa com Data Lifeguard.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A verdade é que desisto... Coloquei a placa de vídeo novamente e os processos voltaram a consumir 100% dela sempre que abro algum programa ou faço algo.

Já tentei fazer um milhão de coisas, acho que estou mais de 4 dias tentando resolver isso direto, porém nada funciona.

De qualquer forma, muito obrigado a todos que tentaram me ajudar, aprendi coisa pra *****.

Mais pra frente irei comprar peças novas para o computador (só por causa disso tudo que vem acontecendo) e espero que tudo melhore.

Mais uma vez, obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Estava passando por um problema parecido (se não o mesmo) e nao encontrava o problema-e portanto a solução- em nenhum lugar do software do meu PC, passei dias tentando resolver, formatei, desfragmentei o disco e nada, desisti então de procurar o problema no software do meu PC e resolvi dar uma olhada no Hardware e, de fato o problema estava lá, mais precisamente na placa RAM de memoria, aparentava estar em perfeito estado exceto pelo fato de um unico pino estar preto, e provavelmente inutilizavel, comprei uma nova e resolveu meu problema, talvez voce esteja passando por algo parecido, mas vale a pena abrir o PC e dar uma conferida na placa RAM pra ver se nao está suja ou algum pino preto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@Rodrigools  somente consegui resolver este problema de um cliente meu de manutençao,quando testei o Windows 7 eo 8 na maquina com eles o processador nao ficou em 100% agora no Windows 10 nao teve jeito formatei usei outras versões,ates de formatar testei varios ajustes no regedit,dicas de sites de outros profissionais em video aulas etc,suspeitei ate de ser defeito em alguma peça do notebook como o proprio processador.mas nao e no Windws 10 mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Alguém já resolveu esse problema ? estou com o mesmo problema, vou abrir minecraft na 1.18.1 CPU em 100% placa de vídeo em 0%, quando inicia o jogo GPU sobe para 20%, já formatei do Windows 10 fui para o 11 e nada atualizei os drivers coloquei os mais recentes e nada, temperaturas não passam de 60° tanto CPU como GPU memoria ram usando 8gb sendo que tenho 2x8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!