Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte KCAS 400W suporta R5 2600X e RX 570 4GB?


Posts recomendados

Tenho um PC gamer e recentemente tive um problema relacionado a fonte. Ele tem uma placa-mãe Asus Prime A380K, Placa de Vídeo RX570 de 4gb, Processador Ryzen 5 2600X, 1 pente de Memória RAM Hyperx de 8gb, HD de 1tb, 6 fans e uma fonte KCAS de 400ws. Alguém que tem experiência pode me dizer se esta fonte está suprindo o uso da maquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, thiagolao disse:

Tenho um PC gamer e recentemente tive um problema relacionado a fonte. Ele tem uma placa-mãe Asus Prime A380K, Placa de Vídeo RX570 de 4gb, Processador Ryzen 5 2600X, 1 pente de Memória RAM Hyperx de 8gb, HD de 1tb, 6 fans e uma fonte KCAS de 400ws. Alguém que tem experiência pode me dizer se esta fonte está suprindo o uso da maquina?

Amigo, melhor pegar um fonte potente, ela não tá suprindo corretamente sua maquina.

Pois andei pesquisando sobre essa fonte, melhor pegar uma mais pontente. Você tem 8 GB além 6 fans. Melhor pegar uma fonte potente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela resposta Bruno. Eu estou extremamente triste e frustado porque eu montei este PC pela Pichau, eu tive que aprender e pesquisar sobre muita coisa sobre PC pra comprar, mas mesmo assim não foi o suficiente e hoje estou tendo esse problema com a fonte. Pagando uma coisa de 3.364 reais pra isso, se tudo ocorrer bem eu troco a fonte, porém vou perder a garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
12 minutos atrás, thiagolao disse:

Tenho um PC gamer e recentemente tive um problema relacionado a fonte. Ele tem uma placa-mãe Asus Prime A380K, Placa de Vídeo RX570 de 4gb, Processador Ryzen 5 2600X, 1 pente de Memória RAM Hyperx de 8gb, HD de 1tb, 6 fans e uma fonte KCAS de 400ws. Alguém que tem experiência pode me dizer se esta fonte está suprindo o uso da maquina?

Tudo bem?

 

Seu configuração utilizará aproximadamente 350w, fontes de alimentação tem sua melhor eficiência próximo da curva de 50%, então uma fonte de 700W seria o ideal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, thiagolao disse:

Muito obrigado pela resposta Bruno. Eu estou extremamente triste e frustado porque eu montei este PC pela Pichau, eu tive que aprender e pesquisar sobre muita coisa sobre PC pra comprar, mas mesmo assim não foi o suficiente e hoje estou tendo esse problema com a fonte. Pagando uma coisa de 3.364 reais pra isso, se tudo ocorrer bem eu troco a fonte, porém vou perder a garantia.

Melhor trocar a fonte, a garantia não serve pra muita coisa.  Melhor uma fonte nova, para não ter problemas futuros. Sabe que uma de pouca potência, não vai alimentar os hardware direito, pode até danificar o uso dele.- 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

400W nesse PC não é problema se a fonte for de qualidade e realmente entregar os 400W sem problemas.

 

 

1 minuto atrás, GusGraf disse:

Seu configuração utilizará aproximadamente 350w, fontes de alimentação tem sua melhor eficiência próximo da curva de 50%, então uma fonte de 700W seria o ideal.

 

Isso não existe mais em fontes modernas e de qualidade. A eficiência vai ser sempre acima dos 80 porcento numa 80 plus.

 

13 minutos atrás, Técnico Bruno Machado disse:

Amigo, melhor pegar um fonte potente, ela não tá suprindo corretamente sua maquina.

Pois andei pesquisando sobre essa fonte, melhor pegar uma mais pontente. Você tem 8 GB além 6 fans. Melhor pegar uma fonte potente.

 

RAM consome quase nada. Fans consomem pouco também.

 

O que mais faria diferença é a placa de vídeo mas a RX 570 não é tão forte.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@thiagolao Qual foi o problema que você teve com a fonte e como diagnosticou? A linha KCAS da Aerocool não é legal, mas dificilmente comprometeria.

 

24 minutos atrás, Pico disse:

Isso não existe mais em fontes modernas e de qualidade. A eficiência vai ser sempre acima dos 80 porcento numa 80 plus.

Primeiramente, Selo 80 Plus não indica que uma fonte é boa. E, além disso, a Certificação é completamente falha e não consegue nem garantir a eficiência que divulga. É algo feito sem qualquer critério científico e regulamentação:

 

 

O TecLab testou a versão de 500W dessa Aerocool KCAS "80 Plus Bronze" e a eficiência chegou a encostar nos míseros 75% em carga, na temperatura ambiente de 25ºC:

 

 

Ou seja, completamente fora das especificações de eficiência (além de ter outros detalhes, como o ripple ruim). Essa fonte realmente tem o Selo 80 Plus Bronze... O que mostra como não dá para levar isso a sério. O 80 Plus deve ser visto apenas como um critério indicativo e nada mais, devendo ser analisado em conjunto com as demais características da fonte. Certificação de verdade é Cybenetics. 

 

E outra: a curva de eficiência das fontes continua alcançando pico perto de 50% da capacidade. Isso é inerente ao funcionamento da própria fonte: 

 

image.png

 

Portanto, embora uma fonte de qualidade (de qualidade mesmo, e não apenas com um adesivo do 80 Plus) tenha eficiência sempre acima de 80%, ela será máxima perto de 50% de carga. Por isso devemos dimensionar multiplicando o consumo típico na atividade mais relevante (e não o máximo) por dois. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, KairanD disse:

image.png

 

Portanto, embora uma fonte de qualidade (de qualidade mesmo, e não apenas com um adesivo do 80 Plus) tenha eficiência sempre acima de 80%, ela será máxima perto de 50% de carga. Por isso devemos dimensionar multiplicando o consumo típico na atividade mais relevante (e não o máximo) por dois.

 

Concordo que a eficiência é máxima em 50%. Mas a diferença da eficiência máxima pra eficiência mínima é apenas 2-3% como mostra o gráfico. Muito pouco para justificar qualquer coisa.

 

Esses dias mesmo assisti um video da PCWorld no YT entrevistando o "JonnyGuru" (https://www.jonnyguru.com/) da Corsair sobre fontes e ele mesmo disse que em fontes de qualidade (e mais caras obviamente) a eficiência é linear, e diz literalmente que não vai ter um pico de eficiência em 50% e que não é preciso ter uma fonte com o dobro de capacidade porque não é mais verdade.

 

Caso queria ver o video (em inglês):

https://youtu.be/QJ_VV3UjEBY?t=1109 (Entre 18:30 e 19:00)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Pico Sim, a diferença é pequena, mas existe. E também é fato que ela diminuiu consideravelmente com a evolução das fontes (em fontes antigas era maior). Por isso algumas pessoas dizem que é linear. E, em fontes topo de linha, a curva realmente tende a ser ainda menos aberta. Contudo, não chega ao ponto de ser realmente linear (o gráfico que enviei, por exemplo, é de uma Corsair AX 1200). Uma CX 450 seria mais ou menos assim, por exemplo:

 

image.png

 

Agradeço pela indicação do vídeo. Irei dar uma olhada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...