Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 3 2200G vs RX 550 4GB: compensa adicionar a placa?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá pessoal.

 

Tenho um PC com processador Ryzen 3 2200G, 16GB de RAM, 1TB de HD, placa-mãe Asus Prime A320K/BR e estou pensando em comprar a placa de vídeo  PowerColor Radeon RX 550, 4GB GDDR5, 128Bit, AXRX 550 4GBD5-DHA/OC que cabe no meu orçamento. A pergunta é: seria uma boa escolha para este processador? Ou seja, haveria problemas de compatibilidade ou gargalo?

 

Obs.: nunca jogo online. Todos os meus jogos estão dentro dos parâmetros de configuração para a quantidade de memória RAM e processador, mas alguns jogos pedem mais do que os 2GB que posso dedicar ao vídeo integrado Vega 8 do Ryzen 3.

 

Desde já agradeço as informações. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@fcbnet Esse é um upgrade que realmente não compensa fazer. O vídeo integrado do seu processador com memórias em dual channel (dependendo da frequência) já tem desempenho bem próximo. 

 

Compensa esperar mais um pouco e subir o orçamento para R$600,00. A RX 570 4GB, placa de vídeo intermediária, absurdamente superior ao vídeo integrado, é encontrada constantemente por R$ 580,00 em promoções que ocorrem na Pichau, Terabyte e KabuM!. O mínimo que faria sentido pegar seria a RX 560, desde que encontrasse por preço apropriado (na KabuM! tem por R$470,00), mas ela também não compensa, considerando que a RX 570 4GB é muito superior e custa pouca coisa a mais. A RX 570 4GB tem nível de desempenho semelhante a uma GTX 1060 3GB.

 

Ah, e as GTX 1050, GTX 1050Ti e GTX 1650 não compensam. A RX 570 4GB é muito superior e tende a custar menos que as duas últimas. 

 

Qual é a fonte de alimentação do seu computador?

 

Apenas uma coisa sobre o vídeo integrado também: esse limite de 2GB não é realmente o limite. Essa é uma quantidade que fica reservada, que o computador não pode usar como memória ram para as demais tarefas. Contudo, se algum jogo ultrapassar essa quantidade de memória gráfica, ele automaticamente vai pegar mais memória ram dos outros 14GB que não estão reservados. Se não fizesse isso, o jogo travaria. Isso acontece mesmo com placas de vídeo dedicadas (embora, nesse caso, tende a envolver perda considerável de desempenho), desde o Windows XP. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@fcbnet A RX 570 4GB vai lhe fornecer desempenho para jogar em Full HD na qualidade média a máxima, a depender do jogo, mantendo elevadas taxas de FPS. É uma placa de vídeo de muito respeito e o melhor custo x benefício existente atualmente. Você ficará muito satisfeito ao ver o resultado. 

 

Quanto à fonte, não conheço esse modelo. Mas, analisando rapidamente, a presença de um único conector de alimentação para placas de vídeo e a potência na linha de +12V fora do ideal para uma fonte de 500W levam a suspeitar de sua capacidade de entregar a potência rotulada e também da qualidade da energia fornecida. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@fcbnet Essa fonte tem algumas boas características, mas também apresenta diversas outras que apontam para produto duvidoso:

 

 

Não posso lhe afirmar com certeza, já que seria necessária análise profunda da fonte, mas não me parece um produto confiável. Qualquer fonte de boa qualidade de 400W já suportaria essa configuração, considerando a RX 570 4GB, com bastante tranquilidade. A questão é essa: ter certeza que a fonte entrega o que promete e com segurança. Há quanto tempo você tem ela? Lembra onde comprou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa, desculpa a demora em responder.

a fonte é esta: https://www.shopinfo.com.br/fonte-neologic-atx-80-plus-white-500w-nl-500-12874/p

ela veio junto como o computador: https://www.shopinfo.com.br/pc-gamer-neologic-nli81139-ryzen-3-2200g-8gb--radeon-vega-8-integrado-1tb-081139/p

 

Adicionei 8gb de memória até o momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@fcbnet Essa fonte não me convence... Dei uma olhada no site da Ecova e essa marca não consta lá (pode haver alguma variação entre o nome real e o nome fantasia da empresa, mas são poucos os casos onde é algo completamente diferente). Ou seja, o suposto Selo 80 Plus dela parece ser falso. Veja aqui: https://www.plugloadsolutions.com/80PlusPowerSupplies.aspx

 

Só com esses fatores que já apontei, jamais recomendaria que alguém comprasse essa fonte. Contudo, como você já a possui, a ideia seria determinar se há segurança ao usá-la. E a resposta é: não sei... Precisaria desmontar a fonte, analisar os componentes e o projeto e, na melhor das hipóteses, ligar a um testador de carga. Só o fato de ter PFC ativo já é boa coisa e a separa das bombas, mas fica difícil descobrir do que se trata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...