Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Renato Adir

lembranças de mim e do clube do hardware

Posts recomendados

Não sei dizer por quê, fazemos sempre parte de uma mesma coisa, embora cada um de nós, se digam ""ou, fora dessa ideia, ou fazendo parte de outra", de alguma forma são ou foram engrenagem dessa máquina que se move hoje. Quando me refiro a máquina, digo de qualquer coisa que facilite o trabalho. Pode ser uma ""alavanca", ou o Computador mais potente do mundo. Notar que a alavanca é simplesmente mecânica, e que, o computador já foi burro como eu e você.....são coisas notáveis.

Interessante notar também, que o Gabriel não nasceu sem cabelos, de mesma forma os tive, e os poucos que me restam, só pra desarrumar a cabeça, Kkkkkk.

Final de contas, ainda não falei nada sobre o "Clube do Hardware".....Falarei dele como parte inexorável de mim....que dentro de espaço de tempo fez parte de mim e de meu aprendizado. ..Na década de 70....um pouco depois do "homem ter ido a Lua".....fez que até o final dos anos 70....tivesse em nível médio de ensino, diversos diplomas....Naquela ocasião, o termo "Informática" não existia. Em voga, o nome era outro...'Processamento de Dados". Leitores de Fita Dat, Perfuradoras e Leitoras de Cartão, Unidade Central de Processamento (CID) do tamanho de (se fosse possível), um Freezer horizontal duplo. E...ainda não falei nada sobre o  "Clube do Hardware". Tempo passado....em 1996, meu irmão estava totalmente ligado nessa coisa de informática. Um camarada amigo dele, '"vendeu" um AMD 133 Mhz pra ele, e deu todo suporte. E, meu irmão, não demorou muito a querer que eu entrasse nessa de informática. De modo que me deu (presente de grego), no início de 1998, um chamado Intel 486 SX, que trabalhava a 25 Mhz, que tinha um HD (Disco Rígido) de 120 MB (Firebol), 2 bancos de memória, cada banco com 4 slots, pra inserção de memórias de (8 bts cada módulo) e 32 pinos, efetivamente ocupadas  pelos 8 slots (slots) com 1 mB((i), perfazendo o total de 8 mB((i).

Conectadas nos 6 slots de expansão, haviam 2 placas....uma era a placa de comunicação (I/O), e a outra era COM que externamente, dava entrada a coisas seriais e paralelas, como mouse e impressora, e embora o modem  (não tendo ele a ver com coisas de gringo, que faz até alguns repórteres chamarem no gringo de "moudem" ou "mudem". Quando se trata da abreviação de um MODULADOR/DESMODULADOR DE SINAIS = que foram chamados carinhosamente de MODEM (Modulador e desmodulador de sinais), simples né.

O Modem que veio nessa máquina, era um US Robotics de capacidade nominal de 14,4 Mb/s....Quero dizer com isso que o modem era capaz de se comunicar a (unidade de tempo=segundo) X Mega (na ocasião 1.024 x 1000, não havia Mb((i), e bit (unidade solitária da base 2).

Esse computador tinha uma unidade de CD Rom de 2X.......E..... foi assim que a informática me quis com ela. Quando estou afastado dela....sinto falta.

As vezes coisas pequenas.....Sempre me interessei por ela....Mas acontece de você perder o interesse as vezes por si próprio. Lá vem o convite de uma máquina, que rodou, processou e sabe que fizeste o cadastro mas, não diz uma palavra. Mesmo sabendo que isso foi feito por uma máquina.....agradeço....estou aqui....dei o meu recado.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!