Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cálculo de resistores para um pequeno sistema.


xYhago
Ir à solução Resolvido por Carlos Zanon,

Posts recomendados

Olá amigos, sou leigo em eletrônica, no máximo me aventurei em pequenos sistemas de LED, cheguei a olhar alguns tópicos sobre cálculo de resistores aqui no fórum, mas não consegui sanar minha dúvida para a situação a seguir. 

 

Tenho um projeto de capacete em que no mesmo, tem uma ventoinha de 60mm de 12v e um alterador de voz genérico ,desses de loja de fantasia. Os dois era alimentados por pilhas de 12v e 3 pilhas AA respectivamente. O resultado não foi satisfatório devido ao pouco tempo de duração dos itens funcionando de modo eficiente. Após algumas dicas achei uma bateria que corresponde ao que eu desejo. Além da troca da bateria, vou diminuir a ventoinha para uma de 10mm de 5v. Agora com o plano explicado, a dúvida é a seguinte.

 

Ligaria duas baterias de 7,4v em série. Alimentando 1x ventoinha (possivelmente duas se só uma não funcionar bem) de 5V / 0,14A e o alterador de voz que segundo o multímetro utiliza 4,7V , mas a corrente dele alterna durante o uso, uma média abaixo de 0,10 , mas nos testes com microfone, já vi chegar em 0,18A . acredito que nesse caso foi relacionado a carga das pilhas, pois com o tempo a medição de corrente durante o uso ia gerando valores menores.   

 

Cheguei a fazer o cálculo para a resistência da ventoinha. R = (7,4V - 5V) / 0,14A     >  R = 17,4 Ohm  (Me corrijam se esse é o modo errado) , nesse caso o menor resistor que achei foi um de 62R

 

No caso do alterador de voz, que valor de corrente devo considerar ? 

 

Uma das dicas foi usar um potenciômetro + mais um controlador de tensão para gerenciar a velocidade da ventoinhas e gastar menos energia quando não for preciso o uso. Acham necessário e faria diferença na energia necessária para instalar isso no sistema?

 

Agradeço a atenção de todos desde já e perdão pelo tamanho do texto, espero ter explicado bem a situação.