Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cálculo de resistores para um pequeno sistema.


xYhago
Ir à solução Resolvido por Carlos Zanon,

Posts recomendados

Olá amigos, sou leigo em eletrônica, no máximo me aventurei em pequenos sistemas de LED, cheguei a olhar alguns tópicos sobre cálculo de resistores aqui no fórum, mas não consegui sanar minha dúvida para a situação a seguir. 

 

Tenho um projeto de capacete em que no mesmo, tem uma ventoinha de 60mm de 12v e um alterador de voz genérico ,desses de loja de fantasia. Os dois era alimentados por pilhas de 12v e 3 pilhas AA respectivamente. O resultado não foi satisfatório devido ao pouco tempo de duração dos itens funcionando de modo eficiente. Após algumas dicas achei uma bateria que corresponde ao que eu desejo. Além da troca da bateria, vou diminuir a ventoinha para uma de 10mm de 5v. Agora com o plano explicado, a dúvida é a seguinte.

 

Ligaria duas baterias de 7,4v em série. Alimentando 1x ventoinha (possivelmente duas se só uma não funcionar bem) de 5V / 0,14A e o alterador de voz que segundo o multímetro utiliza 4,7V , mas a corrente dele alterna durante o uso, uma média abaixo de 0,10 , mas nos testes com microfone, já vi chegar em 0,18A . acredito que nesse caso foi relacionado a carga das pilhas, pois com o tempo a medição de corrente durante o uso ia gerando valores menores.   

 

Cheguei a fazer o cálculo para a resistência da ventoinha. R = (7,4V - 5V) / 0,14A     >  R = 17,4 Ohm  (Me corrijam se esse é o modo errado) , nesse caso o menor resistor que achei foi um de 62R

 

No caso do alterador de voz, que valor de corrente devo considerar ? 

 

Uma das dicas foi usar um potenciômetro + mais um controlador de tensão para gerenciar a velocidade da ventoinhas e gastar menos energia quando não for preciso o uso. Acham necessário e faria diferença na energia necessária para instalar isso no sistema?

 

Agradeço a atenção de todos desde já e perdão pelo tamanho do texto, espero ter explicado bem a situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Algo como um stepdown regulado em 5v deve resolver muito bem e aproveitar melhor a carga das pilhas do que simplesmente dissipalar no resistor...

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-722719851-conversor-dc-dc-step-down-lm2596-3a-ultra-small-smd-mp1584-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=2af02038-ca73-4cb2-bd37-a7ffbdec2b1b

 

Recomendo esse ai por ser bem compacto. Deve resolver o problema para os 2 casos... tanto da ventoinha como para o alterador de voz.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

Algo como um stepdown regulado em 5v deve resolver muito bem e aproveitar melhor a carga das pilhas do que simplesmente dissipalas ela no resistor...

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-722719851-conversor-dc-dc-step-down-lm2596-3a-ultra-small-smd-mp1584-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=2af02038-ca73-4cb2-bd37-a7ffbdec2b1b

 

Recomendo esse ai por ser bem compacto. Deve resolver o problema para os 2 casos... tanto da ventoinha como para o alterador de voz.

 

 

Obrigado Carlos !  

 

Dei uma olhada aqui em como funciona o step down. Fica a duvida. 

 

Para cada bateria eu utilizo um (mesmo estando ligadas em série ou utilizo um para cada ventoinha e o alterador de voz ? Ele acaba totalmente com a necessidade da utilizar resistores no meu caso ? 

 

No caso do alterador, eu me preocupo com a corrente ou configurando a tensão deve funcionar normalmente ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, xYhago disse:

Para cada bateria eu utilizo um ?

 

1 para cada aparelho que você vai alimentar.

Se você for alimentar os aparelhos (ventoinha e alterador de voz) ao mesmo tempo, um só já lhe atende. Mas se for separado, vai precisar de 1 pra cada.

 

3 minutos atrás, xYhago disse:

Ele acaba totalmente com a necessidade da utilizar resistores no meu caso ? 

 

Sim... porque você quer regular a tensão pela corrente... Os resistores eliminam o excesso de corrente dissipando em forma de calor, dai você mais perde do que ganha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

 

1 para cada aparelho que você vai alimentar.

Se você for alimentar os aparelhos (ventoinha e alterador de voz) ao mesmo tempo, um só já lhe atende. Mas se for separado, vai precisar de 1 pra cada.

 

 

Sim... porque você quer regular a tensão pela corrente... Os resistores eliminam o excesso de corrente dissipando em forma de calor, dai você mais perde do que ganha.

Entendi. 

 

Só mais uma pergunta, esse do anúncio não percebi o parafuso que controla a tensão. É necessário algo a mais ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

image.png.67adb616f6ef3997bfc458950c2f0b34.png

Tem na segunda foto... agora na primeira parece que ele está faltando:

image.png.7e660889e077208c368d98985917500d.png

 

Confirma com o vendedor qual das duas é enviado.

 

 

Vi esse com multímetro. 10 reais mais caro. Recomenda ?

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-807890298-conversor-de-tenso-dcdc-step-down-lm2596-com-voltimetro-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

 

Sim, basicamente é a mesma coisa só vem com o display a mais... Se você tem espaço sobrando pra colocar. Pode colocar esse ai sem problemas.

Muito obrigado pela a ajuda novamente Carlos, alguns anos atrás tu já tinha me ajudado aqui também. Estava Difícil conseguir essa resposta. Agradeço !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Carlos Zanon disse:

 

Perguntei ao vendedor sobre aquele anuncio, que também me interessou:

 

image.png.e7cd7a5eee8c3e3712ec4b43da5a3d58.png

Beleza, achei um igual no baú da eletrônica também. 

 

Sem querer abusar da boa vontade. Essas baterias de 7,4 são recarregáveis. Você sabe algum modo carrega-las 100% ? Estava pensando em usb, mas pela limitação de 5v não iria carregar de modo eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, xYhago disse:

7,4v em série

 

Vai dar quase 15v. Se sua intenção é aumentar a corrente, recomendo ligar em paralelo.

 

19 minutos atrás, xYhago disse:

Essas baterias de 7,4 são recarregáveis

 

Pergunta, você sabe qual a corrente dessas baterias? mAh? 

 

Se você ligar em serie, vai precisar de um carregador com uns 20v +-

Se for em paralelo, um de 9~12v já te atende.

 

Se você souber a corrente delas, da pra montar algo como:

 

Ali no caso, tire as plaquinhas solares e coloque a sua fonte...

image.png.b01b1bc429443f12e696437dcd006193.png

 

Pra saber qual resistor usar... precisa saber qual a mAh da bateria e também qual fonte você vai usar =]

OBS: Só não pode deixar ligado no carregador direto, mesmo depois de carregada... porque vai da ruim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

 

Vai dar quase 15v. Se sua intenção é aumentar a corrente, recomendo ligar em paralelo.

 

 

Pergunta, você sabe qual a corrente dessas baterias? mAh? 

 

Se você ligar em serie, vai precisar de um carregador com uns 20v +-

Se for em paralelo, um de 9~12v já te atende.

 

Se você souber a corrente delas, da pra montar algo como:

 

Ali no caso, tire as plaquinhas solares e coloque a sua fonte...

image.png.b01b1bc429443f12e696437dcd006193.png

 

Pra saber qual resistor usar... precisa saber qual a mAh da bateria e também qual fonte você vai usar =]

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1166771784-bateria-li-ion-18650-74v-2600mah-sanyo-com-fio-_JM

 

Pretendo usar esta bateria. 

 

Eu vou usar em paralelo, escrevi errado 😬

 

Tendo os valores, Como descubro que resistor usar ?  Estava pensando em usas conectores jst de 2 pinos para plugar as baterias no sistema e depois na fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2600mAh carregar a 10% +- então:

260mA para a bateria...

Se usar uma fonte de 9v:

U = R . I
9 = R . 0.26
R ~= 34 omhs

Você deve conseguir encontrar resistor de 33 omhs se não, coloque um 47 omhs

P = U . I
P = 9 . 0.26
P = 2.34w

Use um resistor de 5w por 33omhs ou 47omhs.


Se você for usar um de 12v:

12 = R . 0.26
R = 46omhs

Use o de 47 omhs por 5w

P = 12 * .26
P = 3.12w


Eu particularmente, recomendo usar uma fonte de 9v com pelo menos 500mA

 

Sobre a ligação, fica +- assim:

 

image.png.ab827ac8d732bddf367c1735061fbdc8.png

 

Quando o conector estiver ligado, a fonte estiver ligada, o circuito vai puxar da fonte enquanto carrega a bateria.

Se for fazer dessa forma ai, recomendo uma 9v com 2A.

 

1x Resistor de 47 omhs por 5w

2x diodos 1n4007

1x Fonte de 9v

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Carlos Zanon disse:

2600mAh carregar a 10% +- então:

260mA para a bateria...

Se usar uma fonte de 9v:

U = R . I
9 = R . 0.26
R ~= 34 omhs

Você deve conseguir encontrar resistor de 33 omhs se não, coloque um 47 omhs

P = U . I
P = 9 . 0.26
P = 2.34w

Use um resistor de 5w por 33omhs ou 47omhs.


Se você for usar um de 12v:

12 = R . 0.26
R = 46omhs

Use o de 47 omhs por 5w

P = 12 * .26
P = 3.12w


Eu particularmente, recomendo usar uma fonte de 9v com pelo menos 500mA

 

Sobre a ligação, fica +- assim:

 

image.png.ab827ac8d732bddf367c1735061fbdc8.png

 

Quando o conector estiver ligado, a fonte estiver ligada, o circuito vai puxar da fonte enquanto carrega a bateria.

Se for fazer dessa forma ai, recomendo uma 9v com 2A.

 

1x Resistor de 47 omhs por 5w

2x diodos 1n4007

1x Fonte de 9v

 

 

Pretendo carregar a bateria desconectada do sistema, por isso o conector jst. Estou olhando o diodo, mas como ele vai conectar a fonte ? Ligação direta ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, xYhago disse:

como ele vai conectar a fonte ? Ligação direta ?

 

Ai vai da criatividade... Você pode usar um conector naquelas plaquinhas perfuradas pra fazer isso... monta nela com um jack p4 por exemplo.

 

Algo como isso aqui:

 

image.png.bbde61e15ca17c0a8fd7678467eb050a.png

 

Você pode colocar numa daquelas plaquinhas perfuradas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

 

Ai vai da criatividade... Você pode usar um conector naquelas plaquinhas perfuradas pra fazer isso... monta nela com um jack p4 por exemplo.

 

Algo como isso aqui:

 

image.png.bbde61e15ca17c0a8fd7678467eb050a.png

 

Você pode colocar numa daquelas plaquinhas perfuradas...

Show. Nisso ai me viro. Agora para fechar. 

 

Posso carregar as baterias conectadas em paralelo ou recomenda carregar elas separadas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Zanon comprei os itens, mas fiquei pensando em um modo de saber quando a bateria está carregada. Bate o receio de ficar muito tempo e acontecer algo pior. Esse esquema que você passou previne algo ? Vi que alguns usam um próprio step down para regular a carga quando a bateria está chegando a 100% . Isso funciona ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xYhago Previne não... Acho que algo como um comparador janela deve resolver... mas olhando o google algo como:

 

image.png.d4095b7a2f91f18eefac1fd93cb40a15.png

 

Mas deixe eu perguntar... essas baterias tem 7.4v carregadas? Eu acredito que sejam 2 de 3.7v em serie, dando 7.4v e quando carregadas atingem 8.2v

 

No lugar do zener de 6.2v por 0.5w você pode colocar um 1n4738a (8.2v 1w).

Quando bate os 8.2v, o transistor conduz cortando a carga da bateria.

 

Referência:

http://blog.novaeletronica.com.br/carregador-de-pilhas-com-protecao/

 

Não manjo muito desses circuitos de proteção na bateria... Os mais manjadores aqui do fórum vão poder ajudar melhor.

 

@Renato.88 @Isadora Ferraz @aphawk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

@xYhago Previne não... Acho que algo como um comparador janela deve resolver... mas olhando o google algo como:

 

image.png.d4095b7a2f91f18eefac1fd93cb40a15.png

 

Mas deixe eu perguntar... essas baterias tem 7.4v carregadas? Eu acredito que sejam 2 de 3.7v em serie, dando 7.4v e quando carregadas atingem 8.2v

 

No lugar do zener de 6.2v por 0.5w você pode colocar um 1n4738a (8.2v 1w).

Quando bate os 8.2v, o transistor conduz cortando a carga da bateria.

 

Referência:

http://blog.novaeletronica.com.br/carregador-de-pilhas-com-protecao/

 

Não manjo muito desses circuitos de proteção na bateria... Os mais manjadores aqui do fórum vão poder ajudar melhor.

 

@Renato.88 @Isadora Ferraz @aphawk

Cheguei a ver um vídeo que o cara usa só um step down. Ele fiz que a bateria ao chegar na tensão da saida. O step down vai enviar um corrente bem pequena, assim não gera sobrecarga

 

Outra que vi foi usar leds como aviso. Faz uma soma de led que dê a tensão da bateria, quando eles estiverem acesos, é porque carregou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu não costumo visitar tópico marcado como [resolvido] principalmente quando a melhor resposta não foi a minha! 😒

 

Sem muita frescura, eu (eu) minimalisticamente carrego bateria de 3,7V com váaaaarios leds em paralelo removendo 1,3V e direto num carregador 5V.

37 minutos atrás, xYhago disse:

quando eles estiverem

...apagados...

37 minutos atrás, xYhago disse:

, é porque carregou.

 

Mas o certo mesmo é você usar um carregador de bateria ni mh de verdade. Alguns são tão frescos que monitoram até a temperatura da bateria pra lhe dar a corrente certa. P.ex. dentro da bat de note tem um complexíssimo circuito deste.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Eu não costumo visitar tópico marcado como [resolvido] principalmente quando a melhor resposta não foi a minha! 😒

 

Sem muita frescura, eu (eu) minimalisticamente carrego bateria de 3,7V com váaaaarios leds em paralelo removendo 1,3V e direto num carregador 5V.

...apagados...

 

Mas o certo mesmo é você usar um carregador de bateria ni mh de verdade. Alguns são tão frescos que monitoram até a temperatura da bateria pra lhe dar a corrente certa. P.ex. dentro da bat de note tem um complexíssimo circuito deste.

Obrigado Isadora, vou dar uma olhada nesses carregadores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...