Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

manutenção preventiva de rede e etc


Posts recomendados

Eae galera do fórum então, o negocio é o seguinte eu iniciei trabalhando com suporte a computadores em uma empresa de tarde, o problema é que geralmente ele me pedem pra fazer um relatório de atividades do dia, eu tenho que ter um determinado tempo útil de trabalho, só que as coisas aqui não quebram, esta tudo funcionando como deveria e eu não tenha nada para fazer, dai pensei em pedir a ajuda da galera do fórum pra ver se alguém me da umas dicas do que fazer nesse tempo, tipo verificar atualizações do antivirus, verificar logs servidor, verificar a conexão de rede , por favor galera se puderem me dar uma ajuda eu agradeço, valewww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Organize o AD, se tiver;
  • Organize as reservas de DHCP;
  • Organize os racks:
    • Patch panels;
    • Switches;
    • Router(s);
    • APs;
    • Identificação de todos os cabos
  • Avalie e organize APs (nomes, localização);
  • Crie projetos para melhorias:
    • Rede cabeada;
    • Rede sem fio;
  • Avalie os hardwares existentes e potenciais aquisições;
  • Crie planos de aquisição de máquina;
  • Crie e mantenha Backups;
  • Nomeia impressoras;
  • Crie backup do(s) servidor(es);
adicionado 8 minutos depois
  • Crie melhorias de distribuição energética (aquisição de UPS (no-break) e filtros de linha)*

 

 

*Para servidores é altamente recomendado UPS Online de dupla conversão**

**Recomendo os da DELTA;

adicionado 10 minutos depois
  • Crie, se necessário, sistema de proteção com o pfSense ou similar;
  • Estude a viabilidade de link backup com router dual band (Cisco tem router barato de ótima qualidade e interface gráfica)
adicionado 12 minutos depois
  • Estude o uso de impressoras alugadas vs manutenção de equipamentos próprios (quais as vantagens e desvantagens de cada um);
  • Estude o uso de cartão para retiradas de impressões ao imprimir em impressoras compartilhadas;
adicionado 14 minutos depois
  • Faça o uso de papel de parede padrão para todas as máquinas (utilizando GPO - fácil configurar);
adicionado 16 minutos depois
  • Adquira SSDs e instale-os nos computadores estratégicos (diretoria, gerencia, etc)***;

 

***Não se esqueça dos backups;

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seguem minhas sugestões:

1 - Verifique se os computadores da empresa possuem uma fonte decente, caso contrário troque.

2 - Verifique se os equipamentos estão ligados em estabilizadores. Caso positivo remova os estabilizadores.

3 - Verifique se os equipamentos estão ligados em filtros de linha, caso contrário compre da Clamper e instale.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria redundante eu apontar alguma coisa além das excelentes dicas dadas pelos colegas. Eu apenas adicionaria um GLPI ou OTRS, onde você pode ter controle dos tickets de suporte e teria as atividades de suporte do dia registradas.

 

Outra ferramenta interessante seria o OCS Invetory para inventariar os aparelhos da rede.

 

A médio prazo, elabore um projeto de separação de rede de visitantes.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...