Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando um PC i9 9900k?


Ir à solução Resolvido por brender,

Posts recomendados

Olá, estou planejando montar um computador com um orçamento maior. No entanto ainda prezo pelo custo x benefício (que segue uma lógica mais a longo prazo). Lembrando que me considero leigo na maior parte dos assuntos mais complexos das peças.

 

-Atualmente tenho: Monitor FullHD 144hz; FX 6300; DDR3; GTX 970 (as demais especificações não me lembro ao certo, mas são irrelevantes)

-Planejo comprar: I9 9900KF (ou KS dependendo do preço/desempenho que vier); Z390 Aorus Elite; Air cooler Noctua NH-D15 (discutível); 2 x Memoria DDR4 3000 MHz CL15; SSD MP510 NVMe 240GB Leitura:3100MB/s Gravação: 1050MB/s

 

Antes de mais nada o raciocínio é o seguinte: A ideia é continuar usando meu monitor e placa de vídeo por algum tempo, em termos de FPS mesmo não jogando na qualidade máxima e não usufruindo de 144 FPS nos jogos de ultima geração ainda consigo algo que considero aceitável por enquanto. Além disso vi alguns testes e só o fato de trocar as peças comentadas ganho praticamente o dobro de desempenho que já tenho, considerando que o processador limita a GPU.

Penso em usar essas novas peças por 7-8 anos, pesquisando um pouco vi a informação de que a tendência da tecnologia é de usar cada vez menos os processadores para os jogos, visto que quanto maior a resolução mais será cobrada da GPU e menos da CPU. Logo, a quantidade de núcleos atuais seria suficiente por um bom tempo (até por isso penso que o foco deve ser em GHz). Outra razão é que os CPU trocam de socket muito rápido, por isso comprar um top que dure por um bom tempo. Já a GPU é mais flexível, de forma que eu posso troca-lás entre as gerações tranquilamente sem perder muito desempenho (ou simplesmente adaptar ao desempenho do processador no futuro). Estou pensando em comprar uma GPU da próxima geração quem sabe.

 

Comentando rapidamente sobre alguns pontos que pensei na escolha de algumas peças:

*Z390 Aorus Elite: placa-mãe mais barata que suporte decentemente o i9 9900kf

*Air cooler Noctua NH-D15: NÃO PLANEJO FAZER OVERCLOCK - apenas usar normalmente o processador (o turbo boost está incluso nisso certo?). Como nao vou fazer overclock, e a temperatura ambiente daqui é em média 20Cº e no maximo 30-35º, acham viável? Se não qual watercooler mais barato possível para segurar o i9?

*Memória 3000 MHz CL15: Fazendo uma conta rápida de divisão para definir qual opção seria a melhor dentre as várias opções, sei que não funciona assim, mas pela lógica a divisão do MHz pelo CL  (+ MHz melhor / - CL melhor) te daria um "termometro" de qual tem melhor desempenho. Considerei que além desse valor o preço começa a subir substancialmente e tem pouco retorno em FPS.

 

O que acham? Por favor me corrijam em qualquer ponto, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ultimamente custo beneficio são os Processadores Ryzen. 

Com a grana que vai gastar em um Core i9-9900k + Air/Water Cooler + Z390 (Em torno de uns R$ 4000) você pega um CPU: Ryzen 3600(x)/3700x + MoBo: B450/X470 + GPU: GTX 1660 Ti, RTX 2060 (Super) / RX 5700 (XT)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/10/2019 às 13:38, Luis Henrique77 disse:

Olá, estou planejando montar um computador com um orçamento maior. No entanto ainda prezo pelo custo x benefício (que segue uma lógica mais a longo prazo). Lembrando que me considero leigo na maior parte dos assuntos mais complexos das peças.

 

Primeiro nos diga

 

Qual é seu orçamento para seu novo computador ? Valores em Reais - R$ ?????

Quando pretende comprar seu novo computador ?

Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender Na realidade a ideia era pegar o melhor CPU para jogos possível, independente do preço. Comprando as peças nesse mês ainda. E no futuro apenas ir atualizando o monitor e a GPU conforme os jogos exigissem. Isso tudo seria baseado na premissa de que os melhores processadores da atualidade dariam conta por um bom tempo das próximas gerações de jogos, uma vez que iriam ser menos exigidos com o avançar da tecnologia.

Mas cheguei a conclusão de a minha pergunta foi uma suposição do que pode acontecer no futuro, ninguém sabe, então não é possível afirmar se vale a pena ou não. Seria apenas "palpites" kkkkk, embora se tivesse uma base sólida pra acreditar nisso, eu compraria as peças e atualizaria a GPU e monitor com o tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Luis Henrique77 disse:

@brender Na realidade a ideia era pegar o melhor CPU para jogos possível, independente do preço. Comprando as peças nesse mês ainda. E no futuro apenas ir atualizando o monitor e a GPU conforme os jogos exigissem. Isso tudo seria baseado na premissa de que os melhores processadores da atualidade dariam conta por um bom tempo das próximas gerações de jogos, uma vez que iriam ser menos exigidos com o avançar da tecnologia.

Mas cheguei a conclusão de a minha pergunta foi uma suposição do que pode acontecer no futuro, ninguém sabe, então não é possível afirmar se vale a pena ou não. Seria apenas "palpites" kkkkk, embora se tivesse uma base sólida pra acreditar nisso, eu compraria as peças e atualizaria a GPU e monitor com o tempo.

 

Sem orçamento = sem opções

 

Diga o máximo que você possa gastar no seu novo PC, a partir de então teremos noção do que indicar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
3 horas atrás, Luis Henrique77 disse:

@brender O máximo possível amigo, quanto custa o processador mais caro atualmente para melhor desempenho nos jogos? 20k? seria o orçamento então. Mas como eu comentei já repensei a ideia.

 

Então eu farei o seguinte, você precisa assistir esses três vídeos

 

Foram feitos para você, é essencial que assista

 

@Bacelar

 

 

 

 

 

 

 

Esse post explico a importância da experiência de jogar com o FreeSync ou G-sync

 

Em 08/10/2019 às 10:08, brender disse:

Então vamos por partes

 

Por mais que você tenha um monitor 1080p 144hz, ele não é FreeSync ou G-sync

 

Então fica a seguinte possibilidade

 

Migrar para um monitor 1440p, 144 hz com FreeSync

 

Jogar com FreeSync / G-sync ativado é outro nível, muito mais fluido

 

Monitor Dell S2719DGF - 27" WQHD 1440p 144Hz FreeSync - TN - R$ R$ 2200 (lojas grandes) 3 anos de garantia com a DELL

 

https://www.dell.com/pt-br/shop/monitor-dell-gamer-de-27-s2719dgf/apd/210-arcj/monitores-e-acessórios

 

https://www.jacotei.com.br/monitor-dell-gamer-free-sync-led-qhd-27-s2719dgf/p

 

Sobre o monitor

 

 

Eu tenho monitor 1440p, 144 hz só que é G-sync, o melhor upgrade que já fiz até hoje para o meu PC

 

Como eu tinha placa de vídeo NVIDIA, e ainda não tinha monitor 1440p 144 hz, FreeSync barato optei pelo monitor G-sync

 

Mas hoje eu teria comprado monitor 1440p 144 hz FreeSync, pois é bem mais barato e depois uma placa de vídeo AMD

 

Marca de placa de vídeo da AMD pegaria da MSI ou GIGABYTE por causa dos 3 anos de garantia nacional

 

FreeSync = placa de vídeo AMD

G-sync = placa de vídeo NVIDIA

 

Recentemente a NVIDIA permitiu compatibilidade com monitores FreeSync, só que é aquilo, depende muito do monitor, então não vou indicar pois a experiência pode não ser 100%, pode ter algum bug e etc.

 

Como o seguro morreu de velho e você ainda vai comprar o seu PC, então fica a minha opinião

 

Se quer saber mais sobre FreeSync / G-sync recomendo que assista esses dois vídeos para ficar por dentro do assunto

 

 

 

Nesse post explico que na resolução 1440p ou 4k tanto a AMD como a INTEL vão ter dá o mesmo desempenho em jogos, a CPU pode ter o WaterCooler super caro ou clock 5ghz, vai ter o mesmo desempenho

 

5 horas atrás, brender disse:

 

Tudo depende do que você quer do seu PC montado do zero

 

Em 1440p ou 4k, a AMD e INTEL vão ter o mesmo desempenho em jogos, então eu pegaria o processador mais barato e a plataforma que possibilite upgrade no futuro

 

RYZEN 5 3600 de 6 core / 12 threads

ou

RYZEN 7 3700x de 8 core / 16 threads

 

Ambos vem com cooler box, não precisa se preocupar com watercooler

 

B450 da sua preferência

 

Caso pretenda migrar no futuro para um processador de 12 core / 24 threads ou 16 core / 32 threads, então compraria uma X570, fora isso uma B450 aguenta tranquilo 6 core / 12 threads - 8 core / 16 threads

 

 

Division_1440p.png

Rage_1440p.png

 

Monitor Dell Gamer de 27" S2716DG

 

3 anos de garantia

 

1440p, 144hz, G-sync

 

https://www.jacotei.com.br/monitor-led-27-dell-s2716dg-widescreen-quad-hd/p

 

https://www.dell.com/pt-br/shop/monitor-dell-gamer-de-27-s2716dg/apd/210-agjr/monitores-e-acessórios

 

Tenho monitor 1440p, 144hz, G-sync e digo que não compraria monitor 4k

 

Em 4k o windows fica zoado, navegar na internet é ruim, ler texto, baixo FPS em jogos e etc.

 

O ideal mesmo é 1440p na minha opinião

 

Eu penso da seguinte forma

 

Se for o PC somente para jogar e possui orçamento de uma RTX 2070 SUPER e o monitor mais de 2000 reais

 

O ideal é RX 5700 ou RX 5700 XT + Monitor Dell S2719DGF - 27" WQHD 1440p 144Hz FreeSync

 

TN - R$ R$ 2200 (lojas grandes) 3 anos de garantia nacional com a DELL

 

https://www.dell.com/pt-br/shop/monitor-dell-gamer-de-27-s2719dgf/apd/210-arcj/monitores-e-acessórios

 

https://www.jacotei.com.br/monitor-dell-gamer-free-sync-led-qhd-27-s2719dgf/p

 

Melhor custo x benefício disparado

 

Se dinheiro não é problema

 

RTX 2080 para cima + Monitor Dell Gamer de 27" S2716DG - 27" WQHD 1440p 144Hz G-sync

 

3 anos de garantia nacional com a DELL

 

https://www.jacotei.com.br/monitor-led-27-dell-s2716dg-widescreen-quad-hd/p

 

https://www.dell.com/pt-br/shop/monitor-dell-gamer-de-27-s2716dg/apd/210-agjr/monitores-e-acessórios

 

Em ambos os casos compraria RYZEN 7 3700x ou RYZEN 5 3600 + B450, ou X570 se possui dinheiro

 

O pessoal acha que monitor caro é brincadeira, falo por experiência própria

 

Monitor acima de 2000 reais só se for da DELL, a única marca que oferece 3 anos de garantia no monitor com RMA de qualidade

 

Outras marcas dão somente 1 ano de garantia, raro são os casos de 2 anos de garantia

 

ASUS dependendo do modelo dá 3 anos de garantia, só que o RMA deles o pessoal já reclama, isso de placa-mãe e etc., agora imagina do monitor que precisa ter mais cuidado e mais atenção...

 

RMA de monitor tem que ser muito bom, pode ter pixel dead e etc., então não indicaria monitor ASUS super caro para outras pessoas, somente DELL

 

Marcas que oferecem 3 anos de garantia nacional na placa de vídeo

 

AMD = MSI, GIGABYTE, ASUS

NVIDIA = MSI, GIGABYTE, GALAX, ASUS

 

ASUS oferece 3 anos de garantia, mas fico com pé atrás na qualidade do RMA deles

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender Post muito informativo, muito bom. Atualmente eu tenho esse monitor full HD 144hz aqui (paguei mais barato na epoca): https://www.pichau.com.br/monitor-gamer-benq-24-pol-led-144hz-1ms-xl2430?gclid=Cj0KCQjw3JXtBRC8ARIsAEBHg4kfWMFTILNbIkbSZYvBw2Wp5j3e0J2i2ThkEtDmzQs7ONL6lWsMIKAaAvxHEALw_wcB

 

Entendi seu ponto, realmente com os processadores "sobra" desempenho pra 4k, ficando o gargalo com a placa de vídeo e o monitor.

21 horas atrás, brender disse:

Em ambos os casos compraria RYZEN 7 3700x ou RYZEN 5 3600 + B450, ou X570 se possui dinheiro

Olhando pro cenário atual, essa provavelmente seria a melhor relação de custo x benefício.

 

Agora, imaginando daqui a alguns anos, quando lançarem placas de video/monitores mais eficientes, será que os processadores seriam mais exigidos, ou continuaram no mesmo patamar de "exigência" por conta da nova resolução 4k (ou até maior quem sabe)? Caso continuem nesse estado, chegaríamos a um ponto em que o processador torna-se praticamente irrelevante para ter FPS em jogos, criando um ponto de estagnação pra processadores.

 

Nesse cenário minha ideia era originalmente pegar um processador muito bom sabendo que não ia usar todo o potencial dele, pra ficar com ele por muitos anos, já que estaríamos numa era tecnológica em que os processadores são pouco exigidos por jogos. Atualizando apenas o monitor e a placa de video para peças cada vez melhores, sem atualizar o processador, durante esses anos.

 

Caso fosse assim, eu estaria disposto a investir em um processador muito bom, mas como eu praticamente estou querendo prever o futuro provavelmente não vale o risco x retorno. Logo, mudei de ideia, vou pegar o melhor custo x beneficio para as peças atuais que já tenho, atualizando apenas o processador (que tenho essa necessidade imediata), até por que meu processador gargala com a minha placa de video, então ainda posso trabalhar com custo x beneficio de peças atuais, e no futuro atualizar o pc inteiro.

 

De qualquer forma, obrigado pelas informações.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Luis Henrique77 disse:

@brender Post muito informativo, muito bom. Atualmente eu tenho esse monitor full HD 144hz aqui (paguei mais barato na epoca): https://www.pichau.com.br/monitor-gamer-benq-24-pol-led-144hz-1ms-xl2430?gclid=Cj0KCQjw3JXtBRC8ARIsAEBHg4kfWMFTILNbIkbSZYvBw2Wp5j3e0J2i2ThkEtDmzQs7ONL6lWsMIKAaAvxHEALw_wcB

 

Entendi seu ponto, realmente com os processadores "sobra" desempenho pra 4k, ficando o gargalo com a placa de vídeo e o monitor.

Olhando pro cenário atual, essa provavelmente seria a melhor relação de custo x benefício.

 

Agora, imaginando daqui a alguns anos, quando lançarem placas de video/monitores mais eficientes, será que os processadores seriam mais exigidos, ou continuaram no mesmo patamar de "exigência" por conta da nova resolução 4k (ou até maior quem sabe)? Caso continuem nesse estado, chegaríamos a um ponto em que o processador torna-se praticamente irrelevante para ter FPS em jogos, criando um ponto de estagnação pra processadores.

 

Nesse cenário minha ideia era originalmente pegar um processador muito bom sabendo que não ia usar todo o potencial dele, pra ficar com ele por muitos anos, já que estaríamos numa era tecnológica em que os processadores são pouco exigidos por jogos. Atualizando apenas o monitor e a placa de video para peças cada vez melhores, sem atualizar o processador, durante esses anos.

 

Caso fosse assim, eu estaria disposto a investir em um processador muito bom, mas como eu praticamente estou querendo prever o futuro provavelmente não vale o risco x retorno. Logo, mudei de ideia, vou pegar o melhor custo x beneficio para as peças atuais que já tenho, atualizando apenas o processador (que tenho essa necessidade imediata), até por que meu processador gargala com a minha placa de video, então ainda posso trabalhar com custo x beneficio de peças atuais, e no futuro atualizar o pc inteiro.

 

De qualquer forma, obrigado pelas informações.

 

Em 1440p e 4k o que faz diferença é GPU, mas as pessoas não querem saber

 

Querem ter CPU cara, WaterCooler caro, 5ghz, para ter o que ? 

 

1% ou 0% de ganho de desempenho em jogos

 

Querem ter marca em vez de experiência para jogar

 

Jogar com FreeSync / G-sync ativado é infinitamente melhor, é outra coisa

 

Os consoles que ditam o futuro dos jogos, e próximo playstation e XBOX terá um RYZEN 7 3700x de 3.2ghz como processador, basicamente é isso

 

Então eu iria de 8 core / 16 threads e ficaria tranquilo, pois os próximos jogos que forem desenvolvidos serão para CPU de 8 core / 16 threads

 

Em 2021 a AMD lança novo socket com DDR5

 

Então eu montaria o setup atual e ficaria com ele até ter gargalo, depois eu iria para o novo setup com RYZEN + DDR5

 

Teve promoção na kabum recentemente do RYZEN  7 3700x por 1400 reais

 

Monitor eu compraria esses que indiquei de 1440p

 

NVIDIA + Monitor G-sync = muito caro

AMD + Monitor FreeSync = custo x benefício

 

O custo por frame na NVIDIA atualmente está bem alto, monitor G-sync é bem mais caro que monitor FreeSync

 

Então no fim o combo NVIDIA + Monitor G-sync atualmente é muito caro, no outro post que citei falo sobre o custo por frame

 

A partir de 1440p, CPU é tudo igual, então é melhor comprar aquele que é barato com mais core / threads, vai ser tudo a mesma coisa, então é melhor economizar do que gastar

 

Investir em outra parte no PC, jogos, gabinete e etc.

 

O cara gasta 10k ou 20k para ter ganho de desempenho em 1080p

 

O melhor investimento que a pessoa faz em um orçamento alto para PC GAMER, é comprar monitor 1440p 144hz FreeSync ou G-sync

 

Aí sai dessa paranoia de gastar rios de dinheiro em CPU, WaterCooler, placa-mãe hyper cara

 

Eu prefiro 1440p do que 4k

 

De 1080p a 1440p você ainda percebe a diferença no monitor

De 4k para 1440p pelos relatos que eu li, a distância que você fica do monitor é tudo a mesma coisa, você nem percebe a diferença, e você ainda tem o windows zoado na resolução 4k e baixo frame

 

Então só indico monitor 1440p

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Boa tarde, pessoal! Comprei a configuração abaixo, mas ainda não recebi. A partir das ótimas dicas dadas nesse post e pela ajuda de um integrante do fórum em outro post que fiz, eu sei que montaria algo bem mais barato com o desempenho igual ou bem parecido. Até posso trocar as peças, mas confesso que só estou disposto a fazer isso se for algo que vacilei demais em termos de qualidade. Queria a opinião de vocês sobre as escolhas que fiz, por favor:

 

Obs.: vou usar o computador para trabalho (faço transmissão de aulas ao vivo entre outros e para jogos).

 

Processador Intel Core i9 9900K 3.60GHz (5.0GHz Turbo), 9ª Geração, 8-Core 16-Thread, S/Cooler 

- placa-mãe Asrock Z390 Phantom Gaming SLI/ac, Chipset Z390, Intel LGA 1151, ATX, DDR4 

- Memória DDR4 Corsair Dominator Platinum, RGB, 32GB (2x16GB), 3000MHz 

- SSD 480GB Sata III Leitura 500MBs Gravação 350MBs 

- Fonte XFX XTR2 650W 80 Plus Gold PFC Ativo Modular 

- Gabinete Gamer Aerocool Aero One Frost, Mid Tower, Com 4 Fans RGB, Vidro Temperado, White 

- Teclado Logitech K120 ABNT2 Preto 

- Mouse Gamer HP M160, 1000 DPI, LED RGB, Black 

- Cooler para Processador DeepCool Assassin II Red 140mm Intel-AMD 

- SSHD Seagate Hibrido Firecuda 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB 

- Monitor Gamer MSI Optix G27C2 27'' Curvo 144Hz 1ms 

- Placa de Video Gigabyte GeForce RTX 2080 Super 8GB OC White 256-bit, GV-N208SGAMINGOC WHITE-8GD

- Mouse Gamer Logitech G502 Hero SE, 910-005744 

- Caixa de som Logitech G560 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...